Netflix usa "pílula de veneno" para evitar aquisição hostil

Recentemente rodou na mídia o boato sobre uma possível compra da Netflix pela Microsoft. Uma fonte por dentro do assunto disse que a Microsoft não tem planos de comprar a Netflix. Depois disso, ambas as empresas negaram a potencial compra.

Icahn haz mah ohn bord membiz!
Mas parece que não deram a mesma atenção por aqui quando, no último dia 31, o bilionário Carl Icahn, de 76 anos, investiu pesado na empresa: com US$ 168.9 milhões, comprou 1.25 milhão de ações e 4.29 milhões de opções de compra, obtendo assim quase 10% das ações ordinárias da Netflix.

Carl Icahn tem a reputação de ser um especulador implacável que articula aquisições hostis (tentativa de adquirir outra companhia independentemente da administração dela ter interesse ou não). Analistas acreditam que Icahn pode querer mudar drasticamente a direção da empresa, aumentar o interesse de possíveis compradores (como Amazon, Verizon e Comcast) para promover uma aquisição, ou mesmo tentar assumir o controle da Netflix. Em entrevista a respeito de seu investimento na empresa, Icahn disse que a Netflix estava subvalorizada, e seria "uma ótima aquisição para algumas empresas. [...] Acredito que haveria uma guerra de ofertas se estivesse à venda".

Para se proteger de uma aquisição hostil, a Netflix adotou um plano de direitos do acionista (vulgarmente chamada de pílula de veneno, ou pílula envenenada), aprovado por unanimidade pelo conselho de administração da empresa. Esse plano aumenta muito o custo de uma aquisição hostil e fornece ao diretor executivo Reed Hastings uma ferramente para barrar Icahn ou outros potenciais compradores. Segundo o comunicado de imprensa:
O Plano de Direitos visa proteger a Netflix e seus acionistas de tentativas de obtenção do controle da Netflix que o Conselho de Administração determinem não serem do interesse da Netflix e seus acionistas, e para permitir que todos os acionistas percebam o valor em longo prazo de seu investimento na Netflix. O Plano de Direitos não visa interferir com qualquer fusão, proposta ou oferta de troca ou outra combinação comercial aprovada pelo Conselho de Administração.
Em resposta ao plano, hoje Icahn acrescentou ao item 4 ("objetivo da transação") do formulário Schedule 13D (relatório financeiro enviado à Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos):
Esta manhã, a Emitente anunciou sua adoção de uma pílula de veneno. Os Relatores acreditam que qualquer pílula de veneno sem o voto dos acionistas é um exemplo de governança corporativa ruim, e acham que a pílula que a Netflix acaba de aprovar é particularmente preocupante devido ao seu limite extremamente baixo e discriminatório de 10%. Também destacamos que a Netflix é uma das poucas empresas que continua a ignorar o fato de que os acionistas têm expressado fortemente seus desejos por voto majoritário de eliminar eleições alternadas de sua diretoria. Como um dos maiores acionistas da empresa estamos preocupados com a governança corporativa ruim da Netflix refletido por estas e outras ações.
(Obs.: eliminar as eleições alternadas da diretoria facilita uma aquisição hostil.)

Na prática, qualquer grande mudança (ou mesmo a desistência por parte do Icahn) nesse jogo pode levar meses, mas irei acompanhar cada jogada e compartilhar com vocês as etapas mais interessantes.


Fontes / mais informações:

3 comentários:

  1. A Netflix começou a ser visada no momento que deixou o solo americano para disputar fatias gordas de streaming em todo o planeta. É normal que grandes invetidores queiram comprar a empresa que tem - acredito eu - a marca mais forte no segmento. Ainda teremos investidas na bolsa para compra da Netflix. Microsoft ou qualquer outra empresa que conseguir adquirir a Netflix vai colher lucro a médio e longo prazo. Não sei se isso é bom ou ruim para os assinantes. O capitalismo voraz pode aumentar o valor da assinatura, mas pode trazer um conteúdo melhor e maior. Particulamente não acredito nisso porque a maioria das empresas do segmento possuem assinatura mais cara que a Netflix e com qualidade inferior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, muitos investidores não acreditam que a Netflix seja fácil de ser vendida. Afinal, o que ela tem de valor que as outras não têm (ou não podem conseguir)?

      A Netflix usa infraestrutura na nuvem da Amazon, para fazer o streaming de conteúdo que ela licencia. Se alguém comprar a Netflix, o que vai estar realmente comprando, além da marca?

      Muitos vêem a sua cartela de clientes como maior motivo para compra, porém há quem acredite que, pelo valor atual da empresa, a compra por esse motivo não valha a pena ou seja muito arriscada...

      Excluir
    2. Você disse tudo. A Marca é o que importa. As pessoas compram marcas na maioria das vezes. Vestem roupas "de marca" que possuem a mesma qualidade que uma marca diabo e pagam 10 vezes mais para usarem ela. Não muda muito em outros segmentos. O que se comercializa na verdade é a marca. Quanto vale a Apple? Coca-cola? Amazon? O que valem realmente? A marca.

      Quase todos os negócios são realizados em cima da marca. Microsoft, Intel, AMD, Google. Marcas que vendem. Qual a marca que você compraria se pudesse adquirir? Você compraria a Nestle/Garoto ou a Lacta ? O que possui mais apelo comercial? Neflix ou Crackle? Qual tem mais valor de mercado? Grandes investidores fazem aquisições arriscadas, algunas dão errados outras dão bem certo. Quando começam os boatos temos que verificar se é apenas especulação para subir ou derubar o valor de mercado de ações.

      A microsoft anda bastante agressiva em aquisições. A Mais recente foi o Skype. Tentou o Yahoo. As grandes companhias brigam por marcas. Pois elas vendem. Você não deixa de estar certo em seu ponto de vista. O lucro nem sempre é o principal motivo para a compra. Embora seja o principal. Vai saber o que passa na cabeça destes investidores ou especuladores.

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.