Netflix volta a ter lucro no 2º trimestre


Em carta aos acionistas, a empresa revela sua saúde financeira, tanto no mercado americano quanto internacional, assim como seus planos para o futuro próximo.

O lucro total foi de US$ 6 milhões, uma melhora considerável em comparação ao prejuízo de US$ 5 milhões do trimestre anterior, mas ainda muito abaixo do lucro de US$ 68 milhões no mesmo período em 2011.

Enquanto nos EUA o streaming forneceu lucro de US$ 83 milhões, no mercado internacional houve um prejuízo de US$ 89 milhões. O serviço de DVDs continua em queda, mas ainda assim gerou lucro de US$ 134 milhões.

Os usuários (pagantes) de streaming continuam aumentando em todos os mercados, sendo 22.69 milhões nos EUA e 3.02 milhões internacionais (mais de 1 milhão na América Latina). Com o sucesso no Reino Unido e Irlanda, onde contam com 1 milhão de usuários, a empresa prevê sua entrada em "outro atraente mercado europeu" no último trimestre do ano.


Para o futuro, a Netflix pretende aumentar as formas de pagamento no México e no Brasil. Segundo o suporte da Netflix, só não liberaram ainda por aqui o pagamento via boleto bancário por estarem tentando evitar a taxa do mesmo, e assim manter o valor da assinatura em R$ 14,90.

A expectativa para o próximo trimestre é alcançar a marca de 4 milhões de usuários internacionais, apesar das Olimpíadas atrapalharem um pouco sua expansão. Enquanto a previsão é de obterem lucro no período, os custos da expansão para o novo mercado europeu deverá consolidar prejuízos no último trimestre.

Continua a produção de conteúdo próprio. As filmagens de “House of Cards” começaram em abril, os roteiros de “Arrested Development” e “Orange Is the New Black” estão sendo escritos, e as filmagens de “Hemlock Grove” acabaram de começar. A primeira temporada de “House of Cards” estréia no início de 2013, e a de “Arrested Development” ocorrerá em seguida. A segunda temporada de “Lillyhammer” deve também sair em 2013, e a equipe de conteúdo original continua trabalhando para trazer mais títulos.

Por fim, a seção "só para crianças" chegará ao Xbox e iPad em breve. Outras informações podem ser obtidas pelo link abaixo.

Fonte: carta aos acionistas da Netflix (em inglês).

23 comentários:

  1. Bom saber que o serviço esta melhorando! O grande problema no Brasil é que as pessoas não estão acostumadas a comprar coisas nas internet com cartão de crédito (eu por exemplo quase tive que fazer uma apresentação de power point para mostrar aos meus pais que o serviço é seguro :P) e se adicionarem o boleto como forma de pagamento acredito que o número de usuários pagante vai triplicar! lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que eu poderia ter usado essa estratégia da apresentação algumas vezes... :D

      O boleto tem seus problemas, também (custos adicionais, menor praticidade, pode ser extraviado, recebido após vencimento, ...), e embora eu tenha certeza de que muitos usuários usariam essa forma de pagamento, duvido um pouco que venha a ser a forma mais usada por aqui.

      Excluir
    2. Na verdade é sim. Contas de água, luz, telefone fixo e celulares que todo mundo recebe em casa todo mês são nada mais que boletos também.
      A diferença é que muitas destas contas as pessoas costumam botar no débito automático de sua conta bancária.

      Excluir
    3. Inclusive a fatura do cartão de crédito nada mais é que um boleto também.

      Excluir
    4. Não entendi o que quis dizer com "é sim"...

      Se eu pudesse pagar todas as minhas contas (como água, luz e telefone) no cartão de crédito (e sem ter que pagar nada a mais por isso), eu o faria! :) Eu pago a fatura do cartão de crédito via boleto, mas é um só pagamento para diversas compras e serviços (incluindo aquelas que possuem débito recorrente, como a Netflix).

      Excluir
    5. O "É sim" é sobre o boleto ser a forma mais usada de pagamento aqui no Brasil apesar de dar esta impressão de que não é.
      E o cartão de crédito é uma maravilha até o dia que você se ferra no limite dele.. razão pela qual estou sem o netflix agora.

      Excluir
    6. Ah, sim... pelo visto não fui claro, quis dizer que duvido um pouco que o boleto venha a ser a forma de pagamento mais usada na Netflix do Brasil...

