Índice de Velocidade de Provedores do Brasil - fevereiro de 2014

Imagem: Netflix Brazil ISP Speed Index
Este é o segundo mês em que a Netflix publica a classificação de provedores brasileiros de acordo com suas velocidades médias.

Não houve mudança significativa em fevereiro em relação ao mês anterior. A GVT continuou a obter o melhor desempenho, mais do que o dobro da Telefônica e Oi Velox (em 5º e 6º lugares do ranking, respectivamente). Não muito longe da GVT ficou a Live Tim, seguida por Net Vírtua e Algar.

9 comentários:

  1. ricardo boa tarde, entao quer dizer q se eu tiver por ex. 3 mb da gvt e ou da telefonica, eu terei um melhor resultado com a gvt ?

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    1. Essa eu respondo. SIM. Já tive OI e nunca mais saio da GVT. É o paraíso da banda larga no Brasil. A OI não investe em infraestrutura. Aumenta o número de clientes, mas não aumenta a largura de banda dos backbones deles. Resultado? Internet lento. A GVT é uma empresa nova, investe em infraestrutura e mantém seu backbone sempre com ótimo gargalo. Se tiver condição de mudar, mude. Não caia na onda dos planos "combos" é furada. Contrate por qualidade, não preço.

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    2. Anônimo, esses resultados são uma média de todo o país. O desempenho de um provedor pode variar muito de acordo com a região, cidade ou até mesmo bairro. Ele indica, mas não pode garantir que um provedor ofereça melhor desempenho em todas as regiões. Por outro lado, pela minha experiência com os provedores que você citou, eu certamente prefiro a GVT...

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    3. Pelo contrário Ricardo, como disse antes, no meu primeiro post:
      "Os testes conduzidos deveriam seguir o mesmo padrão para todos os provedores, por exemplo, só colher dados de programas exibidos em SuperHD em dispositivos com características que permitam o melhor desempenho."

      Só assim poderiam garantir que o desvio seria mínimo. Coletando dados específicos e com mesmo potencial de velocidade por programa & aparelho & provedor, o conjunto. Não importa QUEM está vendo, mas O QUE e COMO.

      Entendo que o propósito é dar uma média, mas muitos municípios só possuem (quando muito) um ou dois provedores de banda larga e o que mais se escuta é: "Quando a GVT ou a TIM vão chegar aqui"? A resposta, quando for economicamente viável. Me explica como um percentual pequeno da população (assinante de banda larga) é responsável pela média aritmética de velocidade e esse valor é considerado real? A Tim tem um market share de 0,4% enquanto a Oi e NET quase 30%. Bate a conta? http://www.teleco.com.br/blarga.asp

      Agora me diga, GVT e TIM devem ter priorizado restrições geográficas ou classes econômicas para avançar sua disponibilidade?

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  2. Esse resultado é tendencioso e pode confundir muita gente.

    Segundo o site da Netflix, o teste é feito medindo somente que velocidade está sendo entregue em horários de pico, o que segundo eles eliminaria qualquer discrepância de resultados entre os provedores, porém nessa análise pode induzir a um erro.

    Por exemplo, vamos supor duas assinaturas de 10Mbits, Provedores A e B. Na teoria as duas passam tudo em SuperHD. Mas nem todos os programas estão disponíveis em 5800 Kbps (SuperHD) e nem todos os equipamentos suportam essa resolução/velocidade.

    Um usuário com um dispositivo no provedor A poderia estar vendo um programa que com a melhor qualidade possível chega a 1650Kbps enquanto outro usuário do provedor B assiste o mesmo programa em um dispositivo que faz SuperHD a 5800Kbps. Se trocarmos os dispositivos talvez o sujeito do provedor A também consiga os 5800Kbps.

    Acho que alguns fatores influenciam no resultado, como ser mais "popular" (no sentido do público mesmo). Isso acaba resultanto em um mix de menos pessoas com dispositivos que fazem o SuperHD e que talvez escolham assistir programas com menor qualidade de video e som.

    Os testes conduzidos deveriam seguir o mesmo padrão para todos os provedores, por exemplo, só colher dados de programas exibidos em SuperHD em dispositivos com características que permitam o melhor desempenho.

