Microsoft pode abandonar Silverlight, plugin usado pela Netflix

Este artigo é para aqueles que gostam de conhecer os bastidores tecnológicos dos serviços e produtos que utilizam...

De acordo com matéria publicada hoje na ZDnet (e em vários outros sites), a Microsoft poderá abandonar o desenvolvimento (e futuramente o suporte) do seu plugin Silverlight após o lançamento da versão 5 do mesmo, ainda em novembro. O Silverlight é utilizado pela Netflix para a exibição de filmes em PCs e Macs. Até o momento a Microsoft não confirmou nem negou a informação.

A dúvida é: se a Microsoft realmente abandonar seu Silverlight, em que isto afetará a Netflix? Para seus usuários, a curto prazo, talvez nada... mas a médio e longo prazo, um dos possíveis benefícios seria a adoção de outra tecnologia que suporte mais plataformas (como o Linux).

Coincidência ou não, a Adobe anunciou hoje que pretende abandonar o Flash Player de dispositivos móveis para focar-se na tecnologia HTML5 (embora continue a desenvolver Flash para desktops e apps).

Fontes: ZDnet, Adobe

12 comentários:

  1. Justo quando eu havia achado uma utilidade para o Silverlight no meu pc! rs. A Adobe também não confirma, mas ao que tudo indica vai acabar com o Flash inclusive para desktops. Não sei se é o HTML5 que o Netflix ira usar, mas será que ele ter melhor suporte do que o silverlight? Acho o plugin da Microsoft pelo menos no Netflix excelente.

    ResponderExcluir
  2. Elias, acredito que o Flash ainda tenha seu espaço, embora cada vez menor devido ao avanço de tecnologias como Javascript, HTML 5, WebGL e outras.

    A Netflix parece estar investindo pesado no aprimoramento do padrão de vídeo do HTML 5, que, na sua condição atual, não consegue fornecer uma experiência tão boa quando o Silverlight. A Netflix, juntamente com muitas outras empresas, participa ativamente do comitê MPEG DASH (Dynamic Adaptive Streaming over HTTP), cujos objetivos são, entre outros:

    - entrega eficiente de mídia MPEG via HTTP de modo adaptável, eficiente, progressivo, para download e/ou streaming;
    - suporte ao streaming de conteúdo ao vivo;
    - uso fácil e eficiente de componentes de infraestrutura de distribuição existentes, como
    CDNs, proxies, caches, NATs e firewalls;
    - suporte a vários métodos de gestão de direitos digitais (DRM) e proteção de conteúdo;

    É provável que ainda este mês a especificação do MPEG DASH fique pronta, mas parece que ainda falta uma forma de utilizá-lo com a tag do HTML5...

    ResponderExcluir
  3. Flash tem que morrer junto com o Silverlight... tecnologia de código fechado só atrasa a web.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, historicamente isso não é verdade: as primeiras tecnologias de vídeo na Web eram todas proprietárias, como QuickTime, Windows Media Player e RealNetworks. Ninguém pode negar que elas enriqueceram a experiência dos usuários, embora existisse sempre o problema de compatibilidade com plugins e suas diferentes versões, por exemplo. E foi justamente a tecnologia Flash que se tornou o maior "padrão" e resolveu a maioria dos problemas anteriores (já que o Flash Player é disponível em muitas plataformas desktop e móveis).

    As grandes empresas não costumavam abrir o código de seus produtos, mas parece que finalmente estão todas trabalhando juntas para criar um "padrão" aberto - mas não necessariamente "códio aberto". Tenho a impressão de que o resultado do MPEG DASH será um misto de código de referência aberto com código proprietário (mas posso estar enganado)...

    ResponderExcluir
  5. Eu como desenvolvedor lamento, pois fizemos alguns projetos utilizando silverlight e foi um prazer programar com ele.
    Lamento que isso tenha acontecido, o jeito é continuar com os problemas do html.

    ResponderExcluir
  6. Há um novo post no blog técnico da Netflix, em que eles anunciam que a reprodução do conteúdo em HTML5 já está disponível para quem instalar o Windows 8.1 Preview com Internet Explorer 11:

    The Netflix Tech Blog: HTML5 Video in IE 11 on Windows 8.1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Caio! Eu ja' havia visto, mas estou viajando no momento e infelizmente nao tenho tempo para atualizar o blog com noticias... Quando eu voltar tentarei escrever algo a respeito.

      Excluir
  7. Eu tenho um celular Android com netflix , e goataria de saber se tem como passar na TV o conteúdo que esta no meu celular via cabo, tem???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A depender do seu aparelho Android e da sua TV, é possível - tanto via cabo quanto wireless. Também é possível utilizar um outro aparelho com seu celular, como o Chromecast.

      Excluir
    2. Meu celular e LG Nexus 5
      Tv não e smartv e nem tem internet.
      Coloca uma cabo USB e ele não compartilha .

      Excluir
    3. Acredito que você possa ver a tela de seu celular em uma TV ligando eles com um cabo de SlimPort para HDMI, como neste vídeo (ou neste).

      Excluir
    4. Meu celular androd LG Nexus 5
      Minha TV não tem smart v. Somente via cabo USB

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.