Verizon e Netflix continuam "briga" em público

O provedor norte-americano Verizon afirma novamente que sua rede não está congestionada, e qualquer problema que seus clientes tenham ao assistir a Netflix é culpa da própria Netflix.

Desta vez, a Verizon trouxe dados e gráficos para justificar sua posição (clique ao lado para ampliar). Segundo ela, a causa do problema é a saturação do link usado para levar os dados da Netflix ao provedor, e que a "solução" para o problema é simples: basta a Netflix utilizar uma conexão direta com o provedor (pagando a mais por isso, é claro).

Os links de outras empresas com a Verizon não estão saturados, e embora algumas delas tenham conexão direta com o provedor, não pagam nada por isso por ter um tráfego de dados relativamente simétrico, com quase a mesma quantidade de dados sendo enviados e recebidos. Com isso, os "dois lados" da conexão investem o suficiente para garantir que o link não sature. Segundo a Verizon, com tráfego assimétrico (como no caso da Netflix), "as redes ou provedores de conteúdo têm feito acordos nos quais somos pagos para garantir conexões e capacidade para atender as necessidades de seu tráfego assimétrico".

"Como já deixamos claro anteriormente, negociamos regularmente acordos razoáveis com fornecedores de tráfego ou conteúdo para acomodar o volume de seu tráfego. Tais acordos têm sido prática comum com redes de entrega de conteúdo no ecossistema da Internet há anos, e a Netflix é bem capaz de tomar as medidas necessárias e usuais para garantir que suas conexões estejam de acordo com seu volume de tráfego".

A Netflix respondeu: "Gostaríamos de agradecer à Verizon por demonstrar tão bem o problema. A saturação no ponto de interconexão é controlada por provedores como a Verizon. Quando a Verizon não aprimora essas interconexões, os consumidores têm uma experiência ruim, apesar de pagarem pode largura de banda mais do que suficiente para desfrutarem de vídeo de alta qualidade na Netflix. É por isso que a Netflix está pedindo por uma forte neutralidade da rede que abranja a interligação necessária para os consumidores obterem a qualidade de INTER-net pela qual pagam".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.