Como colocar legendas em um filme da Netflix

Infelizmente, alguns filmes da Netflix não possuem legendas, embora a empresa tenha prometido que todos os vídeos terão áudio original e legendas em português.

Enquanto isso não acontece, reclame! :)

Se você tem o espírito "faça você mesmo" e assiste a Netflix em um PC, além de reclamar, existe outra coisa que você pode fazer: criar suas próprias legendas! Este artigo explica como fazê-lo, passo a passo.

Para entender como funciona o processo, sugiro que primeiro carregue as legendas de um filme antes de tentar criar as suas próprias legendas. Recomendo fazer isso com os filmes Frida e Psicose. Vá lá, faça o teste, e depois continuamos.

Pronto? Muito bem, essa foi a parte fácil! :)

Pegando um atalho - encontrando legendas prontas

Se já existir um arquivo com legendas para o filme que você quer ver, basta usá-lo. Pretendo lançar novas legendas se eu as fizer, e você poderá encontrá-las aqui.

Outra fonte de legendas (também já no formato da Netflix) é o site americano de Tom Fahy, que contém mais de 300 legendas de vídeos da Netflix, embora as legendas sejam em inglês e muitas sejam de vídeos (ainda?) não disponíveis no catálogo brasileiro.

Existem vários sites com legendas para filmes e séries em vários idiomas (inclusive português), mas em formatos diferentes que não funcionam na Netflix. O formato mais popular é o .SRT, ou SubRip. Legendas nesse formato podem ser encontradas em sites como opensubtitles.org, allsubs.org, podnapisi.net e muitos outros, mas o All4DivX indexa o conteúdo de dezenas de sites, portanto eu o sugiro como primeiro local de busca.

Se você tiver sorte, encontrará um arquivo .SRT com as legendas do vídeo que deseja assistir. Agora basta convertê-lo para o formato usado pela Netflix.

Editor de legendas - Jubler

Para converter um arquivo de legendas do formato .SRT (e alguns outros, como .SUB e .SSA) para o formato Timed Text Markup Language (TTML) da W3C (que é o formato usado na Netflix), você pode usar o editor de legendas Jubler, que é grátis.

Após baixar e instalar o Jubler, basta abrir a legenda .SRT nele, salvá-la como (Save as...) W3C Timed Text e Encoding UTF-8, e em seguida mudar a extensão do arquivo de .XML para .DFXP.

Se você tiver muita sorte, resta apenas assistir ao filme com as novas legendas! Mas é muito provável que elas estejam fora de sincronia e seja necessários ajustar o tempo delas.

Editor de legendas - Subtitle Workshop

Para criar (ou alterar) legendas para qualquer filme você precisa de duas coisas: o texto de cada legenda, e o tempo em que cada uma aparece e some da tela. Um editor de textos simples como o Bloco de Notas do Windows é o suficiente para editar um arquivo de legendas, mas um programa específico para isso é muito melhor. Um bom editor de legendas é o Subtitle Workshop, também grátis. O funcionamento do programa não será abordado neste artigo, mas você pode encontrar tutoriais facilmente - eis dois exemplos:
Tanto o Jubler quanto o Subtitle Workshop possuem recursos para ajustar o tempo das legendas. Como o Subtitle Workshop é mais popular e possui mais tutoriais, talvez seja o mais indicado para iniciantes.

Um recurso interessante do Subtitle Workshop é o "ajuste de legendas" (subtitle adjust), que pode corrigir o tempo de todas as legendas de uma só vez. Para usá-lo, é preciso saber o momento de início da primeira e da última legenda do filme. Mesmo que você tenha medo de spoilers, não vai ter outro modo: será preciso tocar o início e o final do filme na Netflix para saber o momento exato de início da primeira e da última legenda. Com essa informação, carregue a legenda no Subtitle Workshop, aperte [Ctrl]+[B] e informe o momento de início da primeira legenda e o momento de início da última. O programa fará o ajuste, e agora basta salvar as legendas como .SRT e convertê-las para .dfxp (consulte a seção acima, Editor de legendas - Jubler).