    No final das contas, a melhor forma de saber se o seu provedor "entrega" a sua velocidade na Netflix é assistir ao clip "Example Short 23.976" disponível em 5800Kbps (nos dispositivos que suportam é claro) que mostra em tempo real a velocidade e resolução do vídeo.

    Talvez não seja nem questão de provedor, mas onde se assiste mesmo, no próprio Windows 8 (e 8.1), só se consegue chegar a 3000Kbps via browser, mas no aplicativo Netflix da nova GUI, consigo os 5800Kbps e audio 5.1.

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    1. Lauro, pelo que entendi de seu comentário, não seria justo comparar diretamente os provedores A e B se o público do provedor "A", mais caro, pode ter equipamentos de maior qualidade e suporte a "Super HD", enquanto o provedor "B", mais barato, tem um público com equipamentos que nem suportam "Super HD". Certo?

      Acredito que isso possa ter uma influência pequena, e seria interessante se a Netflix normalizasse os valores, mas duvido que o resultado fosse significativamente diferente.

      Quanto a diferença entre os bitrates que você observou entre o navegador e o aplicativo nativo da Netflix para Windows 8, isto acontece por a Netflix não permitir o "Super HD" em navegadores, apenas em alguns aparelhos e aplicativos (incluindo o do Windows 8).

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    2. Como você sabe se a Netflix faz ou não a apuração levando em consideração a velocidade máxima que pode alcançar cada aparelho? Os detalhes técnicos da apuração foram divulgados em algum lugar?

      Emfim, não concordo que esse resultado seja tendencioso. Até porque já pude verificar isso na pática. A diferença entre GVT e Oi para a Netflix aqui foi muito grande. Tenho parentes que acessam pela Oi em outros estados que reclamam da oscilação na qualidade.

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    3. Ricardo: Mais ou menos por aí, se a comparação não for nas mesmas condições, são laranjas e maçãs.

      Paul: do Site comparartivo Netflix lá no final: " The average is well below the peak performance due to many factors including the variety of encodes we use to deliver the TV shows and movies we carry as well as home Wi-Fi and the variety of devices our members use. Those factors cancel out when comparing across ISPs, so these relative rankings are a good indicator of the consistent performance typically experienced across all users on an ISP network. http://ispspeedindex.netflix.com/brazil

      Eles mesmos reconhecem que aparelhos, programas e condições diferentes interferem no resultado, mas afirmam que "se anulam entre os provedores" por considerar que todos os assinantes são iguais.

      Eu por exemplo, não vejo um filme em 4:3 se sei que ele foi "picotado". Espero sair do catálogo e torço para voltar pelo menos no HD 16:9 (como já aconteceu). Ao mesmo tempo, meu vizinho com 3 filhos usa Netflix como babá e eles ficam assistindo aos mesmos programas com baixo bitrate inclusive em tablets. Nós dois temos GVT, mas se eu apurar meu tráfego só de Netflix e ele também, minha "velocidade" é 3x maior.

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    4. Lauro, seguindo seu raciocínio, seria importante também separar os dados de acordo com o horário de uso, dia da semana, tipo de conexão do aparelho (Ethernet x Wi-Fi), número e tipos de aparelhos conectados à rede local, o consumo de banda desses outros aparelhos enquanto se assiste à Netflix, região geográfica, faixa etária, sexo e outros. Nenhuma análise desse tipo seria perfeita, e duvido que o trabalho justificasse os resultados.

      Para cada Lauro e cada vizinho do Lauro existem milhões de outros usuários com padrões de uso semelhantes, assim como outros milhões com padrões de uso diferentes. Os assinantes não são todos iguais quando se vê cada um individualmente, mas esta análise se preocupa com a visão geral, e em se tratando de um país inteiro, os fatores citados devem realmente se equilibrar entre os grandes provedores.

      Como eu disse antes, esses resultados são uma média de todo o país. O desempenho de um provedor pode variar muito de acordo com a região, cidade ou até mesmo bairro. Eles não garantem que um provedor ofereça um certo desempenho em todas as regiões e isso, na minha opinião, é o fator mais importante de se ter em mente ao analisar esses resultados. De resto,eles me parecem compatíveis com minha experiência com diversos provedores em diversos Estados brasileiros.

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