Hulu bloqueia usuários de VPN

Imagem: TorrentFreak.
Nesta semana o Hulu, uma empresa norte-americana de streaming semelhante à Netflix, começou a bloquear o acesso de usuários utilizando VPNs (serviços que permitem acessar a Internet com mais privacidade e burlar restrições geográficas). Com isso, quem estiver fora dos EUA terá poucas chances de acessar o serviço.

Segundo o sistema de ajuda do Hulu, "Devido a limitações contratuais, o Hulu não pode transmitir vídeos para usuários de servidores proxy anônimos (por causa de possíveis limitações geográficas)". Com isso, a empresa está bloqueando tanto usuários estrangeiros quanto domésticos que utilizem tais servidores.

Os termos de uso da Netflix não são muito diferentes nesse sentido (e é por isso que ela possui um catálogo diferente em cada país), embora ela não bloqueie VPNs no momento. Porém, no início do ano, a Associação Canadense de Produtores de Mídia pediu regras para regulamentar serviços de vídeo online, incluindo o bloqueio de serviços de VPN.

Estamos vivendo uma fase de transição, onde novas tecnologias conflitam com práticas e legislações antigas. Empresas há muito estabelecidas querem regulamentar as novas tecnologias como as antigas práticas. Para o consumidor e para as empresas de streaming, o ideal seria não existirem restrições geográficas, mas isto pode afetar os lucros de estúdios e distribuidores. Enquanto a tecnologia de streaming evolui e alcança cada vez mais consumidores, mais interessantes são os acordos de licenciamento mundial, mas também mais controle e restrições são requeridos pela concorrência.

Só que o consumidor não quer saber de questões contratuais, licenças ou restrições geográficas. Se ele não tiver acesso ao que quer e quando quer, ele vai partir pra "hora da pipoca" ou pra "Zona"...

Fonte: TorrentFreak (via Engadget).

8 comentários:

  1. Torço pra que nunca chegue o dia que o Netflix resolva bloquear VPNs, já vi uma porção de coisa boa no Netflix americano. Já quanto ao Hulu, posso passar perfeitamente sem, já que as coisas realmente boas estavam na versão paga, o Hulu Plus

    ResponderExcluir
  2. É complicado, sou contra o VPN quando há opções de preço justo disponíveis. Então nem uso nada, pois apesar de poucos, temos bons serviços.
    No caso do Netflix, há vários filmes que não estão no catálogo nacional, mas a "minha lista" já me ocupará por um bom tempo então nem esquento.

    O próprio Netflix não tem direito de exibição de suas séries em alguns países, só para mostrar o quanto isso é bizarro.

    Não é uma decisão que me afeta diretamente, mas cortando o VPN e não deixando uma opção destruirá essa "revolução" dos direitos de transmissão. O que é de um pensamento pequeno tremendo por parte das empresas.

    ResponderExcluir
  3. E aí aumentam-se o número de downloads por torrent.
    Toda essa questão é complicada, mas a industria deveria pensar em uma solução antes que "morra"

    ResponderExcluir
  4. aqui o HOLA continua desbloqueando o HULU

    ResponderExcluir
  5. Uma notícia que poderia comentar por aqui também, é o acordo da Amazon com a HBO, algo que a Netflix sempre tentou, mas perdeu essa;
    No dia que a Amazon trouxer ao Brasil seu serviço Instant Video, ae teremos concorrência de verdade...

    ResponderExcluir
  6. Logan. Netflix nunca vai ter series da HBO pois HBO e Netflix são inimigos mortais.

    E não me interesso nenhum pouco pelo serviço da Amazon, uma temporada em HD é 70 reais, enquanto no Netflix temos series que tem umas 8 temporadas, isso tudo por 17 contos. Não vejo vantagem em pagar por episodio, ainda mais esse preço, se eu quisesse comprava o box mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Edu o serviço da Amazon que falei, é um que é mais ou menos o mesmo da Netflix, não esse de comprar filmes ou series...
    E não acho que a HBO fez esse acordo com a Amazon por ser "inimiga" da Netflix, tudo é grana e pelo que sei a Amazon tem muita e deve ter oferecido mais ou pelo menos melhores condições por parte do acervo antigo e alguns mais atuais da HBO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A HBO é a líder no mercado e a Netflix sempre se quis colocar mais próxima a uma produtora de conteúdo do que as operadoras, você achará n frases do Netflix sobre isso, mas creio que a mais famosa seja uma do Tarandos: "The Goal Is to Become HBO Faster Than HBO Can Become Us"

      O Netflix tem um lucro muito baixo para concorrer com as loucuras de Bezos, então dá nisso.
      Isso pode ser um novo começo pro Amazon Instant Video, afinal já começa com 3 séries muito citadas por qualquer um, mas hoje, qualquer comentário sobre streaming de vídeo será que a principal vantagem do Prime é pelo frete grátis e não pelo conteúdo.

      Não creio que venha para o Brasil tão cedo por questão contratuais e até por mercado: até o Netflix perde dinheiro fora dos EUA e as "grandes" insistem nesse modelo Only USA, mas veremos o que acontecerá :)

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.