Netflix informa no PS3 os títulos que expiram em 1º de setembro

Battlestar Galactica - Disponível até 1 set
Coincidência ou não, ontem atualizei o aplicativo da Netflix em um PS3 (para a versão 2.09) e, ao navegar pelos títulos, vi que muitos informavam a data de disponibilidade como sendo 1º de setembro.

Notei que os títulos com essa data de expiração no PS3 estavam presentes na lista de mais de 700 vídeos a expirar, mas não fiz nenhuma contagem exaustiva para verificar o contrário (ou seja, se todos os títulos da lista apareciam no PS3 com essa expiração).

Infelizmente cada nova informação obtida confirma a saída de muitos títulos da Netflix em pouco mais de uma semana. Embora existam informações de que "a maioria" dos títulos venha a ser (ou já tenha sido) renovada (segundo uma breve nota da Netflix no Facebook), tudo nos leva a crer que só saberemos ao certo o que fica e o que sai em 1/9.

algumas vezes, devido a acordos de licenciamento, alguns títulos expiram e passam a não estar mais disponíveis na Netflix. Mas esperamos que você fique feliz em saber que a maioria desses títulos foram renovados e continuarão disponíveis para assistir online na Netflix!


Dentro de um ou dois dias trarei uma lista atualizada dos títulos a expirar, informando quais tem disponibilidade confirmada (ou não) no site, já que, segundo comentário da Netflix (via Twitter), as informações de disponibilidade de títulos no site são "precisas":

If we have an expiration date, it will be posted on the details page.

O que vocês acham? A Netflix vai realmente manter a maioria desses títulos listados? Deixem seus comentários abaixo!

27 comentários:

  1. Também não fiz uma pesquisa exaustiva, mas reparei que títulos da lista a expirar, como Battlestar Galactica ou Damages, não constam mais nas páginas dos respectivos gêneros. Se fizer uma busca por estas séries irá encontrá-las no site, mas ao clicar nas categorias como "Drama para TV", elas não aparecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esse é um problema antigo e comum na Netflix: títulos listados como pertencendo a um gênero nem sempre aparecem na lista daquele gênero... Portanto, não acredito que esse problema esteja relacionado à expiração dos títulos (embora eu possa estar enganado)...

      Excluir
  2. Acredito que sim, não sei parcela dessa maioria, mas se ela não renovar, para o cliente, isso pode gerar desconfiança e cancelamentos.

    Não que o usuário brasileiro acompanhe em peso blogs como esse que irformam o que entra e o que sai, mas em geral, investidores ficam de olho em todos esses detalhes.

    Mais empresas estão aderindo ao "on demand", Netflix não deve querer ficar de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heitor, os clientes nem precisam acompanhar o blog - vários aparelhos compatíveis com a Netflix (como consoles de videogame e TVs digitais) já informam a saída de vários títulos. Com isso, várias reclamações começaram a aparecer, basta ver os comentários aqui no blog e no próprio site da Netflix. Se/quando a data de expiração começar a aparecer no site, a reação negativa será muito maior!

      Por isso é que não entendo a postura da Netflix: por um lado, a API e a interface dos aparelhos informam a saída de vários títulos populares (como Battlestar Galactica), e por outro, a Netflix informa que "a maioria dos títulos foram renovados [sic]". Se estão falando a verdade, eles "esqueceram" de renovar as datas de expiração dos títulos, pois quando conferi hoje não achei nenhum cuja data de expiração tivesse sido alterada...

      Excluir
  3. Ricardo, acho que você está enganado sim, pelo menos neste caso específico. Acontece que algumas semanas antes de ler sobre a expiração aqui (não conhecia esse site) eu sempre via Damages e Battlestar Galactica sendo listados em várias páginas de gêneros, como por exemplo na lista de "Séries de TV". Reparei que saíram da listagem essa semana, justamente após saber da expiração. Então acredito não ser falha do sistema ou pura coincidência. Acredito que tiraram de propósito, pois devem expirar. Porém é preciso ressaltar que Damages deve ser renovada, pois recebeu novos episódios recentemente. Não faz sentido eles adicionarem novos episódios se não pretendem renovar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por outro lado, vários títulos que estão para sair (talvez a maioria) continuam aparecendo nas páginas de gêneros (como "28 Dias" e "54" em "dramas"; "3 Ninjas em apuros", "7 Segundos" e "16 Quadras" em "ação e aventura", ...)

      Eu não vi Damages tendo data de expiração definida. Onde você observou isto?

      Excluir
    2. Acho que isso depende do App que esta sendo utilizado.

      Pelo PS3, por exemplo, é normal uma série ou filme não ser listado em uma categoria, mas dias depois voltar a ser listado.

      No PS3 ele limita a lista de cada categoria a 75 títulos e tem uma certa rotatividade.

      Sobre esta questão da expiração se não renovarem ou reporem com outros vai ser um desfalque e tanto.

      Acho estranho eles não tirarem o aviso de expiração desses títulos que segundo eles já foram renovados. Para que deixar os usuários vendo esta mensagem de expiração se não vão de fato expirar.

      Ou estão aborrecendo os usuários sem necessidade, ou serão muitos poucos os renovados.

      Excluir
    3. Realmente varia com o app, Mac. Mas, como o autor da mensagem falou em "páginas de gêneros", imaginei que estivesse se referindo ao site para PC.

