A conta da Ancine supera a receita da Netflix

Guilherme Felitti, repórter de Época NEGÓCIOS e do blog Tecneira, entrevistou Reed Hastings em sua última visita ao Brasil.

No artigo intitulado A longa e tortuosa estrada do streaming no Brasil, alguns dos vários problemas da expansão da Netflix são listados, como o pagamento restrito ao cartão de crédito, limitações do catálogo, concorrência e dificuldades de licenciamento. E claro, a Ancine não poderia deixar de ser citada (grifo meu):
[...] se o projeto vira lei, a Netflix teria que pagar perto de R$ 22 milhões. É mais dinheiro do que a Netflix faz no Brasil hoje, confirma Hastings. É cedo, mas é algo que pode virar um problemão para todos os players – ainda que tenham uma receita maior que isto, é difícil imaginar que elas tenham um balanço gordo suficiente para pagar os milhões sem colocar em risco suas operações.

26 comentários:

  1. Legal que seu blog foi citado pela Época.

    ResponderExcluir
  2. O que pode acontecer é a netflix acabar se retirando do Brasil, graças a esse governo que logo vai começar a cobrar imposto até pelo ar que respiramos!
    "E viva o Brasil"

    ResponderExcluir
  3. simples, fecha o netflix brasil, não dá um centavo ao governo e viva aos torrents novamente.

    ResponderExcluir
  4. Eh nessas horas que eu penso: se eh pra colocar tanta barreira, deixa os nacionais de fora ! Perde a Ancine, perde o cliente e perde a Netflix.
    Cabo de guerra inutil !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, segundo essa lei inútil as operadoras são obrigadas a fornecer conteúdo dublado e conteúdo nacional!
      Ou seja é um beco sem saída.

      Excluir
  5. Fim dos tempos... só tende a piorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo da ancine é eliminar vod no Brasil,estão agindo a mando das empresas de tv a cabo e da globosat!

      Excluir
    2. mal sabem eles que é possível assinar através de proxy ou outro meio, que nem ilegal é. espero que continue não sendo.

      Excluir
  6. É de se questionar se esse imposto é constitucional, pois parece mais parece confisco.

    ResponderExcluir
  7. O mais fácil seria prover de fora, como muitos serviços fazem. Não sei se complicaria o streaming, entendo zero disso.

    Assinei GVT essa semana e vi que eles têm o serviço pago e o gratuito, com programas não inéditos de vários canais, incluindo um do Telecine para assinantes, com mais de X mil títulos (segundo a propaganda). Sei que a NET tem também o streaming e imagino que a Sky tenha ou vá ter, o que me leva à conclusão que é muito dinheiro para muito player grande no mercado perder em imposto.

    Acho muito provável que esse valor caia muito! Mas lembrando, a licença para o streaming não é mensal, ela vale por 5 anos.

    ResponderExcluir
  8. O governo está tendo uma ejaculação precoce.

    ResponderExcluir
  9. Lamentável... o olho gordo de uma instituição falida que não tem a menor noção de negócio... essa Ancine é um fiasco... por isso o cinema Brasileiro ainda tenta deixar de engatinhar....
    Netflix é uma porta escancarada para o cinema nacional poder ter mais exposição e no entanto temmos que lidar com essa babaquice...

    Tem mais filmes brasileiros nos netflixes estrangeiros que no brasileiro, provavelmente eles adquiriram os direitos de terceiros pra transmitir no exterior...

    fiasco ancine... fiasco...

    ResponderExcluir
  10. A ganância é tanta que esquecem de pensar se a taxa cobrada é viável. Mesmo na natureza, matar o hospedeiro nunca é a coisa mais inteligente que o parasita pode fazer.

    Só vejo uma saída possível para a netflix: Judicial.

    É inconstitucional a cobrança de qualquer receita de cunho tributário que inviabilize uma atividade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pouco que já li sobre direito tributário prega que um tributo nunca pode ter o caráter de confisco, portanto, se o valor inviabiliza a atividade da Netflix ou de qualquer outro serviço liminar, justiça neles!

