Fazer maratonas de TV é normal, aponta estudo da Netflix


"Binge viewing" ("maratona de TV") é a prática de passar horas a fio em frente à televisão, normalmente assistindo a vários episódios de um mesmo programa em sequência. O binge viewing passou a ser mais comum após a venda de séries de TV em DVD e Blu-ray, e ainda mais após o surgimento e popularização de serviços de vídeo sob demanda (streaming), como a Netflix.

Os resultados de uma pesquisa encomendada pela Netflix mostram que o "binge viewing" já é aceito como algo "normal" - portanto, você pode assistir a horas e horas de programação online sem nenhum peso em sua consciência. Afinal, os dados foram obtidos em uma pesquisa científica encomendada pela empresa, e não há motivo para duvidar de suas conclusões...

Veja a seguir a metodologia da pesquisa e os seus resultados.

Netflix afirma que binge watching é o "novo normal"
Estudo constata que 73% dos streamers sentem-se bem com isso

Uma recente pesquisa online feita pela Harris Interactive em nome da Netflix entre quase 1.500 espectadores de TV via streaming (adultos norte-americanos que assistem programas de TV via streaming ao menos uma vez por semana) constatou que o binge watching ("consumo 'exagerado' de televisão", ou "maratona") é um comportamento comum nesse grupo, com 61% fazendo maratonas regularmente¹.

Se a maioria das pessoas acha que binge watching é passar o fim de semana inteiro vendo TV de pijamas, os entrevistados discordam. A maioria (73 %) definiu binge watching como sendo assistir de 2 a 6 episódios do mesmo programa de TV em uma sessão. E não há sentimento de culpa nisso. Quase três quartos dos entrevistados (73%) dizem que têm sentimentos positivos em relação ao "binge streaming".

Para entender melhor como o binge watching virou um fenômeno cultural, a Netflix trabalhou com o antropólogo cultural Grant McCracken para traçar a evolução do binge watching e, mais importante, explorar como e por que ele é ressonante com os espectadores de hoje. McCracken foi às salas de estar de telespectadores nos EUA e Canadá para explorar suas mudanças de comportamentos ao verem TV.

"Descobri que binge watching decolou devido a combinação perfeita de melhores produções para TV, nosso clima econômico atual e a explosão digital dos últimos anos", disse McCracken. "Mas este telespectador é diferente, o 'viciado em TV' acordou. E agora que serviços como a Netflix tem dado aos consumidores o controle sobre como assistir à TV, eles declararam uma nova maneira de assistir."

"Nossos dados de visualização mostram que a maioria dos streamers preferem ter uma temporada inteira disponível para assistir no ritmo que quiser", disse Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix. "A Netflix foi pioneira em dar ao público opções de escolha na programação e tem ajudado a liberar os consumidores das limitações da televisão linear. Nossas próprias séries originais são criadas para serem assistidas em múltiplos episódios, alinhando pela primeira vez o conteúdo com as novas opções de visualização".

McCracken acredita que nosso estilo de vida digital, onde uma estória é muitas vezes reduzida a conversas de 140 caracteres, causa o desejo pelas narrativas mais longas dos grandes shows de TV de hoje. "Os espectadores não estão mais se dispersando para esquecerem como foi o seu dia, eles estão sintonizando, quando lhes é conveniente, em um mundo diferente. Ficar imerso em vários episódios ou até mesmo várias temporadas de um programa por algumas semanas é um novo tipo de escapismo que é especialmente bem-vindo hoje em dia", acrescentou.

Os streamers concordam plenamente. 76% deles dizem que assistir a vários episódios de um bom programa de TV é um refúgio bem-vindo de suas vidas ocupadas. 79% disseram que assistir a vários episódios de seus programas favoritos de uma só vez torna os programas mais agradáveis. E três quartos (76%) também dizem que o streaming de programas de TV no ritmo de sua escolha é a sua forma preferida de assisti-los.

McCracken encontrou uma nova tendência emergente que ele caracteriza como "Em caso de emergência, quebre o vidro". Os streamers estão guardando programas para assistir mais tarde. Enquanto McCracken observou isto em seu trabalho, a pesquisa da Harris Interactive confirmou que mais de um terço (37%) dos streamers disseram que preferem "guardar" novas séries ou temporadas de programas de TV para ver posteriormente.

Binge watching não é necessariamente uma experiência solitária:

  • Entre os que assistem a múltiplos episódios de uma série de TV de uma só vez, mais de um terço (38%) prefere fazê-lo sozinho; contudo, um combinado de 51% prefere assistir com ao menos uma outra pessoa.
  • 39% dos streamers que "salvam" os programas de TV para assistir mais tarde preferem assisti-los quando a pessoa com quem querem assistir estiver disponível.

Outros resultados da pesquisa incluem:

  • 76% dos streamers dizem que assistir a vários episódios de um bom programa de TV é um refúgio bem-vindo de suas vidas ocupadas.
  • 65% dos streamers disseram que, se eles se desligassem por um tempo do mundo digital, ainda gostariam de assistir TV.
  • 80% dos streamers dizem que preferem assistir a um bom programa de TV do que ler as mensagens de amigos em redes sociais.

¹ Entre todos os streamers fazendo maratonas de ao menos 2-3 episódios, a cada poucas semanas.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa foi realizada online nos Estados Unidos entre 25 e 27 de novembro de 2013, entre 3.078 adultos com idades igual ou acima de 18, dos quais 1.496 fazem streaming de programas de TV ao menos uma vez por semana, pela Harris Interactive em nome da Netflix através de seu produto Quick Query omnibus. Os números relativos à idade, sexo, raça/etnia, educação, região e renda familiar foram ponderados quando necessário, para torná-los compatíveis com as suas reais proporções da população. Foi usado propensity score weighting para ajustar a propensão dos entrevistados para estarem online.

Um comentário:

  1. Também, com uma "tevezona" dessas eu assistiria minha novela todinha num dia só, e gosto de assistir sozinha :)

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.