700 vídeos a expirar: grande êxodo, ou só um susto? (1 atualização)

Quem acompanha o blog sabe que frequentemente publico artigos sobre a Netflix com temas recorrentes (como atualizações do catálogo de vídeos, futuros lançamentos e títulos a expirar), e deve ter levado um susto no início do mês com a notícia de que mais de 700 filmes e programas poderiam sair de cartaz da Netflix de uma só vez.

É importante entender que a Netflix não é "dona" dos vídeos que exibe (exceto daqueles que ela mesma produz, como Lilyhammer), e que, para disponibilizar qualquer título, ela precisa fazer um contrato com o estúdio ou detentor dos direitos de exibição do mesmo, em cada região e/ou país em que atua.

Um título pode sair do catálogo temporariamente (para sofrer correções de áudio e legendas, por exemplo) ou definitivamente, o que pode acontecer quando acaba o período da licença de exibição. Portanto, é fácil entender que a expiração de muitos títulos no mês em que a empresa celebrará um ano em território brasileiro não é por acaso, já que a maioria dos títulos de lançamento do serviço devia ter licença de um ano.

Muitas vezes a Netflix renova uma licença para que o título continue disponível a seus assinantes, mas normalmente ela não avisa a data da expiração (exceto na página de reprodução do vídeo, em "disponibilidade", quando faltam 7 dias ou menos para sua saída), nem avisa se pretende renovar a licença. Assim, os assinantes só teriam alguma confirmação uma semana antes desse possível "grande êxodo".

Porém, a conta Netflix_BR pronunciou-se hoje no Twitter sobre o assunto:

Netflix BR Atende: muitos serão renovados, dia 01/09 Netflix faz um ano de Brasil! \o/

Parabéns ao Leandro e à "Netflix BR Atende", pois eu havia tentado obter qualquer informação sobre o assunto por outros canais com a Netflix e não tive retorno algum... :)  [atualização: essa conta não é oficial da empresa!]

Infelizmente a resposta não é muito tranquilizadora, pois não informa números e muito menos títulos específicos, apenas confirma que alguns títulos ficarão indisponíveis e que alguns serão renovados.

Sendo assim, se estiver interessado no assunto, sugiro que acompanhe o blog (e em especial os artigos específicos sobre títulos a expirar) para ficar sabendo das últimas notícias.

E você, chegou a começar uma "maratona" para conseguir assistir o que gostaria que está na possível "lista de corte"? Conseguiu alguma nova informação com a Netflix? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.



Atualização: perguntei à conta oficial "Netflixhelps" se as datas de expiração obtidas via API eram confiáveis, e recebi a resposta abaixo:

The most accurate info is displayed on the website. If we have an expiration date, it will be posted on the details page.
"A informação mais precisa é mostrada no website. Se tivermos uma data de expiração, ela será exibida na página de detalhes."
Ou seja, nenhuma novidade até agora - o suspense continua...

20 comentários:

  1. E aí chara. Já acompanho seu Blog desde o início, assim como acompanho muitas outras coisas relacionadas ao Netflix. Infelizmente tenho que lhe informar que este @Netflix_BR é apenas uma pessoa, assim como eu ou você, que tem bastante interesse no serviço da netflix e está disposto a ajudar outras pessoas e promover o Netflix no Brasil. Desta forma, como ele mesmo informa, não é um funcionário da Netflix e portanto não é conteúdo oficial. A partir disso é possível entender que ele apenas tirou uma conclusão do conhecimento da empresa, assim como nós tiramos. Infelizmente isso não significa que grande parte do conteúdo vai ser renovado, é o que esperamos, mas isso não é informação oficial e não pode se veiculada como.

    Eu, particularmente, acredito que pouco conteúdo seja renovado. Obviamente sei, assim como vocês, que os mais famosos voltarão ao ar (ou nem sairão). Eu acredito nisso pois o preço para renovar TODO ou grande parte deste conteúdo vai ser bastante elevado e todo esse conteúdo (do início do serviço no Brasil) foi apenas o que eles estimavam que o brasileiro fosse gostar. Entretanto, como informado oficialmente pelo Netflix, eles quebraram a cara com muita coisa, desde o conteúdo de estreia quanto com a falta de legendas.

    Desta forma, muito provavelmente ao meu ver, o conteúdo renovado será apenas os mais vistos e mais famosos e o restante do dinheiro que gastariam com a renovação dos títulos menos vistos será aplicado em títulos inéditos no Netflix Brasil, já que agora eles devem conhecer melhor o que a clientela deles quer ver.

    Prevejo poucos títulos renovados e nos meses seguintes bastante novidade, principalmente em séries da TV americana, filmes mais atuais e MUITO conteúdo infantil (deve ser o conteúdo mais visto no território brasileiro, tanto por crianças quanto por adultos). Também acredito que o dinheiro será investido em títulos obrigatoriamente com LEGENDA e DUBLAGEM, já que eles viram que o país é totalmente dividido nesta questão.

    Bom, essa é minha opinião, gostaria muito que o netflix tivesse um canal para contato que respondesse os clientes (tanto pelo twitter quanto pelo facebook) ou ao menos que respondessem à blogs e websites especializados.

    Enquanto isso vamos esperando para ver o que acontece.

    E muito obrigado pelo serviço que você presta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaí, chará! Obrigado pelos comentários!

      Eu havia visto a descrição da conta ("Perfil voluntário sobre a Netflix") mas inferi pelas mensagens dela (talvez erroneamente) que, mesmo não sendo "oficial", a pessoa tivesse algum tipo de ligação mais direta com a empresa.

