Netflix comemora 1 ano no Brasil

1 ano
Setembro é, historicamente, um mês muito importante para a Netflix. Para celebrar o primeiro ano do serviço no Brasil, faço uma breve retrospectiva da empresa.

Reed Hastings, diretor geral da Netflix
Reed Hastings
A Netflix foi criada em 1997, nos EUA, por Marc Randolph e Reed Hastings, empresário e filantropo educacional que, além de diretor geral da empresa, também é membro do conselho de administração da Microsoft, Facebook e organizações sem fins lucrativos.

Inicialmente, a Netflix oferecia apenas aluguel de DVDs por correio, cobrando US$ 4 de aluguel e US$ 2 de envio, mas em setembro de 1999 passou a oferecer um plano de assinatura mensal com preço fixo, locações ilimitadas, sem custos adicionais de envio ou multas por entrega em atraso. Este diferencial foi certamente um dos grandes motivos do sucesso da empresa, que alcançou a marca de 1 milhão de assinantes em 2002.

balõesO serviço de streaming ("transmissão instantânea") começou a ser oferecido em 2007 para os assinantes, sem custos adicionais, permitindo assistir vídeos de alta qualidade pela Internet.

Sua expansão internacional de serviços de streaming começou em setembro de 2010, no Canadá.

Em sua terra natal, em julho de 2011, a Netflix teve uma grande reação negativa de seus clientes ao anunciar que separaria os serviços de streaming e DVDs em assinaturas diferentes, o que geraria uma mensalidade mais alta para quem mantivesse os dois serviços. Quatro meses depois, ela havia perdido 800 mil assinantes.

Finalmente, em 5 de setembro de 2011, a Netflix começou seu serviço de streaming no Brasil, e poucos dias depois, na Argentina, Chile, Colômbia e México. Em 14 de setembro, com o intuito de trazer informações sobre a Netflix no Brasil, criei o blog http://filmes-netflix.blogspot.com.br, divulgando o número de títulos no catálogo assim como os lançamentos desde o seu lançamento em nosso país.

Outra decisão controversa, anunciada em 18 de setembro do mesmo ano, foi a tentativa de transferir o serviço de DVDs para outra marca, chamada Qwikster. O mural da Netflix no Facebook, assim como o Twitter, foram inundados com reclamações dos usuários, e pouco tempo depois os planos para o Qwikster foram cancelados.

No Brasil, o caminho da Netflix também teve (e ainda tem) suas pedras, entre as quais cito algumas: muitos dos problemas técnicos surgiram no início (como problemas de áudio e legendas em vários títulos), e que foram sendo corrigidos ao longo do ano; a empresa ainda não conhecia os gostos dos brasileiros; eram poucos (e caros) os aparelhos compatíveis; a pirataria era (e ainda é) uma grande concorrente; o uso de cartão de crédito em comércio online no Brasil é relativamente baixo.

Com o tempo, várias melhorias foram sendo trazidas, como a integração com o Facebook e a disponibilidade em smart TVs, aparelhos Android, Xbox 360 e aparelhos com iOS (iPhone, iPad e Apple TV). Também foram adicionadas mais legendas e dublagens aos títulos já disponíveis, assim como nos lançamentos.

A Netflix chegou em janeiro de 2012 ao Reino Unido e à Irlanda, onde alcançou 1 milhão de usuários em apenas 8 meses.

Fevereiro foi a estréia de Lilihammer, primeira série original e exclusiva da Netflix.

anúncio do acordo com a Fox em maio prometeu trazer muitas novas séries e filmes para a Netflix, com algumas estreias programadas para 2013.

O acordo com a Telefilms, anunciado em junho, trouxe à Netflix títulos como O Artista, Jogos Vorazes e outros, ainda a estrear.

Em 15 de agosto de 2012, a Netflix anunciou que chegará à Escandinávia até o final do ano.

No mesmo mês, a Netflix fechou parceria com Band e TV Cultura, pretendendo trazer vários programas desses canais para seu catálogo.

E uma má notícia em agosto foi a cobrança de imposto sobre os vídeos exibidos pela Netflix, o que causará um grande impacto no faturamento da empresa, se a cobrança realmente ocorrer.

Outra má notícia em setembro é a possível expiração da licença de muitos títulos (mais de 750), que podem sair do catálogo. Segundo nota da Netflix, a maioria deles terá a licença renovada e continuará disponível. Por outro lado, deve chegar mais uma temporada de Breaking Bad, além de outras novidades.

E por falar no catálogo, é inevitável fazer uma comparação com o conteúdo de hoje e o da estreia da Netflix por aqui, em números. Em todas as métricas, o catálogo mais do que dobrou (dados não oficiais, levantados por mim):

TipoSetembro/2011Setembro/2012
Vídeos6.15424.677
Títulos7021.940
Filmes6091.539
Episódios de séries5.54523.138

Já existem muitas novidades e muitos desafios à vista para o próximo mês, sem contar o que ainda há de aparecer no horizonte. Deixarei os assuntos do futuro para serem tratados no futuro - afinal de contas, eu havia dito que seria breve... :-p

Desejo à Netflix muita sorte neste próximo ano, muita saúde (financeira), e muitos anos de vida!

Para a Netflix, obrigado por tudo! Ricardo.

3 comentários:

  1. lol Parabéns Netflix! Tomara que consiga superar as barreras que foram impostas e possa prosperar ainda mais!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Excelente a retrospectiva, mostra claramente o quando o serviço cresceu e aumentou sua abrangência durante este 1o. ano. O usuário só tem o que comemorar, pois apesar de algumas baixas, o serviço melhorou muito... e pelo mesmo preço! Nesse ritmo, só podemos esperar muitas novidades e bons lançamentos no futuro. Quanto mais o serviço se popularizar, quanto mais televisores/blu-rays/dvds forem vendidos com suporte ao serviço, melhor. Longa vida à Netflix!

    ResponderExcluir
  3. gosto demais da netflix. torço pelo seu progresso.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.