Já trabalhou com o protocolo BitTorrent? A Netflix quer lhe contratar.


A Netflix está à procura de um engenheiro de software sênior para trabalhar com tecnologia de streaming para clientes. Até aí, nada de mais... mas um dos requerimentos mínimos para preencher a vaga é "ter experiência com protocolos peer-to-peer, como o protocolo BitTorrent".

Entre os atributos desejados, estão:

  • Ter grande experiência no desenvolvimento de protocolos e software peer-to-peer
  • Ter contribuído para um grande produto peer-to-peer de código aberto, como WebTorrent
  • Ter grande experiência no desenvolvimento de aplicações e ferramentas de vídeo para a web
  • Ter grande experiência em tecnologias de segurança web, como TLS e IPsec

Estaria a Netflix pensando em desenvolver um sistema de streaming semelhante ao do seu concorrente pirata, o Popcorn Time?

Fonte: Netflix.

7 comentários:

  1. Oi, eu sou um burro ignorante, então me responda:
    1. O que é streaming?
    2. O que é BitTorrent
    3. O que é peer-to-peer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Fluxo de dados que geralmente não fica armazenado por muito tempo no computador, geralmente usado em medias como vídeos no Netflix ou Youtube.

      2. Protocolo de distribuição de dados peer-to-peer.

      3. Ponto-a-ponto, os dados não são enviados somente no sentido servidor-cliente e a partir de um único servidor, todos na rede podem desempenhar os dois papéis.

      4. www.google.com

      Excluir
    2. Complementando o que o Lauro escreveu (e repetindo o que lhe respondi via Facebook):

      1. Streaming é basicamente como a Netflix, YouTube e outros transmitem áudio e vídeo pela Internet: você não precisa baixar um arquivo inteiro para ouvir uma música ou assistir a um vídeo, os dados "vão chegando" do servidor até você à medida em que você os reproduz. Mais detalhes em http://pt.wikipedia.org/wiki/Streaming

      2. BitTorrent é um protocolo de rede para transmissão de arquivos de qualquer tipo, muito usado inclusive (mas não exclusivamente) para fazer pirataria de músicas e filmes. Mais detalhes em http://pt.wikipedia.org/wiki/BitTorrent

      3. Peer-to-peer é uma topologia que, nesse contexto, permite que usuários ("peers") troquem dados entre si, cada um assumindo o papel de "recebedor" e "transmissor" dos dados. No caso da Netflix, tradicionalmente ela trabalha com um sistema "cliente - servidor". O BitTorrent trabalha como "peer-to-peer". Mais detalhes em http://pt.wikipedia.org/wiki/Peer-to-peer

      4. A Netflix pode estar estudando mudar a forma de envio dos vídeos aos assinantes, deixando de usar a estrutura "cliente - servidor" e passando a usar um sistema "peer-to-peer" (ou, talvez, utilizando ambos).

      Excluir
  2. O que eu queria mesmo é que a Netflix disponibiliza-se um modo para assistir aos conteúdos offline! Como no Brasil não temos uma internet móvel decente, isso ajudaria muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com essa notícia isso pode se tornar parcialmente verdade, já que a vantagem de um protocolo p2p é justamente não ter que centralizar o envio de dados e nem esse precisa ser seqüencial.

      Se o protocolo utilizado mudar e os dados não vierem mais em ordem, significa que eles teriam que ser armazenados em um buffer maior que hoje em dia (talvez até mesmo do tamanho do arquivo em si).

      O que não significa baixar pra assistir offline, e sim carregar mais conteúdo até o ponto onde se possa ver sem interrupções.

      Excluir
    2. Gustavo, a Netflix já anunciou que não pretende disponibilizar esse recurso...

      Excluir
    3. Também acharia legal, algo como o mixradio faz nos windows phone, você pode ouvir online e baixar os offlines, limitados a certa quantidade de listas offline, sem acesso direto à música. Seria interessante baixar pra assistir depois.

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.