      Excluir
  2. Querem facilitar ainda mais o pagamento internacional? No Brasil eu consigo pagar com cartão nacional! (coisa que nem mesmo na PSN, serviço vinculado ao aparelho que uso para assistir ao Netflix, eu consigo fazer) e o valor é super atraente.
    Para um serviço que acabou de chegar no país esta excelente.
    Melhor que isso só dando de graça! hahah

    ResponderExcluir
  3. Taxa de boleto?
    É uma sacanagem porque quando se faz uma compra em uma loja virtual pagando via boleto o próprio sistema gera o boleto com o código de barra de forma que o cliente imprime a folha e paga no banco ou nem isso.. pega só o código e paga no bankline.
    Não há custo de papel e envio para o correio para o banco.
    E de fato se ficar mais caro não vai valer a pena pagar já que tem tanto gente que já reclama que não vale o dinheiro gasto por tão pouco conteúdo [atual].

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são todos os usuários que possuem impressora ou usam homebanking. Além disso, não citaram custos de impressão e envio, mas sim a taxa que o banco cobra pela emissão do boleto. Afinal, o banco fornece os serviços de recebimento e cobrança dos boletos e, obviamente, cobra por isso.

      Excluir
    2. Mas seguindo esta lógica os cartões de créditos também cobram suas taxas. E posso garantir que não é pouco.

      Excluir
    3. Se a taxa administrativa do cartão for de 3%, cada pagamento de mensalidade deve custar à Netflix R$ 0,45 - valor muito mais baixo do que as taxas de cobrança de boleto, até onde eu saiba.

      Excluir
  4. Eu acho que esse serviço no Brasil não vai dar certo, não pela forma de pagamento mas pelo conteúdo. No começo eu fiquei empolgado com o serviço e com tantos videos para criança deixei passar o tempo de avaliação e já fui cobrado pelo mês de utilização. Mas no segundo mês com certeza vou cancelar, eu perco muito tempo procurando um filme descente pra assistir, quando acho nem sempre é dublado. Em séries o pessoal morre de pedir a dublagem e ninguém nem da bola. Criminal Minds é um exemplo, tem a primeira temporada dublada e o restante legendado, sem dizer que em algumas legendas as palavras finais saem cortadas mas ainda tem alguns bobocas que gostam e dizem que "ainda da pra entender".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, concordo que o serviço ainda possui muitas falhas que são, no mínimo, irritantes! Porém, também devo admitir que não é fácil ou simples fazer e verificar legendas e dublagens de mais de 22 mil episódios de séries de TV e quase 1.500 filmes. Eu acompanho o serviço desde o início e posso lhe garantir que já melhorou muito. Embora ainda esteja longe de ser ideal, acredito que se continuarem com as melhorias o serviço será sucesso garantido.

      Excluir
  5. Eu vejo o serviço prestado pela Netflix com otimismo.
    Sou assinante desde o primeiro dia do serviço no Brasil e não me arrependo por nenhum mês pago. O catálogo está melhorando cada vez mais e estou tendo oportunidade de assistir muita coisa que não assisti antes por priorizar estudo.
    Sempre olho o blog para saber das novidades, aliás, parabéns pelo blog... Não sei como você faz para conseguir essas informações mas elas são muito úteis.

    Pode ser sorte, mas faz meses que não pego um único filme ou seriado do meu interesse que só esteja dublado. Adoraria que também houvesse legendas em inglês.
    Quanto a forma de pagamento, pode ser algo a se repensar, ou já estão pensando... Sei lá... Eu que trabalho com projetos entendo que muita coisa não pode ser mudada da noite do dia. Mas a ideia tem que ser essa: Foco no cliente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, xará! Obrigado pelos comentários!

      Também gostaria que disponibilizassem legendas no mesmo idioma do áudio original (como inglês ou japonês), mas no caso específico do inglês, é possível acessar o catálogo americano através de um serviço VPN.

      E, pelo que li, faz meses que estudam formas alternativas de pagamento...

      Excluir
    2. Da para acessar o catalogo americano mesmo com uma assinatura feita aqui no Brasil?

      Excluir
    3. Eu já percebi bastante coisa com legenda em inglês, recentemente.

      Excluir
    4. Sim. Aliás, se você viajar para qualquer país onde há Netflix, você poderá acessar (apenas) o catálogo de filmes daquele país onde estiver, não importando em qual país você tenha feito sua assinatura. Basicamente serviços de VPN, entre outras coisas, podem fazer com que seu computador pareça estar em outro país. Assim, se a Netflix achar que seu aparelho está nos EUA, você terá acesso ao catálogo de lá.

      Excluir
    5. É eu consegui acessar ontem... bem legal!

      Excluir
  6. O motivo do boleto ser a melhor forma de pagamento não é a praticidade, é simplesmente pelo fato do internet banking do Brasil ser um dos menos confiáveis do mundo. MUITA gente evita usar cartão online por esse motivo e por isso eu acredito que, se eles liberarem pagamento por boleto, mesmo que seja alguns reais mais caro, o número de assinantes vai triplicar.

    ResponderExcluir
  7. Eu tambem concordo com o anonimo aí, infelizmente nao depende de uma votaçao :) ..

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.