Estreia no Blog: Ricomendações


Atendendo a pedidos, a partir de hoje publicarei no blog recomendações de títulos a assistir na Netflix. E é claro, conto também com as sugestões dos leitores. Confira as dicas a seguir.

Como meu apelido é "Rico", a nova série foi batizada de "Ricomendações", e é apenas mais uma das diversas formas de "peneirar" o catálogo da Netflix por títulos para assistir. Atualmente o blog já oferece listas com o que há de "melhor" no serviço:
Outra ferramenta para gerenciar sua fila são as listas de títulos a expirar: saber com antecedência o que pode sair do catálogo permite definir melhor suas prioridades.

E por falar nisso, como a Netflix começou a operar no Brasil em setembro (de 2011), nesse mês costumam vencer as licenças de muitos títulos. Por isso começo as recomendações pelo que pode ficar indisponível em 1º de setembro, segundo a última lista de títulos a expirar.

(Alerta: embora eu sempre tente evitar spoilers, é impossível impedir que algum escape de vez em quando! Ainda assim, peço que também tentem evitar spoilers nos comentários.)


A primeira recomendação é A Conversação (The Conversation), de Francis Ford Coppola, um filme antigo de suspense que continua muito atual. Avaliação no IMDb: 7.9 (de 10). Minha nota: 9 (de 10).

(1974) A conversação

Elenco: Allen Garfield, Cindy Williams, Elizabeth MacRae, Frederic Forrest, Gene Hackman, Harrison Ford, John Cazale, Mark Wheeler, Michael Higgins, Phoebe Alexander, Robert Duvall, Robert Shields, Teri Garr.

Direção: Francis Ford Coppola.

Disponível até: 01/09/2016

Após O Poderoso Chefão, Francis Ford Coppola lança este filme sobre um especialista em vigilância de áudio (Gene Hackman) que enfrenta um dilema moral quando suspeita que o casal cuja conversa ele foi contratado para gravar clandestinamente será assassinado. O filme, que se passa em São Francisco e conta com um tremendo elenco de coadjuvantes (entre eles John Cazale e Teri Garr), foi indicado a três Oscars, inclusive o de Melhor Filme e o de Melhor Roteiro.

Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night) é uma dica para quem quer ver um "filme antigo" (de 1934!)... e sinceramente, indico principalmente para quem diz não gostar de filmes antigos! Esta comédia romântica (mais comédia do que romance) conta com as atuações de Clark Gable e Claudette Colbert, ganhou 5 Oscars e está na 172ª posição dos "top 250" do IMDb. Minha nota: 8.

(1934) Aconteceu Naquela Noite

Elenco: Alan Hale, Arthur Hoyt, Blanche Friderici, Charles C. Wilson, Clark Gable, Claudette Colbert, Jameson Thomas, Roscoe Karns, Walter Connolly.

Direção: Frank Capra.

Disponível até: 01/09/2016

Uma série de acontecimentos casuais acaba levando uma socialite e um jornalista a se perceberem perdidamente apaixonados, mesmo contra sua vontade.

Apenas Uma Vez (Once) é um romance ganhador do Oscar de melhor canção original. Minha nota: 8.

(2006) Apenas uma vez

Elenco: Alaistair Foley, Bill Hodnett, Geoff Minogue, Gerard Hendrick, Glen Hansard, Hugh Walsh, Mal Whyte, Marcella Plunkett, Markéta Irglová.

Direção: John Carney.

Disponível até: 01/09/2016

Um músico de rua em Dublin inicia uma amizade com uma vendedora de flores e o duo acaba compondo e gravando uma série de músicas.

Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu (Airplane!) é uma comédia muito conhecida graças à "Sessão da Tarde", mas talvez pouco "compreendida": muitos trocadilhos são intraduzíveis, e poucos devem entender as referências a séries de TV e filmes antigos. Por isso, recomendo principalmente a quem entenda bem inglês e/ou seja fã de cinema. Minha nota: 8.

