Netflix alerta usuário quando provedor é lento

Um usuário da Netflix publicou ontem o tuíte abaixo:

Na captura de tela aparece o texto: "A rede da Verizon está lotada no momento. Ajustando o vídeo para uma melhor reprodução...".

Esta é a primeira vez que vemos o site da Netflix culpando diretamente um provedor pela lentidão da conexão, o que propicia baixa qualidade de imagem ao assistir a um vídeo pela Internet.

Jonathan Friedland, diretor de comunicações da Netflix, confirmou que o site da empresa começou a alertar os usuários de provedores norte-americanos quando a rede de um provedor estiver congestionada. Os testes começaram em meados de maio e alcançam algumas centenas de milhares de assinantes. "Estamos testando maneiras de alertar os consumidores sobre como sua experiência com a Netflix é afetada pelo congestionamento da rede de seu provedor de banda larga. No momento, estamos testando nos EUA em regiões com vários provedores".

A Netflix tem mantido um índice de desempenho de provedores (inclusive brasileiros) há meses. Após ter feito, relutantemente, um contrato com o provedor Comcast, o desempenho do mesmo aumentou significativamente. A Netflix também fez em abril um acordo semelhante com a Verizon, mas o provedor ainda está trabalhando para implementar a arquitetura necessária, e espera que melhoras apareçam durante este ano.

Robert Elek, porta voz da Verizon, disse que os novos alertas são apenas "uma manobra publicitária". "Estamos investigando a alegação, mas ela parece enganosa e pode confundir as pessoas".

Em um artigo no blog da Verizon, a culpa é rebatida à Netflix: "O problema quase certamente não é devido a congestionamento na rede da Verizon. O mais provável é haver um congestionamento na conexão que a Netflix usou para chegar à rede da Verizon. Claro, a Netflix é o único responsável por escolher como seu tráfego é encaminhado à rede de qualquer provedor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.