Netflix testa vídeo HTML5 Video no navegador Safari em Macs

A Netflix continua seguindo em direção à aposentadoria do plugin Silverlight, da Microsoft. Primeiro ela permitiu a reprodução de seus vídeos sem usar plugins no Internet Explorer 11 com Windows 8.1, e agora chegou a vez dos usuários do navegador Safari com OS X Yosemite (versão 10.10) poderem desfrutar dos vídeos com tecnologia HTML5.

Este é um marco importante para a Netflix, pois o acesso a seu catálogo em PCs e Macs dependia do plugin Silverlight, que a Microsoft já anunciou que pretende abandonar.

No momento, apenas quem faz parte do programa Mac Developer da Apple, ou em breve do OS X Beta Program, pode instalar a versão beta do OS X Yosemite. Com esse sistema em um "Mac moderno" é possível assistir a Netflix pelo navegador Safari com a tecnologia HTML5, em alta definição (1080p), sem a necessidade de instalar um plugin.

Segundo a Netflix, o desempenho do novo sistema é melhor do que com o plugin da Microsoft, com menor uso de processador e menor consumo de bateria: em um MacBook Air, o streaming da Netflix em 1080p dura até 2h a mais do que antes (tempo suficiente para assistir outro filme).

Isto só foi possível devido à implementação de alguns recursos por parte da Apple, como o Encrypted Media Extensions (uma forma de DRM). Embora ele seja necessário para atender às exigências de segurança contra cópia demandadas pelos estúdios, muitas pessoas (principalmente aquelas ligadas ao desenvolvimento de software livre) criticam seu modelo de funcionamento, dizendo tratar-se de um mecanismo que mascara o uso de plugins fechados de criptografia.

Por enquanto, os usuários de Linux ainda não possuem suporte oficial da Netflix - exceto aqueles que estiverem usando um Chromebook.

O sistema Yosemite estará disponível aos consumidores a partir de setembro deste ano.

Fonte: The Netflix Tech Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.