Netflix usa sites piratas para escolher seus vídeos

"Ao comprarmos séries, olhamos o que está fazendo sucesso em sites de pirataria", disse Kelly Merryman, vice-presidente de aquisição de conteúdo da Netflix. Esse é um dos motivos pelos quais a série Prison Break pode ser vista na Netflix da Holanda. "Prison Break é excepcionalmente popular em sites de pirataria", disse Merryman.

Em entrevista ao site Tweakers (10min., em inglês), Reed Hastings, diretor executivo da Netflix, disse também que gostaria de poder oferecer todo conteúdo possível, mas não consegue fazê-lo devido aos seus concorrentes por direitos de streaming online, como RTL e HBO.

Leia a seguir uma seleção das perguntas e respostas da entrevista, incluindo temas como pirataria, licenças de vídeo e a resposta de Hastings a quem reclama do catálogo limitado da Netflix (especificamente na Holanda).

Tweakers: Por que a Netflix decidiu expandir à Holanda?
Hastings: A Holanda tem algumas das mais rápidas conexões de banda larga do mundo. E os consumidores holandeses já estão assistindo a muitos vídeos pela Internet.

Tweakers: As pessoas mudarão [de torrents] para o conteúdo legal da Netflix?
Hastings: Existe um pouco de torrenting, acontece em todo o planeta, mas um pouco disso cria a demanda. Mas a Netflix é muito mais fácil, basta clicar e assistir, e permitimos testar a Netflix de graça.

Tweakers: Em outros países as pessoas deixaram de baixar filmes ao usarem a Netflix?
Hastings: Algumas sim. No Canadá os torrents caíram pela metade desde o lançamento da Netflix há 3 anos, mas muitas pessoas continuam usando e não tentamos eliminar isso, nos preocupamos em criar um excelente serviço de vídeo que seja fácil, barato e que as pessoas queiram usar.

Tweakers: Você pensa em continuar a expansão pela Europa, por exemplo, na Bélgica?
Hastings: Sim, adoraríamos expandir mais pela Europa e pelo resto do mundo.

Tweakers: Algumas pessoas comparam a Netflix com o Spotify. Como você vê isso?
Hastings: Spotify é um ótimo serviço de música, mas licenciamento de músicas é diferente do de vídeos por não ter exclusividade. O Spotify pode possuir todas as músicas do mundo, enquanto precisamos disputar títulos com RTL e HBO; quando eles ganham uma exclusividade não temos acesso àquele título. As semelhanças da Netflix com o  Spotify são o acesso ilimitado a um baixo custo.

Tweakers: O que você acha da indústria de TV e a necessidade de obter licenças exclusivas?
Hastings: É assim que os canais de TV sempre funcionaram. Eu gostaria que pudéssemos oferecer tudo por um preço baixo. Gostaríamos de trabalhar nesse sentido, mas somos impedidos. Mesmo assim, temos muito conteúdo, tanto que você nunca conseguiria assisti-lo inteiramente.

Tweakers: Há reclamações sobre o catálogo limitado da Netflix. O que você diria a esses consumidores?
Hastings: As pessoas gostariam que oferecêssemos tudo, e gostaríamos de fazê-lo, mas a RTL e a HBO nos impedem de termos tudo. Por isso no momento temos o que é possível, e à medida em que crescermos teremos mais a oferecer.

4 comentários:

  1. E o que que é popular aqui no Brasil?!!?
    Novelas mexicanas?!!
    Pelo que vejo aqui no Brasil deveria ter mesmo uma melhor banda larga para podermos piratear bem mais! kkkkk assim talvez eles descobrissem o que realmente o povo gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você se equivocou no seu comentário. A Netflix hoje melhor em muito seu conteúdo. É possível ver lançamentos que ainda nem existem em locadoras. Eu quero poder sentar na frente da TV e ver um bom filme na Netflix. Não interessa se ele é de 2013 ou de 1983. Como nasci em 71 tive o privilégio de ver muita coisa boa no cinema. E posso garantir (quem tem mais idade vai concordar comigo) que tem ótimos filmes dos anos 60, 70, 80, 90 no catálogo. Claro que também gosto de lançamento. Embora a Netflix tenha em pouca quantidade, já começa a mostrar um acervo bom de novos filmes. Existe um preconceito dessa juventude que um filme porque é velho não é bom. É um engano muito grande. A maioria não viu parte deles. Fiz minha filha ver um filme dos anos 80 e depois ela disse: - Pô pai, o filme é bom mesmo. Hoje baixei em 60% meus torrents e se a Netflix continuar assim vou diminuir ainda mais. Só estou baixando dois seriados: Game Of Thrones e Grimm. Quando não tinha Netflix baixava 8, 9, 10 seriados. Dexter era um deles. Porque vou baixar se tem na Netflix? Tem tanto conteúdo que nem preciso sair baixando feito doido. Hoje na minha lista da Netflix tem mais de 18 seriados. Vou fazendo rodízio para ver todos.

      Excluir
    2. Concordo com você Flávio. Nunca entendo o porque de as pessoas acharem que bom são só os filmes novíssimos com muitos efeitos especiais. Acho que a década de 80 teve muita coisa boa. Também diminuí meus torrents pela metade; hoje só baixo raridades que encontro.

      Excluir
    3. Concordo com voces é besteira e inocência pensar que somente os filmes novos são bons, inocencia porque por R$ 15,00 de mensalidade e com a concorrencia desleal da TV paga + governo + pirataria a netflix não colocará tanto lançamento assim, afinal ela não faz filantropia, acho injusto comparar o acervo brasileiro com o de outros paises, afinal cada pais vive a sua realidade , e a nossa sabemos qual é, mudou bastante coisa mas ainda falta muito para deixarmos de arcar com o famoso custo Brasil, e em tempo tenho 34 anos e mesmo quando tinha 17, 18 anos eu gostava de assitir bons filmes antigos, acho que cultura não tem idade.

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.