      Concordo com sua opinião: a Netflix deve renovar apenas os títulos mais assistidos (não faz sentido investir parcos recursos no que comprovadamente não fez sucesso), e a maioria das suas previsões (senão todas elas) provavelmente se realizarão.

      As próximas semanas serão interessantes, tentarei trazer aqui o que for descobrindo.

      []s!

      Excluir
  2. Cara, este perfil do twitter não é o oficial. Sou o gestor da conta oficial @netflixbrasil Esta informação está correta. Se precisar de mais informações, entre em contato conosco pelo perfil oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo retorno, Sulfuroso! Entrarei em contato em breve.

      Excluir
  3. Porra, ia começar a ver Battlestar Galactica; quando vi lá na lista que ele vai sair no dia 1/9, desisti. Tomara que volte, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da serie (ja' vi inteira), mas gostei particularmente dos dois primeiros episodios (que eram na verdade de uma minisserie, a informacao aparece no titulo dos episodios na Netflix). Acho que vale a pena ao menos ver esses dois...

      Excluir
  4. A quantidade de filmes já é pouca se comparada com a netflix dos EUA. Mesmo saindo um só título já deixa o serviço bem mais pobre; imagine saindo 700. Mesmo que boa parte dos títulos famosos volte ainda assim deve ser pouca coisa. E mesmo que eles invistam no "gosto" do brasileiro até repor estes 700 títulos (seguindo a hipótese de se todos saírem) vai demorar no mínimo mais um ano.

    ResponderExcluir
  5. Com tédio talks ninguém precisa se preocupar,esse não vai sair do netflix Br nunca hehehe...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ricardo... parabéns pelo blog e pelo excelente trabalho que têm prestado a todos os assinantes da Netflix!
    - Já comecei a minha pequena maratona tentando assistir ao máximo de títulos que logo expirarão, principalmente os clássicos dos quais mais sentirei falta. De ontem pra cá, consegui ver seis filmes, e tem muito mais na minha lista.
    - É uma pena que séries de longa duração, como Battlestar Galactica não estejam sendo renovadas... comecei a acompanhá-la a pouco tempo e já tenho que me despedir dela...
    - Outra coisa muito chata começou a acontecer: removeram a opção de tirar a legenda da tela, quando se escolhe assistir com áudio em português, em vários títulos, e isso realmente é incômodo. Geralmente escolho o áudio original com legendas, mas a outra opção é melhor pra ver com as crianças, portanto espero que isso logo seja remediado.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola', Claudio! Boa sorte com sua maratona! :)

      Tambem vi muitas reclamacoes de usuarios sobre esse problema com as legendas, mas eu mesmo nao tive tempo de acessar a Netflix nos ultimos dias para tentar ver isso. Poderia dizer em quais titulos ocorre o problema?

      Abracos!

      Excluir
    2. Verifiquei isso com a série The Office e os filmes O Planeta dos Macacos, Ladrão de Casaca e Os Incríveis.

      Excluir
    3. Claudio, reproduzi O Planeta dos Macacos em um celular Android e no PC, e deixando o áudio em português foi possível desligar a legenda nos dois aparelhos. O que você usa para ver a Netflix?

      Excluir
    4. Eu uso o PS3 e um notebook. Testei o Planeta dos Macacos no note e realmente funcionou.
      No entanto, a série The Office e Ladrão de Casaca continuam com o mesmo problema também no notebook. Deve acontecer com outros filmes também.
      Valeu pela atenção!

      Excluir
    5. eu ja percebi esse problema...assisto na app via smart tv lg lw5700...

      Excluir
    6. Também vi o problema em Ladrão de Casaca no PC e no Android. É um erro de configuração dos metadados do vídeo, algo que a Netflix poderia resolver de modo fácil e rápido.

      Infelizmente não adianta identificar um erro (nem mesmo saber como resolvê-lo), é preciso informá-lo à Netflix... e esse é um caso à parte. Apesar de existir um link "Relatar um problema", só é possível relatar até sete problemas pré-definidos. Resta a opção de enviar um comunicado por escrito a eles via Twitter e/ou Facebook...

      Excluir
    7. Fiz como você sugeriu... passei a mensagem via twitter e o Netflix_atende respondeu que muito usuários comentaram sobre o problema e que os técnicos já estão verificando. Agora, é só aguardar.

      Excluir
  7. Pouco me importo com os lançamentos ou com os "titulos específicos" para promoção do serviço no país; eu quero mesmo é mais clássicos.
    Quero os filmes de Akira Kurosawa e Stanley Kubrick!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem, Paulo... aliás, há muitos clássicos com data marcada para sair logo, já conferiu a lista?

      Infelizmente a Netflix precisa aumentar consideravelmente sua base de clientes para alcançar um equilíbrio e, em seguida, começar a ter lucro... portanto, ela precisa investir mais em títulos "populares" (que também devem ter um custo maior de aquisição) para atrair mais público. Certamente continuarão trazendo alguns clássicos, mas acredito que não seja a prioridade deles...

      Excluir
    2. ja experimentou a netmovies? tem bastante coisa antiga, pra ver filme dos anos 80 pra tras eu prefiro ela, tava testando o app pra ipad e eh muito rapido, soh mover o mouse pra onde quer o filme e ele jah comeca exibir, o app do netflix demora uns 5 segundos rs, mas a imagem do netflix eh melhor

      a net liberou esse fim de semana o netmix, eh um servico ondemand dentro do now, por 14,90, parecido com o netflix, no primeiro dia que apareceu o preco tava errado e mostrava por 5,90, bobeei kkkk devia ter assinado

      Excluir
  8. Battlestar Galactica vai sair.. snif...snif... eu já vi ^^ só q ia ver denovo,qualquer coisa baixo,ou compro

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.