Um balanço da Netflix em 2011

Tradicionalmente, no começo de cada ano fazemos planos para os próximos 365 dias (ou 366, como é o caso de 2012), e também avaliamos como foi o ano anterior. Que tal fazermos um rápido balanço da Netflix em nosso país em 2011?

A Netflix começou a operar no Brasil em 05/09/2011, fornecendo streaming de vídeo pela Internet com aproximadamente 700 títulos (minha contagem em 13/09), funcionando em computadores pessoais (PCs), consoles Sony PlayStation 2 (PS2) e PlayStation 3 (PS3), Nintendo Wii, WD TV Live Plus e Smart TVs da Samsung, cobrando R$ 14,99 por mês e oferecendo o primeiro mês grátis.

Enquanto isso, a empresa americana anunciou nos Estados Unidos um aumento no custo dos serviços e a separação dos serviços de streaming e aluguel de DVDs, sendo que o último passaria a ter a marca Qwikster. As reclamações por parte dos usuários foram tão fortes que a Netflix voltou atrás e desistiu do projeto Qwikster (mas não reduziu os preços). Estas medidas foram consideradas pela revista Time como o maior desastre empresarial de 2011: ao invés de continuar crescendo, a Netflix perdeu 800 mil clientes, suas ações caíram de US$ 304 em julho para US$ 66 ao fim do ano, e a empresa afirmou estar com caixa baixo e que continuaria no vermelho provavelmente durante o ano de 2012 (fonte: economia Terra).

No mês de setembro, a Netflix oferece a integração com o Facebook.

Em outubro a Netflix chegou aos aparelhos com sistema Android e Smart TVs LG.

No início de novembro, foi anunciada a "nova" seção "Só Para Crianças".

Em dezembro a Netflix passou a funcionar no Xbox 360 e nos aparelhos com iOS (iPhone, iPad e Apple TV).

O serviço de streaming começou o ano de 2012 (segundo minha contagem em 03/01) com 1.210 títulos, totalizando 16.046 vídeos (sendo 993 filmes e documentários, e 15.053 episódios de 217 programas de TV).

Infelizmente vários problemas tornaram a experiência com a Netflix algo não muito agradável: muitos vídeos ainda não possuem legendas, estão com áudio e/ou legenda fora de sincronia com a imagem do filme, não possuem áudio original, estão com o título errado (o que torna difícil ou impossível localizá-los para serem assistidos), entre outros. Apesar das inúmeras reclamações dos usuários nas redes sociais, a empresa responde a algumas delas:
Pessoal, até o final de janeiro, todo nosso conteúdo, com exceção da Aba Só Para Crianças, estará com opção de áudio original e legendas [...]
(Fonte: página da Netflix no Facebook)
No momento, encontrei 763 títulos (63.5%) com legendas, sendo 720 em português, 520 em espanhol e 3 em inglês. Considerando que muitas títulos possuem problemas de legendas, áudios e outros, no máximo metade do catálogo atenderá quem gosta de assistir vídeos com áudio original e legendas... e como a própria Netflix disse que o processo de legendagem é complexo, lento e envolve empresas terceirizadas, acho muito difícil que consigam cumprir a promessa.

E uma má notícia para quem assiste Netflix pelo PS2: o serviço não funcionará mais por esse console a partir de março deste ano, já que o número de assinantes utilizando esse recurso é muito baixo (fonte: tecnoblog).

Concluindo: 2011 foi um ano de altos e baixos para a Netflix, com erros e problemas em vários níveis, desde tomadas de decisões gerenciais ruins até falhas em aspectos técnicos, mas também com várias melhorias no serviço, principalmente a inclusão de novas plataformas. O ano de 2012 apresenta muitas oportunidades de crescimento e também desafios... como usuário do serviço, torço e espero que aprendam com os erros e melhorem cada vez mais a qualidade do mesmo.

E para você, como foi sua experiência com a Netflix em 2011? O que espera dela para 2012? Deixe seu comentário logo abaixo.

10 comentários:

  1. Eu acredito que a Netflix teve mais altos que baixos..... gosto do serviço, e tudo funciona PERFEITAMENTE. FAltam adicionar mais séries como Friends, Psych, além de filmes legendados mais atuais.

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra dizer que eles erraram muito no Brasil, o serviço acaba de ser lançado e com certeza não só supera a concorrência nacional, que estava totalmente parada, como gerou novos concorrentes, o Terra Vídeo Clube, o serviço NOW da Net, serviço de VOD da SKY e da GVT.

    Até então o Terra era uma locadora, você escolhia o título e pagava por ele, agora lançaram um serviço de assinatura, com o conteúdo limitado ao catálogo mais antigo, nos moldes do Netflix.

    A concorrente brasileira que já operava, a Netmovies, também começou a se mexer para tentar fazer frente ao "invasor" estrangeiro firmando novas parcerias de conteúdo. A verdade é que a Netmovies já existia e o serviço deles é certamente inferior ao oferecido pela Netflix. Agora que comprei uma TV LG pude testar o Netmovies e constatei que o catálogo é muito menor e muito mais fraco, além de conter títulos que não tem legenda nem dublagem.