(1980) Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu

Elenco: Al White, Barbara Billingsley, Barbara Stuart, Craig Berenson, David Leisure, Ethel Merman, Frank Ashmore, Jill Whelan, Jimmie Walker, Jonathan Banks, Joyce Bulifant, Julie Hagerty, Kareem Abdul-Jabbar, Kenneth Tobey, Lee Bryant, Lee Terri, Leslie Nielsen, Lloyd Bridges, Lorna Patterson, Marcy Goldman, Maureen McGovern, Nicholas Pryor, Norman Alexander Gibbs, Peter Graves, Robert Hays, Robert Stack, Rossie Harris, Stephen Stucker.

Direção: David Zucker, Jerry Zucker, Jim Abrahams.

Disponível até: 01/09/2016

Nesta paródia de filmes clássicos de desastre, um piloto de combate traumatizado é forçado a aterrissar um avião de passageiros quando uma intoxicação alimentar atinge a tripulação.

Babel é um drama dirigido por Alejandro G. Iñárritu, com atuações de Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael García Bernal. Recebeu 6 indicações ao Oscar e venceu na categoria "melhor trilha sonora". Minha nota: 8.

(2006) Babel

Elenco: Adriana Barraza, Boubker Ait El Caid, Brad Pitt, Cate Blanchett, Elle Fanning, Gael García Bernal, Koji Yakusho, Mohamed Akhzam, Nathan Gamble, Rinko Kikuchi, Said Tarchani.

Direção: Alejandro González Iñárritu.

Disponível até: 01/09/2016

Quando um casal americano em férias no Marrocos é vítima de um ato de violência, uma série de eventos se desenvolve em quatro países.

Batman Begins é o primeiro da trilogia de filmes dirigidos por Christopher Nolan com Christian Bale assumindo o papel do Homem-Morcego. O filme está na 109ª posição dos "top 250" do IMDb. Minha nota: 8.

(2005) Batman Begins

Elenco: Christian Bale, Cillian Murphy, Gary Oldman, Katie Holmes, Ken Watanabe, Liam Neeson, Michael Caine, Morgan Freeman, Rutger Hauer, Tom Wilkinson.

Direção: Christopher Nolan.

Disponível até: 01/09/2016

Depois do assassinato de seus pais, Bruce Wayne vai treinar em uma organização suspeita e volta a Gotham City para combater o crime com uma nova identidade.

Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid), com Paul Newman e Robert Redford nos papéis principais, foi vencedor de 4 Oscars, incluindo o de melhor canção original. No momento, ocupa a 185ª posição dos "top 250" do IMDb. Minha nota: 8.

(1969) Butch Cassidy

Elenco: Cloris Leachman, Donnelly Rhodes, George Furth, Henry Jones, Jeff Corey, Katharine Ross, Kenneth Mars, Paul Newman, Robert Redford, Strother Martin, Ted Cassidy.

Direção: George Roy Hill.

Disponível até: 01/09/2016

Uma charmosa dupla de assaltantes decide que a Bolívia é o melhor destino para fugir da lei.

Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima), ganhador de um Oscar, é um filme dirigido por Clint Eastwood que conta a história da batalha de Iwo Jima, na segunda guerra mundial, pela perspectiva dos japoneses que lutaram nela. Minha nota: 9.

(2006) Cartas de Iwo Jima

Elenco: Eijiro Ozaki, Hiroshi Watanabe, Kazunari Ninomiya, Ken Watanabe, Nae, Ryo Kase, Shido Nakamura, Takashi Yamaguchi, Takumi Bando, Tsuyoshi Ihara, Yuki Matsuzaki.

Direção: Clint Eastwood.

Disponível até: 01/09/2016

Enquanto os aliados invadem seu território, as tropas japonesas que defendem Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial se preparam para encarar seu destino.

