Fim de contrato com a #Epix não afeta a #Netflix brasileira

Infelizmente não é incomum jornalistas traduzirem matérias internacionais fora do contexto. Desta vez, medo, incerteza e confusão estão sendo disseminados em artigos sobre o fim do contrato da Netflix com a Epix nos EUA.

Segundo declaração da Netflix em seu próprio blog, "[...] decidimos não renovar o nosso acordo nos EUA com a Epix, a rede de TV a cabo, o que significa que alguns filmes de alto nível, incluindo Jogos Vorazes: Em Chamas, World War Z e Transformers: A Era da Extinção, expirarão no final de setembro nos EUA. Se você quiser vê-los na Netflix norte-americana, agora é a hora".

Para quem não sabe, o catálogo da Netflix é diferente em cada país, já que a licença de cada título costuma ser negociada por região (e muitas vezes com empresas diferentes). Alguns não sabem disso (ou "fingem não saber"), e ao publicarem um artigo sobre o fim do contrato com a Epix esquecem de citar (ou removem) as referências originais que deixam claro que o contrato é limitado aos EUA.

Portanto, que fique claro:

o fim do contrato da Epix com a Netflix nos EUA não afeta o catálogo brasileiro!

E para ser mais específico:

  • Jogos Vorazes: Em Chamas está com data de expiração no catálogo brasileiro para novembro de 2015.
  • Wwz : Guerra Mundial deve retornar ao catálogo brasileiro em 30/09/2015.
  • "Transformers: A Era da Extinção" nunca esteve disponível no catálogo brasileiro (e não vejo nenhuma previsão de estreia no momento).

Isto não quer dizer que a Netflix não perderá nenhum título em breve - pelo contrário, você pode ver uma grande lista de títulos a expirar amanhã do catálogo brasileiro. Isto ocorre praticamente todo o mês de setembro, quando a Netflix celebra sua entrada no Brasil - e muitos dos contratos de licenciamento vencem na mesma época.

Em compensação, a Netflix também costuma estrear muitos títulos em setembro - veja quase 170 títulos que devem chegar ao catálogo amanhã.

3 comentários:

  1. Por mim a Netflix teria só séries. Ainda mais a brasileira, que só recebe filmes antigos. Quem realmente gosta de assistir filmes novos não assina a Netflix, compra ou aluga no iTunes, Google Play, Claro Vídeo... ou então baixa pirata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, acredito que a Netflix é bem democrática e tenta atender a diferentes perfis. Eu particularmente prefiro assistir a filmes do que séries, mas como o serviço é sob demanda, para mim não faz diferença ela ter mil séries ou nenhuma - eu assisto ao que quero.

      E quanto aos filmes antigos... eu sinceramente gostaria de saber o que cada um quer dizer com "antigo", e entender o motivo de tanta gente reclamar deles. Aliás, nos últimos dias chegaram vários filmes "excelentes", segundo público e crítica (inclusive alguns dos meus favoritos), e se alguém deixar de conhecê-los apenas por serem "antigos", para mim, é um grande desperdício.

      E quem realmente gosta de ver filmes lançados recentes vai ao cinema - só que duas entradas inteiras para assistir a um único filme costuma custar mais do que assinar a Netflix por um mês...

      Excluir
    2. Tem muito filme que não se encontra para download, eu encontrei 3 filmes que só tem no Netflix.

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.