Legendas para Frida

Infelizmente existem filmes na Netflix com problemas de áudio de legendas. Eis alguns poucos exemplos:
Não podemos fazer nada (além de reclamar) quando o filme não é dublado. Porém, se você assiste a Netflix por um PC, você pode carregar suas próprias legendas!
Neste exemplo, vou mostrar como você pode assistir Frida em seu PC pela Netflix, com legendas em português ou inglês:
  1. Baixe para o seu computador a legenda no idioma de sua escolha: português ou inglês. (Importante: não vi o filme com as legendas em português, mas parecem estar razoavelmente OK.)
  2. Inicie a reprodução de Frida - mas não entre em tela cheia! Assim que o filme começar a ser reproduzido, pause-o.
  3. Em seguida, aperte [Ctrl]+[Alt]+[Shift]+[M]. Deverá aparecer a janela de diagnósticos.
  4. Clique em "Load Custom DFXP File" e selecione o arquivo que você baixou no item 1.
Se tudo der certo, você poderá escolher o áudio que quiser e ver o filme com as legendas que baixou! :)

Publicarei mais informações sobre legendas no formato DFXP em um próximo artigo. Se tiverem alguma dúvida, deixem um comentário.

Atualização: se lhe interessar, veja como criar suas próprias legendas para filmes da Netflix.

12 comentários:

  1. Então o link da pra uma pagina html com a legenda, e não com o arquivo DFXP..o q faço?

    ResponderExcluir
  2. Como faz para baixar a legenda se quando clico em "português" no item 1 como você disse vai para uma página html? nao consigo "BAIXAR" pra depois load custom file etc

    ResponderExcluir
  3. Alterei o link e, agora, deve ser possível baixar o arquivo apenas clicando nele.

    Mas fica a dica: vocês poderiam simplesmente salvar essa página com o conteúdo da legenda. Opcionalmente, poderiam também clicar no link com o botão direito do mouse e selecionar "Salvar link como..."

    ResponderExcluir
  4. esse comando [Ctrl]+[Alt]+[Shift]+[M] não funciona no meu notebook. o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  5. Podem ser muitos os motivos do comando não funcionar, entre eles:

    1) O reprodutor de vídeo não estar com o "foco" do teclado
    2) Você estar rodando o aplicativo Silverlight da Netflix em tela cheia
    3) Outro programa usar o mesmo atalho
    4) Seu teclado não conseguir "enxergar" o pressionamento simultâneo das 4 teclas

    Possíveis soluções, respectivamente:

    1) Clique uma vez no meio da tela do reprodutor antes de usar o comando
    2) Tecle [ESC] para sair do modo de tela cheia (você pode voltar à tela cheia depois de carregar as legendas)
    3) Tente fechar todos os programas que você não esteja usando (mesmo os que aparecem na bandeja do sistema)
    4) Infelizmente esta pode ser uma limitação física: alguns teclados percebem o pressionamento simultâneo de até 3 teclas, mas não mais do que isso... outros não percebem uma combinação específica de 4 ou mais teclas. A "solução" neste caso seria fazer um teste com um teclado USB externo, ou um software que "simule" o pressionamento dessa combinação de teclas. Mas acredito (e espero) que seu problema seja mais simples e fácil de ser solucionado.

    ResponderExcluir
  6. Isso não funciona no Wii, que é o console que uso pra assistir filmes no Netflix e agora? Dificilmente uso o PC pra ver filmes.

    ResponderExcluir
  7. T-Rex, acho que só lhe resta uma opção: reclamar com a Netflix! 0-800-086-4042

    ResponderExcluir
  8. Tenso... não sei se vc leu algumas das reclamações minha lá no Netflix Brasil no Facebook, mas parece que eles nem se importam com a reclamação dos outros e ainda insistem em botar filmes com opções incompletas, isto é, eles ainda não padronizaram o essencial que todo mundo precisa para cada novo filme que o Netflix inserir no site:
    * Legenda
    * Áudio Original
    * Áudio Dublado
    Mas eles ficam botando sem legendas, outros sem dublagem ou com problemas de sincronia. Eu reclamo lá porque eu sou deficiente auditivo e não uso telefone, como vc botou pra eu reclamar, mas eu não uso telefone e agora? Só me restava reclamar no facebook e no twitter, mas nada de ser atendido. Estou chateado... pretendo cancelar logo no próximo mês.

    ResponderExcluir
  9. T-Rex, você está certo, os canais oficiais da empresa são apenas esses (telefone, Facebook e Twitter).

    Não sei quais são as reais dificuldades para eles trazerem os filmes com áudio original, dublado e legendas, mas imagino que os piores devam ser problemas de licença (limitados a tempo de uso, região, mídia e outros), e em número muito menor alguns problemas técnicos.

    O pior é que eles certamente sabem o quanto essa situação é decepcionante, já prometeram resolver os problemas mas demoram muito a fazê-lo... :(

    ResponderExcluir
  10. Liguei para o atendimento telefônico e perguntei sobre a demora na solução dos problemas. A atendente (como sempre, muito gentil) disse que alguns filmes "são comprados assim" (dublados e sem legendas, por exemplo), e precisam ser "comprados de outra forma" para ter o áudio original e legendas. Segundo ela isso leva tempo, e é feito pela Netflix nos EUA.

    Comentei sobre a falta de sincronia de áudio (que é um problema técnico, e não de licença - ou seja, não é preciso "comprar" o filme em outro formato), e ela disse que todas os problemas técnicos são passados para a Netflix nos EUA, onde são corrigidos... mas aqui no Brasil o atendimento não sabe dizer nada sobre o andamento dessas correções (não fazem idéia de prazo para solução nem são notificados quando ocorre).

    Ou seja, parece que a Netflix Brasil pouco pode fazer para resolver os problemas, e a dos EUA deve estar sobrecarregada com o lançamento de novos aplicativos e filmes em diversas plataformas, idiomas e países... :(

    Fica a impressão de que estão economizando em pessoal para reduzir custos e investindo tudo para abrir novos mercados (talvez em parte para reduzir o efeito do fiasco com o Qwikster). Isso fica mais evidente ao ver a queda de desempenho da Netflix no último quadrimestre (nos EUA), queda de suas ações na bolsa de valores e uma previsão nada otimista para o desempenho global até o final do ano...

    ResponderExcluir
  11. Entendi... então, tá na cara que não há equipe especializada em áudio e legenda pro Netflix Brasil para que esta mesma equipe trabalhe no desenvolvimento de legendas e embuti-las nos próximos filmes a serem incluídos... logo então, o Netflix Brasil não tá colaborando os que muitos estão pedindo... como vc mesmo disse, o Netflix Brasil pouco pode fazer alguma coisa, né... e com isso, vou cancelar o Netflix em janeiro, pois preciso terminar de ver o seriado legendado antes de acabar o dezembro. Assim que o Netflix Brasil começar a se manifestar, crie um novo post do seu blog avisando que o Netflix Brasil começou a atender prontamente os pedidos de muitos... aí volto a assinar, caso contrário, não volto a assinar. Eu me sinto magoado com tudo isso, ainda mais por ser um deficiente auditivo...

    ResponderExcluir
  12. Se eu que não sou deficiente já acho muita falta de consideração alguns dos problemas da Netflix, mal consigo imaginar como deve ser para você... Mas caso ainda tenha algum interesse na Netflix, acompanhe o blog - vou tentar ficar menos sumido daqui para a frente. ;)

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.