Guia Rápido: como a Netflix faz recomendações personalizadas

O mais recente guia rápido da Netflix explica (sucintamente) como funciona o sistema de recomendação de títulos do seu serviço de streaming de vídeo. Clique em "mais informações" para assistir ao guia (com áudio em inglês e legendas em português) ou conferir a transcrição do vídeo.



Oi, eu sou o Carlos Gomez-Uribe. Eu trabalho com tecnologia de personalização aqui na Netflix.

Você pode não perceber, mas todas as recomendações de séries e filmes que você vê na Netflix são altamente personalizadas para você.

O objetivo da nossa tecnologia de recomendação é facilitar a sua vida quando você quer encontrar algo para assistir.

Nossas recomendações funcionam muito bem. Cerca de 70% do que nossos assinantes assistem é uma recomendação personalizada.

As recomendações começam imediatamente quando você entra na Netflix.

Inicialmente, as recomendações são personalizadas com base em suas respostas da pesquisa de preferências.

Se você respondeu que gosta de comédias e terror, podemos recomendar comédias de terror.

Mas isto é apenas o ponto de partida.

Nossas recomendações são ajustadas conforme você usa a Netflix.

Assim vamos conhecendo você melhor.

Nossa tecnologia de personalização é baseada numa série de técnicas que estão sempre aprendendo mais sobre os filmes e séries que você gosta de assistir.

Além de analizar suas preferências, também observamos o que os outros assistem para sugerir as melhores recomendações para você.

Nosso mecanismo de recomendações cria até gêneros específicos para você.

Gêneros personalizados são gerados usando milhares de características de filmes e séries, incluindo atores, enredos, personagens, e até mesmo períodos de tempo.

Nós também oferecemos os Top 10 recomendados para facilitar ainda mais na hora de encontrar algo que você goste de assistir.

Há também as recomendações baseadas em programas específicos que você já assistiu.

Se você ainda não tinha visto a personalização da Netflix em ação, compare sua Netflix com a de seus amigos, e você verá que seus gostos são mesmo exclusivos.

9 comentários:

  1. Ricardo nao sei se vc. pode me ajudar, mas vamos lá, aqui no menu do meu netflix nao aparece mais a opçao adicionados recentemente, sendo que antes aparecia, o que será que aconteceu??muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celia!

      Isso acontece de vez em quando comigo também, em diversos aparelhos (PS3, celular Android)... Infelizmente é normal as categorias da página principal da Netflix mudarem, sumirem e voltarem... e não sei se é possível fazer algo para alterar isso.

      Excluir
  2. Dica ao editor do blog:
    Não é nenhuma novidade que os distribuidores de conteúdo alteram o aspecto original em produções audiovisuais, foi criado um tumblr http://whatnetflixdoes.tumblr.com/ destacando as principais "cortadas" da Netflix, no qual a empresa inclusive deu uma resposta oficial, e assumiu como erro oferecer obras com o aspecto alterado.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, por que na versão PS3 não aparece a opção de escolher filmes por categoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As interfaces da Netflix trabalham de maneiras misteriosas, Gabriel... :)

      Pelo PC e em alguns outros aparelhos (celulares Android, por ex.) é possível acessar o menu de Gêneros. No PS3 não vi nada nesse estilo. Parece que antigamente havia essa opção na tela principal do aplicativo, mas foi removida nas novas versões... mas não me surpreenderia se estivesse enganado.

      Excluir
  4. Acompanho seu blog há bastante tempo e vim aqui hoje pra dizer Muito Obrigado! Obrigado pelo site organizado, por nos manter informados sobre lançamentos e saídas e por sempre responder às perguntas.
    Abração!

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.