      Também acho muito estranho eles manterem "dois discursos" (dizendo que renovarão a maioria, enquanto informam a expiração de tantos)... mas amanhã será possível contabilizar a informação do site para ver se fizeram alguma mudança significativa.

      Excluir
  4. Só sei que estou correndo para acabar de ver a trilogia do Poderoso Chefão. No PS Vita eles tb estao marcados para 01/09.

    ResponderExcluir
  5. Eu só queria comentar que o Blog é excelente, sempre nos mantendo informado sobre o serviço do Netflix, se não fossem por vcs não teria como ter fatos que comprovem a melhora ou piora do serviço do Netflix.

    Ontem tbm atualizei o meu Ps3 e fiquei sem saber se tinha alterado alguma coisa, esse post explica, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Acabei de conferir no WIi também estão marcando a data

    ResponderExcluir
  7. O pior é o sujeito que está na metade de uma série e ela sai do catálogo da Netflix. Nunca havia assistido Hércules na íntegra e recém estava terminando a 3ª temporada de 6. Vou ter que ver as restantes "por outros meios", já que não tenho saco e nem tempo para ver 3 temporadas em uma semana. Lamentável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que eu acho que a janela de aviso da Netflix (no site) deveria ser superior a 7 dias - uma semana de aviso prévio é muito pouco! Venho publicando listas de títulos a expirar na Netflix em até 30 dias (às vezes mais) para tentar ajudar outros usuários a não passar por isso. Quem acompanha o blog fica sabendo dessas e outras dicas e notícias em primeira mão! ;)

      Excluir
  8. é realmente ontem teve uma atualização, pensei que fosse para deixar o aplicativo mais legal, mas não aconteceu nada, pelo menos ao meu ver. As datas de expiração estavam aparecendo para mim antes da atualização, também reparei que vários títulos que vc listou estão lá, claro que como vc mesmo fez, eu não conferi um por um.
    Já comentei aqui algumas vezes e nessa gostaria de agradecer por este trabalho prestado, sempre acesso aqui pra conferir as atualizações
    falou, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes as mudanças de uma atualização são muito sutis, sem efeitos perceptíveis (ou podem demorar a aparecer).

      Obrigado pelo comentário, Ricieri!

      Excluir
    2. Confirmo o que o Ricieri disse, o aviso com as datas de expiração já estavam aparecendo no PS3 antes da última atualização do Netflix para essa plataforma. Não consegui perceber o que mudou com essa atualização.

      Abraço,
      Evandro

      Excluir
    3. Ou seja... foi coincidência! :)

      É possível que o novo aplicativo tenha sido lançado apenas para se adaptar a mudanças internas da API da Netflix. Se for este o caso, o usuário não verá nenhuma melhoria ou nova funcionalidade.

      Grato, Evandro!

      Excluir
  9. Ricardo, não acredito que a divulgação da data de fim da disponibilidade na página de cada título seja a palavra final sobre a renovação ou não do título em questão.

    Eu mesmo já comentei aqui que dois títulos que estavam marcados para sair do catálogo em menos de sete dias, no final das contas foram renovados.

    Os títulos, no caso, eram "A lista" e "Cadê a minha entrega?". E o comentário foi feito nesta postagem: http://filmes-netflix.blogspot.com.br/2012/05/videos-expirar-em-30-dias.html

    O que nos resta é aguardar. Primeiramente até amanhã ou depois de amanhã. Depois, até o dia 1º/9.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, a divulgação da data de expiração realmente não é garantia de que um vídeo saia do catálogo. Eu vi alguns títulos com data de expiração que nunca saíram. Isso aconteceu algumas vezes, mas tive a impressão de serem a exceção, e não a regra.

      Por outro lado, na lista que você citou, dos 13 títulos anunciados, 7 ainda estão disponíveis, 5 não tem mais página disponível e 1 aparece como "não disponível"... o que apenas reforça a sua afirmação.

      De qualquer modo, saberemos em breve o que acontecerá com o catálogo...

      Excluir
    2. Eu fui conferir a situação desses 13 título, e TODOS ainda têm a página no Netflix.

      O curioso é que alguns só abrem se você NÃO estiver logado na sua conta.

      Por exemplo, os 5 que você citou:

      - A troca
      - Corrida mortal
      - Faça o que eu digo, não faça o que eu faço
      - Hellboy - O exército dourado
      - Rudo e Cursi

      Excluir
    3. Caio, tem razão. Porém, mesmo que existam as páginas quando não foi feito o login, esses títulos não estão disponíveis para reprodução.

      Excluir
  10. Ricardo, boa noite.

    Não consigo ativar as legendas no aplicativo do Netflix no meu Ps3, ativo antes de começar o filme/série mas quando começa, as legendas estão desativadas. Existe algum conserto ou será que é problema no meu app ou ps3? Um abraço e desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rov, isso nunca aconteceu comigo. Sugiro que entre em contato com o suporte da Netflix, relatando o problema e os vídeos onde isso acontece.

      Excluir
    2. Rov, isso nunca tinha acontecido comigo até eu rever as temporadas 5 e 6 de 24 Horas. No PS3 as legendas não funcionaram em uns 70% dos episódios, embora no PC as legendas dos mesmos episódios funcionassem corretamente. O mais estranho foi que alguns textos apareciam, mas somente aqueles que não eram diálogos, como nomes de lugares ou traduções de textos escritos...

      Abraço!

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.