      Excluir
    2. O sistema tributário do nosso país é mesmo muito burro, cobra-se imposto acima de imposto antes mesmo de saber o quanto que a entidade JÁ ESTÁ contribuindo.
      Além de que, cobrar taxa POR filme é algo que vai totalmente contra o conceito de acesso á cultura, afinal, no campo cultural, quanto mais produções acessíveis ao público, melhor.

      Excluir
  11. Isso é algo péssimo para nosso país que com tal ação da uns 100 passos para trás.

    Querer cobrar imposto por título que não tenha coprodução nacional e ainda um valor que impossibilita a sua divulgação,é algo que não trará benefício a ninguém.

    A Ancine não vai arrecadar nada, pois o Netflix não terá como arcar com tal ônus e sairá do Brasil, logo essa medida será apenas um protecionismo ridículo com o intuito errôneo de fomentar o mercado nacional, o que no fim não acontecerá.

    Parabéns ao Brasil que ao invés de incentivar a cultura, taxa e encarece os serviços de filmes,em prol de uma xenofobia nacional.

    ResponderExcluir
  12. são essas instituições que atrazam o pais não deixao progredir, são barreiras que limitam o conhecimento e e globalizaçao, por incrível que pareça o brasil ainda tem muito que mudar...estamos 50 anos atraz de outros países, principalmente dos EUA, não pensem que os EUA esta em crise e que o Brasil agora é melhor...isso e conversa de estadista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. Se os EUA está em crise, então nós estamos em Crysis!

      Excluir
    2. "estamos 50 anos atraz de outros países"

      Especialmente em gramática e ortografia...

      Excluir
  13. Qual seria o projeto de lei, alguém sabe? A única informação que tem aqui é a da IN 105. O que é uma instrução normativa e não um projeto de lei. Nos outros mercados, como por exemplo salas de exibição e video domestico a Condecine é paga pela distribuidora e não pelo exibidor. Principalmente pq uma vez que vc paga o tributo ele vale pro segmento de mercado em si. Um mesmo titulo que é exibido no Netflix e na Netmovies não pagaria Condecine duas vezes.
    Sendo que na lei 12485 que muda a redação da mp2228 que é onde está sobre o condecine a definição deles de video sob demanda é na verdade pay per view.

    ResponderExcluir
  14. Será que esse nosso governo não se farta de impostos, meu Deus? Em vez de cortar, criam sempre novos. Choram até hoje a CPMF... reduzem IPI dos carros como se fosse um favor... agora até no precinho da minha Netflix vão se meter.

    ResponderExcluir
  15. Não consigo ver isso como confisco, afinal de contas, o objetivo pode ser o de cercear a atividade. Acredito que a forma mais viável de atacar essa cobrança é alegar que ela se trata de censura, pois cerceia a divulgação de a obra cultural.

    ResponderExcluir
  16. Esta foi a resposta da ANCINE quando mandei uma reclamação a respeito da CONDECINE pelo sistema de ouvidoria:

    "Em atenção a sua mensagem, lamento informar que o sistema da Ouvidoria da ANCINE está com problemas desde o final do mês passado. Por essa razão a sua consulta não pode ser respondida.



    Como também estamos sem acesso ao sistema, solicito que você reenvie a sua mensagem para esse e-mail, para que possamos analisá-la e respondê-la o mais breve possível.



    Peço desculpas pelo não atendimento do seu pedido pelo sistema."

    Muito legal mesmo o atendimento ao público desta agência... infelizmente não guardei um backup da mensagem que enviei.

    ResponderExcluir
  17. Enquanto qualquer camelô na esquina oferece mais DVD pirata que qualquer serviço ondemand, inclusive lançamentos. E não custa lembrar que a maioria dos filmes e documentários nacionais são financiados com dinheiro público através de leis de incentivo.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.