Se tiver sorte, o trabalho acabou por aqui! Mas ainda é possível que a legenda baixada seja de outra versão do filme, com cenas diferentes (ou de duração diferente). Neste caso, o trabalho pode ser grande... minha sugestão é baixar outra legenda e ver se ela parece se encaixar melhor ao filme do que a legenda anterior. Caso não consiga uma legenda melhor, será preciso revisar o arquivo todo, cena por cena, ou até mesmo legenda por legenda...

Problemas e soluções

Ninguém é perfeito. Eu não sou, a Netflix não é, e o Jubler também não. :p

Mesmo que você tenha feito tudo direitinho, é possível que ocorram falhas ao carregar as legendas no reprodutor da Netflix. Nesta caso, as legendas não aparecem... mas aparece alguma mensagem no Log (que pode ser aberto com [Ctrl]+[Alt]+[Shift]+[L] - veja este artigo para maiores detalhes), algo como:
Captions|Error|Unable to deserialize captions, reporting not available: System.Xml.XmlException: [Xml_InvalidCharacter] [...]

Captions|Error|Unable to deserialize captions, reporting not available: System.Xml.XmlException: [Xml_ErrorParsingEntityName] Arguments: ,993,68 (<- linha, col. do erro)
Já vi isto acontecer devido a erros no formato XML gerado pelo Jubler (e pra ser sincero, já vi erros parecidos em legendas da própria Netflix). Tente abrir seu arquivo .dfxp no Bloco de Notas e trocar qualquer ocorrência do caracter "&" por "&amp;" - talvez isto baste.

Outro problema pode ser a presença de caracteres (normalmente letras acentuadas) que não estejam codificados no padrão UTF-8. Alguns editores (como SciTE / SCIntilla e UltraEdit) permitem definir a codificação de um arquivo e assim converter do padrão "convencional" ISO-8859-1 (ou Windows-1252) para UTF-8. Se para você essa sopa de letrinhas não faz sentido nenhum, talvez seja interessante usar um conversor de arquivos online, como este.

Boa sorte! :)

12 comentários:

  1. http://www.cdef.com.br/teacher/dicas-para-o-netflix

    ResponderExcluir
  2. cara tem isso aqui que da para ver só os legendados http://movies.netflix.com/Subtitles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que me lembro, ela não funciona 100% - ou seja, ela lista filmes sem legenda, e há filmes legendados que não aparecem nela...

      Excluir
  3. Alguem sabe quanto fps das legendas para sincronizar?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Estou acessando o Netflix com conteúdo dos EUA, porem todo o conteúdo é em inglês. Queria saber se esse esquema de legendas ainda funciona. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente removeram essa funcionalidade após a última atualização do software da Netflix. :( Até o momento não vi nenhuma outra forma de habilitar legendas externas...

      Excluir
    2. É uma pena, pois usando o Ultrasurf ou o Freegate, temos acesso ao conteúdo americano do Netflix, com filmes mais atuais e maior opção de seriados. É uma pena que a função de carregar legendas externas não funcione mais =/. De qualquer forma obrigado pela informação!

      Excluir
    3. cara, ainda funciona para mim ;)

      Excluir
  6. Também assisto a Netflix USA com legendas e áudio em inglês e
    nunca vi essa opção na Netflix, por acaso ainda existe? Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Netflix não presta.! sempre o filme da erro, nunca tem filme dublado 16 reais jogado no lixo

    ResponderExcluir
  8. Para quem não deu certo se liga na dica a netflix mudou e não conta nada né.
    então tente ai ctrl + Alt + Shift + T
    Vai abrir uma caixa e vc escolhe o arquivo .dfxp
    Pronto foi complexo eu achar essa solução mas achei e acho justo compartilhar faça isso também se vc achar alguma solução legal de um problema que todos estão tendo divida a informção. Valeu
    Forte abraço. a todos

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.