Conta comigo (Stand by Me) é baseado em uma estória de Stephen King e dirigido por Rob Reiner, e está na 189ª posição dos "top 250" do IMDb. Minha nota: 9.

(1986) Conta comigo

Elenco: Bradley Gregg, Casey Siemaszko, Corey Feldman, Gary Riley, Jason Oliver, Jerry O'Connell, Kiefer Sutherland, Richard Dreyfuss, River Phoenix, Wil Wheaton.

Direção: Rob Reiner.

Criação: Stephen King.

Disponível até: 01/09/2016

Quatro garotos se aventuram no bosque procurando o corpo de um adolescente desaparecido e aprendem algumas verdades sobre si mesmos nesta jornada.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind), filme vencedor de um Oscar, é uma ficção científica de Steven Spielberg com Richard Dreyfuss no papel principal. Minha nota: 7.

(1977) Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Elenco: Bob Balaban, Cary Guffey, François Truffaut, George DiCenzo, Lance Henriksen, Melinda Dillon, Merrill Connally, Richard Dreyfuss, Roberts Blossom, Teri Garr.

Direção: Steven Spielberg.

Disponível até: 01/09/2016

Enquanto eventos inexplicáveis chocam os especialistas, um homem obcecado por OVNIs é atraído para uma montanha misteriosa e tem um encontro de outro mundo.

Diamante de sangue (Blood Diamond) concorreu a 5 Oscars, conta com as atuações de Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou e Jennifer Connelly, e é muito indicado a quem acredita que "diamantes são os melhores amigos de uma garota". Minha nota: 9.

(2006) Diamante de sangue

Elenco: Arnold Vosloo, Basil Wallace, Benu Mabhena, David Harewood, Djimon Hounsou, Jennifer Connelly, Jimi Mistry, Leonardo DiCaprio, Michael Sheen, Stephen Collins.

Direção: Edward Zwick.

Disponível até: 01/09/2016

Em Serra Leoa, um contrabandista de diamantes se oferece para unir novamente um pescador e sua família em troca de uma pedra enorme encontrada pelo pescador.

Feitiço do tempo (Groundhog Day) merecia ter como título a tradução literal, "Dia da Marmota", que funcionaria até melhor do que o original (graças ao trocadilho). É uma de minhas comédias favoritas com Bill Murray, está na 222ª posição dos "top 250" do IMDb e, novamente, graças à "Sessão da Tarde", a maioria dos leitores já deve ter assistido... Minha nota: 9.

(1993) Feitiço do tempo

Elenco: Andie MacDowell, Angela Paton, Bill Murray, Brian Doyle-Murray, Chris Elliott, Marita Geraghty, Rick Ducommun, Rick Overton, Robin Duke, Stephen Tobolowsky.

Direção: Harold Ramis.

Disponível até: 01/09/2016

Um repórter é enviado para cobrir um evento de uma pequena cidade, se irrita com seu produtor e passa a viver o mesmo dia várias vezes até aprender que toda ação tem uma consequência.

Fugindo do Inferno (The Great Escape) é um filme de aventura com grande elenco, e está na 121ª posição dos "top 250" do IMDb. Minha nota: 7.

(1963) Fugindo do Inferno

Elenco: Charles Bronson, David McCallum, Donald Pleasence, Gordon Jackson, Hannes Messemer, James Coburn, James Donald, James Garner, Richard Attenborough, Steve McQueen.

Direção: John Sturges.

Disponível até: 01/09/2016

Esta aventura épica acompanha um audacioso plano de oficiais aliados para realizar uma fuga em massa de um campo de prisioneiros alemão altamente protegido.


Na próxima semana devo publicar uma outra lista com mais títulos a sair em breve.

Agora é com você: indique nos comentários abaixo alguns dos seus títulos favoritos na Netflix!