    Outra boa consequência da chegada dos americanos foi o movimento das operadoras de TV, que não só aceleraram seus projetos de vídeo em alta definição com preços mais decentes, como iniciaram serviços de Vídeo On Demand para evitar que o movimento de "cortar o cabo", comum nos EUA, se repetisse por aqui. O serviço NOW, da NET é muito legal, funciona muito bem e não usa a franquia de Internet do cliente. Ainda que o conteúdo seja limitado, é uma boa opção extra. SKY e GVT não posso testar, então não posso dar opinião.

    Acredito que a maior parte da rejeição ao Netflix está na falta de uma boa comunicação com o público, que insiste em comparar o serviço com coisas como a iTunes, Terra Video Store e Saraiva Digital. Eles precisam tornar mais claro para os brasileiros que Netflix é um catálogo livre por um preço fixo e baixo, os outros serviços são complementares, oferecem lançamentos mas cobram por unidade com preços que variam bastante de uma operadora pra outra.

    Ainda quero ver uma ampliação maior do catálogo da Netflix, tem muito conteúdo clássico que não está disponível por aqui e nem deve ser tão difícil negociar já que não estão no mercado. Para uma produtora que tem um filme que nem é distribuído em vídeo ter uma porta para exibir seu catálogo e ganhar algum dinheiro deveria ser um privilégio.

    ResponderExcluir
  3. Bart, sem dúvida o catálogo da Netflix vai continuar crescendo, mas a proposta deles é trazer muitos vídeos a um preço acessível, o que não seria possível se oferecessem lançamentos recentes. Muitos filmes "recentes" serão acrescentados ao catálogo, mas daqui a alguns anos...

    ResponderExcluir
  4. Fernando, em primeiro lugar, obrigado pelo ótimo comentário! :) Ele é um bom resumo do impacto da Netflix no nascente mercado de VoD no Brasil.

    Concordo com quase tudo que escreveu, mas acho que a Netflix pecou muito no controle de qualidade do conteúdo. Fica a impressão de ser inexistente, o que afeta a imagem da empresa e do serviço negativamente.

    Talvez eu veja isto de forma mais exacerbada por acompanhar quase diariamente os constantes problemas e as eventuais correções (que muitas vezes apresentam novos problemas)... e na minha análise não comparo a qualidade da Netflix com a qualidade de outros serviços de VoD no Brasil, mas com a qualidade que eu espero encontrar em um vídeo alugado em DVD ou BD, incluindo vídeo e aúdio de alta qualidade, e opções de idiomas para áudio e legendas.

    Embora esses problemas (e outros) estejam sendo resolvidos (lentamente), percebo que já causaram algum estrago na reputação da empresa, pois vi pessoas dizendo ter abandonado o serviço por esses motivos...

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu curti a netflix e vou abandonar o NET a cabo por causa dela, o acervo já é legal e tem muita coisa ali que quero rever. Excelente blog, espero que continue assim.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Paulo!

    Eu mesmo já havia cancelado minha TV a cabo há anos... mas tenho que admitir que sou um caso muito fora da curva. :)

    ResponderExcluir
  7. Gosto do serviço da Netflix, mas se continuar sem os lançamentos vai ser difícil permanecer como cliente.... Infelizmente!

    ResponderExcluir
  8. Wanderley, a Netflix não oferece filmes muito recentes, e isto provavelmente não vai mudar, pois não faz parte da proposta dela...

    ResponderExcluir
  9. Tenho de dizer que assinei o NetFlix na primeira semana que o serviço estava disponivel e tenho sido muito feliz com o oferecido. Assim como o Ricardo disse, sou um caso fora da curva pois ja tinha cancelado a TV a cabo e restringia meu acesso aos filmes à aquilo que eu baixava da internet (HTPC dedicado). No geral, gostaria apenas de ter uma opção de dar um feedback à empresa - diretamente pela interface - dos filmes cuja legenda está muito ruim (como Road to Glory) ou mesmo dos casos de animes e séries que não tem o audio original, o que faz com que eu não os assista denovo(como Grey's Anatomy ou Death Note).

    De qq modo, estou satisfeito e te parabenizo, Ricardo, pelo excelente blog e serviço que vc presta à toda a comunidade de usuários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Artur!

      Você pode informar problemas com um filme pela própria interface da Netflix (para PCs), em: Sua conta e ajuda -> Relatar problema, ou pela tela de Histórico. A opção "Relatar um problema" também aparece na página de um vídeo após tê-lo assistido (embora, para mim, às vezes demore um pouco para aparecer). Infelizmente não é possível descrever o problema com suas próprias palavras, e as "opções de problemas" são apenas 7. Como as suas não se encaixam ali, a única opção que resta é deixar a reclamação na página da Netflix no Facebook (ou entrar em contato com o suporte por telefone).

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.