“A Netflix foi acusada de violar os direitos humanos em uma queixa que alega que a recusa voluntária de fornecer legendas na maioria dos programas que transmite através da Internet constitui uma discriminação ilegal contra os deficientes.”Segundo nota publicada pela PRLog, a Netflix e outras quatro empresas (Apple, Panasonic, Tivo e Toshiba) podem ser processadas por não fornecerem legendas para a maioria de seus programas transmitidos pela Internet, o que "constitui discriminação ilegal contra deficientes por negá-los 'gozo pleno e equitativo' de seus bens e/ou serviços em violação a Lei dos Direitos Humanos do Distrito de Columbia, a mais dura lei anti-discriminação dos Estados Unidos".
Se condenada, a Netflix terá que adicionar legendas a praticamente toda sua programação, "um enorme benefício não só para os surdos, mas também para o número muito maior de clientes idosos ou com problemas de audição", disse o professor de direito John Banzhaf, que já registrou com sucesso mais de 100 queixas de discriminação contra raça, sexo, nacionalidade e deficiência física.
(Fonte: PRLog)
No Brasil, a falta de legendas (ou legendas com problemas) é provavelmente uma das maiores reclamações dos usuários do serviço. A Netflix, através de sua página no Facebook, publicou em 09/09/2011:
“Pessoal, temos visto muitas perguntas sobre as legendas. Estamos trabalhando para que todos os vídeos cheguem até vocês com o áudio original e legendas em português. Alguns vídeos também serão dublados, mas isso será opcional.Embora os problemas estejam sendo corrigidos, isto parece ocorrer de forma muito lenta. Enquanto isso, mais filmes são lançados, como Psicose, que possuem apenas o áudio original mas nenhuma legenda...
Não pouparemos esforços para que vocês se divirtam da maneira mais confortável possível!”
Não custa nada ter paciência e fora que ninguém é obrigado a contratar.
ResponderExcluirCertamente a empresa quer clientes satisfeitos. Eu estou.
Alexandre, eu gosto do serviço da Netflix, e acho o preço ótimo (pelo que me oferece), porém espero que melhorem (e muito) os serviços nos próximos meses.
ResponderExcluirQuanto ao problema da falta de legendas (ou legendas fora de sincronia), os usuários americanos já têm passado pelo mesmo problema, talvez até em um grau pior do que nós brasileiros, por quase dois anos! :P Por isso não causa estranheza alguns já não terem mais paciência...
O que acho curioso nessa história toda é que, aparentemente ao contrário do Brasil, lá a maioria das reclamações vêm de deficientes auditivos. Isso levanta questões interessantes, como: pode a falta de legendas na maioria dos vídeos ser considerada discriminação por parte da Netflix (ou de qualquer empresa) contra deficientes auditivos?
A Netflix havia prometido legendar 80% ou mais do seu catálogo (nos EUA) até o final do ano, mas não sei se cumprirão com o prometido. Segundo a empresa, 30% dos títulos tinha legendas em fevereiro, mas pelo que vi, ampliaram isso para apenas 38% até agora...
Numa verificação rápida, parece que 50% dos títulos da Netflix no Brasil têm legendas em português (ou seja, como eu disse acima, estamos numa situação melhor do que os próprios americanos, embora exista muito para melhorar).
ResponderExcluirAliás, eu fico imaginando se a falta de legendas no Xbox360 (que parece não suportar legendas mesmo nos EUA) é um dos motivos (ou o principal) para a Netflix ainda não funcionar nesse console no Brasil...