Os relatos sobre a morte do blog foram exageros

Foto: Ricardo M. Ferreira.
Alguns sites (Gizmodo, Olhar Digital, TechTudo, ...) noticiaram que este e outros blogs "que reúnem catálogo do Netflix estão com os dias contados". Segundo eles, a Netflix "acabará com os blogs que passam informações sobre seu catálogo".

Felizmente essa notícia não é (totalmente) correta, e para evitar confusões a esse respeito, explico melhor o que está acontecendo neste artigo. Caso tenha interesse, continue com a leitura.

Para manter o blog eu utilizo, entre outros, a API (Interface de Programação de Aplicativos) da Netflix. É através dela que obtenho muitas das informações que publico por aqui.

Em 13/04/2014 a Netflix anunciou que terminará o suporte à sua API em 5 meses. Eis a tradução da mensagem que recebi:
Desenvolvedores que usam a API da Netflix API,

Com o contínuo crescimento internacional da Netflix, a ênfase de nossos esforços de engenharia é em satisfazer o crescente número de assinantes e dispositivos. Para melhor focar nossos esforços e alinhá-los com as necessidades da nossa base global de membros, aposentaremos o programa de API pública. A partir de 14/11/2014, os desenvolvedores da API pública não serão capazes de acessar o conteúdo da Netflix. Todas as requisições para a API pública retornarão erros 404.

Obrigado por participar do ecossistema durante todos esses anos.
Apesar disso, a Netflix publicou em seu site para desenvolvedores que fará "parcerias com um pequeno conjunto de desenvolvedores cujos aplicativos têm provado ser os mais valiosos para muitos de nossos membros. Esses aplicativos continuarão a funcionar além de 14 de novembro de 2014". Todos esses desenvolvedores são dos EUA...

De qualquer modo, pretendo continuar mantendo o blog normalmente, mesmo após o encerramento da API pública da Netflix. Não dependo totalmente dela, e conseguirei contornar sua falta de um modo ou de outro.

Portanto, não se preocupem, o blog deve continuar vivo por muito tempo. Se houver qualquer novidade importante sobre o assunto, publicarei a respeito.

27 comentários:

  1. Ótimo trabalho cara, seu blog é uma utilidade pública.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena. Fazer isso (encerrar a API pública) só vai na contra mão de quem da divulgação do Netflix... acho um tiro no pé.

    ResponderExcluir
  3. Boa Ricardo. Acompanho seu blog há muito tempo e já passei pra muita gente como ÚNICA fonte confiável de informações sobre atualizações da Netflix Brasil.Vai de boa ae..

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por seu esforço de manter o blog! :)

    ResponderExcluir
  5. Que legal essa notícia! Vamos manter sempre atualizados. Eu também acho que o Netflix deva ser mais aberto à comunidade. O Ricardo M. Ferreira bem que poderia fazer uma análise a respeito do Netflix descontinuar a API pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, não há muito o que analisar. A equipe de API da Netflix é pequena, e é difícil para eles dar conta de manter tanto a API pública (que foi criada e era mantida principalmente para o catálogo de DVDs dos EUA) e a de uso interno, que está sempre em constante mudança. Acharam que manter a API pública não seria muito vantajoso, e por isso vão encerrar o programa.

      Excluir
  6. Correto, pela netflix fica difícil saber das novidades, mas pelo seu blog fica muito mas fácil, continue assim mano, boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Que ótimo! Só temos a agradecer seu empenho, Ricardo. Sempre estou indicando o blog para os chorões que dizem que não tem nada de novo no catálogo da Netflix. Vida longa ao blog! \o/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a melhor notícia do dia! Estou super feliz Ricardo, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Que bom q vai continuar! Acho tiro no pé o que a Netflix está fazendo, só comecei a assinar ela por causa das informações aqui do blog! Vc devia ganhar uma parcela por isso rsss

    ResponderExcluir
  10. Você é o cara, cara.

    Só falta embedar comentários do Disqus ao invés do blogger. Escrevo pra um blog e só de comentar aqui me deu uma raiva! Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Laureano! Já pensei nisso, mas acaba sendo um outro complicador... mantendo os comentários do blogger, faço o backup completo do blog, incluindo comentários, com um clique do mouse; gerencio os comentários pela mesma interface; os comentários podem ser facilmente localizados via busca; ...

      Via Disqus (ou outro serviço) eu perco muito o controle sobre o sistema de comentários; é mais um possível "ponto de falha" no sistema (que já tem mais do que o suficiente); aumentaria a complexidade (teria que manter os comentários de posts antigos no blog e os novos no Disqus); enfim, não sei se o crime compensa...

      Excluir
  11. Bom saber. Seu trabalho é espetacular e complementa o serviço do Netflix. Já que eles não fazem isto, nada mais justo que alguém faça.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo trabalho Ricardo, como já disse em outro tópico cheguei ao seu blog através de um atendente da Netflix Brasil, ou seja, pra mim o seu trabalho é reconhecido por eles.

    ResponderExcluir
  13. É isso ai cara! Não desanima não! Eu e várias outras pessoas estamos muito gratos pelo que tem feito!

    ResponderExcluir
  14. O melhor blog que já vi, continue com esse trabalho desde de já agradeço!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo trabalho pelo serviço neste blog, só continue como assinante da NETFLIX, graça as informações deste blog. A NETFLIX deveria repensar o fechamento da API pública. Mais uma vez, obrigado pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo trabalho e por continuar mesmo depois da "aposentadoria" da API pública. Uso seu site diariamente pra me inteirar das novidades do catálogo e acho essa atitude do Netflix um tiro no pé, literalmente...
    Indico seu blog pra todos os meus amigos...

    ResponderExcluir
  18. Ricardo, vc e' a minha fonte diaria de informacao do Netflix. Se eles soubessem a propaganda que vc faz com , certamente vc seria contratato !

    Agradeco mais uma vez por me ajudar a controlar o animo das criancas aqui de casa, pois e' so o titulo aparecer aqui que ja corro pra anunciar a novidade :)

    Obrigado e continue com este otimo trabalho

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pela resposta e mais uma vez, parabéns pelo bom trabalho.
    Espero que não lhe afete em absolutamente nada e quiçá o Netflix volte atrás na decisão.

    ResponderExcluir
  20. Chara, o Netflix tinha a obrigação de te pagar pelo serviço prestado, impossível viver sem seu Blog. Sou programador C++ e se puder te ajudar de alguma maneira será um imenso prazer.

    Enorme abraço,

    ResponderExcluir
  21. Valeu, Ricardo !! Parabéns pelo blog !!

    ResponderExcluir
  22. Fenomenal Ricardo!
    Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Excelente notícia Ricardo. Parabéns pelo trabalho realizado no blog.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns...
    Seu trabalho nesse blog é ótimo.

    ResponderExcluir
  25. Cara,
    parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.