23 comentários:

  1. Dei valor! Foi muito legal indiciar filmes próximos a expirar. As expirações de 1/9 são um soco na alma,espero que a Netflix traga uma bela atualização pra compensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato! E vale lembrar que a Netflix costuma renovar muito do que está marcada para sair, portanto o impacto pode ser menor do que imagina...

      Excluir
    2. Que entre no catálogo os filmes do Indiana Jones.

      Excluir
  2. Ótima iniciativa!

    Eu já aproveitava as publicações de títulos a expirar para dar prioridade a alguns filmes e séries, mas era difícil escolher algo, mesmo com as notas do IMBD junto aos títulos.

    Dos títulos que estão a expirar no dia 01/09, recomendo "A Mulher Faz o Homem", do Frank Capra. Assisti ontem e achei ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato! Havia pensado em indicar A Mulher Faz o Homem (assim como vários outros), mas a lista original estava enorme... acabei removendo vários e, ainda assim, achei melhor dividir o resultado em duas partes.

      Excluir
  3. Gostaria de assistir o filme UMA LUZ NA ESCURIDÃO, com Michael Douglas e Melaine Grift, já pedi varias vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laercio, aqui não é a Netflix - este é o blog não-oficial "Filmes Netflix", que fornece informações de interesse aos usuários do serviço de streaming.

      Recomendo que entre em contato com a Netflix, via telefone ou chat, para que registrem seu pedido (embora nada garanta que um dia ele seja atendido)...

      Pelo que vi, talvez o filme fique disponível futuramente na Netflix (a página de Uma Luz na Escuridão está disponível, mas o filme ainda não). Se eu descobrir algo sobre sua estreia publicarei a respeito - portanto, continue acompanhando o blog (principalmente as listas de futuros lançamentos).

      Excluir
    2. Eu gostaria de saber quando vão por no Netflix a segunda temporada de o mundo de Mia?

      Excluir
  4. Vi ontem um Western chamado Pacto de Justiça , com Robert Duval e Kevin Costner ... recomendo .

    ResponderExcluir
  5. Diamante de Sangue realmente é muito bom. Do De Caprio também vi Ilha do Medo, nota 9. Os Outros, nota 10. Seven, 10. Amadeus, 10. Qualquer um do Quentin Tarantino. Não sei se estes filmes ainda estão disponíveis.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rico, tudo bom já pensou fazer algo igual(indicações, revieiw e lançamentos),no seu canal do YouTube pois a maioria dos canais so falam dos grandes lançamentos e esquecem as "pequenas" pérolas "escondidas" no catálogo da Netflix. Valeu e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regi! Já pensei nisso, só falta tempo... talvez eu consiga no futuro.

      Excluir
    2. Aguardo ansioso por isso, valeu um abraço.

      Excluir
    3. Ricardo, você tem um canal no YouTube?

      Excluir
    4. Leodio, veja os links para os canais do blog no canto superior direito da página.

      Excluir
  7. Ricardo, sua lista de recomendações bate com a minha. Acrescentando O Barco - Inferno no Mar, um grande filme (apesar de longo), Jornada nas Estrelas-Nêmesis, Beijos que Matam, O Mágico de Oz(1939), As Torres Gêmeas, Nas Profundezas do Mar sem Fim e A Competição. Como setembro, grande parte dos filmes a expirar estavam na minha lista, tive que fazer uma maratona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, algumas das suas recomendações já estão na segunda parte deste artigo, que devo publicar na próxima semana. Grato pelas demais!

      Excluir
  8. Sabe dizer quando lança a 10 temporada de Bones?

    ResponderExcluir
  9. Curti demais a idéia, legal mesmo é se tivesse como saber qual foi a % de aumento nas pessoas que assistiram esses filmes lol

    ResponderExcluir
  10. Adorei Ricardo! E a primeira recomendação foi logo A conversação, um ótimo filme, já vi várias vezes. Eu não sabia que tu tinha canal no YT, vou lá, obrigada!

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.