Crie sua lista de filmes a assistir

Obs: a Netflix suspendeu esta funcionalidade, mas poderá torná-la oficial em breve.

A Netflix fornece aos usuários americanos "listas" (ou melhor, "filas" - queues) de filmes para receber pelos correios e para assistir on-line. Isto é muito útil para streaming quando, por exemplo, você encontra um filme interessante mas não tem tempo de assistí-lo naquele momento. Quando quiser assistir algo, basta abrir a lista e verá ali os que você já havia escolhido. Infelizmente este recurso não está disponível para usuários fora dos EUA... ou melhor, não estava! :)

Roque Pinel, "mais um apaixonado pela vida digital", criou o Netflix InstantQueue Fix, que habilita o acesso à lista de streaming. Fiz o teste e posso dizer que vale a pena! Veja a seguir como usá-lo.

No momento existem duas versões: um plugin para o Google Chrome e um script Greasemonkey para o Firefox (você pode instalar o Greasemonkey para Firefox aqui). Infelizmente a versão GM (ainda) não é compatível com o Chrome e, provavelmente, com outros navegadores, mas é relativamente simples de ser modificado A última versão do script que testei, 2.2, também funciona no Google Chrome e não requer a instalação do Greasemonkey.

Início - Só para Crianças - Gêneros - Perfil de Interesses - Instant Queue

Testei a versão para Firefox e funcionou perfeitamente! Ao acessar a página da Netflix, ao lado do botão "Perfil de interesses" aparece um novo, chamado "Instant Queue". Ao clicá-lo aparece a lista com todos os filmes que você selecionou.

E adicionar um filme à lista é muito fácil - ao pairar o cursor do mouse sobre um filme aparece um pop-up com informações sobre o mesmo. Bom, não exatamente "sobre", talvez o correto seja dizer um pouco ao lado. :-P  Mas voltando ao que interessa, com o Netflix InstantQueue Fix instalado, aparecerá um novo botão no canto inferior direito, "+ Instant Queue". Clique nele e o filme aparecerá em seguida na sua lista.

Botão Instant Queue no popup do filme

Caso prefira ver mais informações sobre um vídeo primeiro, também poderá adicioná-lo à sua lista na página do filme, pelo botão "Add to Instant Queue", logo abaixo do botão "Reproduzir".

Novo botão Add to Instant Queue

Acredito que isto seja muito útil a muitos usuários. Roque, obrigado por compartilhar seu trabalho com todos! :)

23 comentários:

  1. Bom... postei no Facebook mas não custa colocar aqui também.

    "Assinamos o Netflix há 3 dias e já utilizamos bastante. Ainda tem muito o que melhorar, mas da forma como estão desenvolvendo e evoluindo está ficando cada vez melhor. Algumas coisas que discutimos aqui em casa foram que seria interessante também poder assistir alguns shows de música pelo Netflix; e sobre os Animes (ou qualquer outra coisa) gostaríamos que fosse possível escolher o áudio original - no caso dos Animes, o japonês - e não apenas dublado. Em Lost, por exemplo, também não é possível escolher áudio Inglês com legendas em Português. Continuem o bom trabalho!"

    ResponderExcluir
  2. Igor, este não é um site oficial da Netflix. Sou apenas um usuário, assim como você. Os canais oficiais de contato com a Netflix são o Facebook, Twitter e o 0-800-086-4042. Além disso, a Netflix publicou um FAQ no Facebook, confira.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, obrigado pelas sugestões!
    Fiz algumas melhorias no script para Greasemonkey e já está compatível com o Chrome.
    De qualquer forma, imagino que usar a extensão disponível na Chrome Web Store seja a melhorar opção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como fazer uma aba NOVIDADES?

      Excluir
    2. Seria de grande ajuda.
      O target é http://movies.netflix.com/WiRecentAdditions

      Excluir
  4. Legal, Roque! Não sei se seu plugin é muito diferente do script, ainda mais pelo fato do Chrome tratar userscripts como plugins... Mas outra grande vantagem dos scripts é a facilidade com que podemos analisar o código deles antes de instalá-los (sem falar no fato deles terem permissões mais restritas que plugins), o que dá muito mais segurança e tranquilidade para os usuários.

    ResponderExcluir
  5. Isso não funcionar quando eu for assistir pelo Wii, vai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona sim cara, é só baixar pelo Shopping Channel!

      Excluir
  6. Não tenho um Wii e por isso não saberia dizer... mas creio que no momento talvez não seja possível acessar a lista por ele, já que também não está disponível em PS3, Android e PC (exceto se utilizar o plugin/script do artigo). Também acredito que em breve este recurso seja liberado pela Netflix, mas é apenas um palpite...

    ResponderExcluir
  7. Olá, como se usa esse "GM" para o firefox? Me ajudem!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Não funcionou, procurei na internet como colocava isso no firefox, fix tudo certo e na hora de testar não funcionou, continuou com add queue : /
    Meu firefox é o 13.0.1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na página de um filme aparece para você o botão "+ Add to Instant Queue"? Ao clicá-lo aparece a mensagem dele ter sido adicionado à sua fila? Existe o item "Instant Queue" no menu da Netflix (à dir. de "Perfil de interesses"?

      Excluir
  9. Instalei no chrome, mas nao aparece o botao, a extensao ta instalada e aparece ao lado do perfil de interesses mas qdo coloco o mouse em cima do filme, nao aparece + Instant Queue, alguem sabe pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não está aparecendo para mim. Acredito que tenha parado de funcionar após a última atualização do site da Netflix, mas já faz algum tempo que não venho usando essa funcionalidade...

      Excluir
    2. A versão 2.3 já está disponível e deve corrigir isso.

      Excluir
    3. Confere - acabei de atualizar e agora está funcionando.

      Excluir
  10. Pessoal, é só comigo, ou ninguem mais ta conseguingo visualizar a lista? quando clico em Instant Queue, a pagina apenas da um refresh e volta pra home! e não vejo mais o botão de Add

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente parece que a Netflix retirou a funcionalidade (só nos falta saber se é algo temporário ou permanente). Liguei para o suporte e, como esperado, nem faziam ideia do que eu estava falando... Tentei abrir os links de queue e instant queue, e não funcionaram.

      Excluir
  11. É uma pena que esse recurso não esteja presente nos aplicativos para SmartTV e para iPad. Deveriam acrescentar o quanto antes, pois de fato é muito comum nos depararmos com filmes interessantes, mas que só poderemos assistir depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente, esta funcionalidade não está mais disponível no Brasil, independente do aparelho usado...

      Excluir
  12. Respostas
    1. Nenhuma, Sara. Por favor, leia a primeira linha do artigo...

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.