Provedores de Internet: os bons, os maus e os feios

Traffic shaping
Traffic shaping pode ser um
gargalo na sua banda larga
Muitos usuários não sabem, mas eles não recebem pelo que pagam quando contratam um plano de acesso à Internet. Infelizmente isso é muito comum, mesmo sendo ilegal em alguns casos. Com isso, serviços como Netflix, YouTube, Skype e outros que requerem uma conexão de velocidade alta ("banda larga") apresentam problemas de qualidade de áudio e imagem.

Eu mesmo já passei por isso: havia contratado um plano com velocidade de 20Mb/s ("megabits por segundo"), mas a velocidade de conexão raramente passava de 2Mb/s, ou seja, 10% daquilo pelo que eu pagava. E nem poderia reclamar (?), pois havia lido no contrato que o provedor garantia apenas esses 10%, embora no momento da venda eu tivesse sido informado de que raramente isso aconteceria.

Além das limitações que aparecem claramente no contrato, existe o chamado traffic shaping, onde o provedor ajusta a velocidade da conexão do usuário de acordo com seus próprios critérios. Essa prática é necessária em muitas ocasiões para manter a qualidade do serviço prestado, mas utilizá-la para reduzir a velocidade apenas para serviços específicos (como serviços de vídeo e telefonia pela Internet) pode ser ilegal. E como não é fácil detectar objetivamente o uso de traffic shaping, os provedores negam realizar essa prática.

Apesar disso, o Measurement Lab (criado por pesquisadores, instituições e o Google) fornece algumas ferramentas para detectar o uso de traffic shaping, como o teste Glasnost. Se você desconfia que seu provedor reduz sua velocidade de conexão, talvez valha a pena fazer os testes (o que pode exigir algum conhecimento técnico, como abrir portas em seu firewall, por exemplo).

Foram publicados os resultados de testes Glasnost realizados em 2001, mas vale lembrar que é possível que um provedor de alcance nacional aplique o traffic shaping apenas (ou com mais frequência) em algumas regiões específicas:
Provedor
Nº de
 testes
Percentual de traffic shaping (margem de erro: 1%)
Uploads BitTorrent
Uploads em porta BitTorrent
Downloads BitTorrent
Downloads em porta BitTorrent
Canbras Net223151526
Embratel11541358
GVT8010114
Hi151011226
NET Servicos de Comunicao1142161524
NTT America319383658
Telecomunicacoes do Brasil1450000
Telesc10350029
Telesp8660123
Infelizmente os dados da tabela acima são relativamente antigos e focaram apenas no protocolo BitTorrent, não informando se outros tipos de dados e serviços sofreram traffic shaping. Portanto, se você fez testes e obteve resultados mensuráveis (ou seja, se você tem praticamente certeza de que seu provedor limita sua banda conforme o tipo de serviço utilizado), deixe um comentário com seus achados, e não esqueça de dizer quais testes realizou, qual é sua cidade e qual é seu provedor.

Claro, sempre é possível existir algum problema na sua conexão que faz com que a velocidade seja menor do que a contratada, e muitas vezes chamar o suporte técnico da empresa pode resolver isso. Se quiser testar sua velocidade de acesso à Internet, experimente um dos serviços abaixo:

E, por fim, existem os relatório da Net Index sobre provedores no Brasil (e no resto do mundo), informando quais são as velocidades médias em certos períodos por região e por provedor, tanto para downloads quanto uploads, assim como muitos outros dados.

Por acaso você leu o contrato que realizou com seu provedor, ou faz ideia de qual é a velocidade mínima que eles garantem?  Sabe se existe e, se existir, qual é o limite de franquia? Desconfia que fazem traffic shaping na sua conexão? Vale lembrar que, para aproveitar a Netflix em qualidade HD, o ideal é ter no mínimo uma conexão de 5Mb/s e habilitar "Qualidade superior" em Gerenciar qualidade de vídeo... Compartilhe conosco suas experiências nos comentários abaixo.

Fontes: Wikipedia, Superdownloads, Measurement Lab, Teste Glasnost

23 comentários:

  1. Em Fortaleza, abandonei os provedores que haviam anteriormente na cidade assim que chegou a GVT. Hoje pago mais pelos 15Mb/s da GVT do que pagava pelos 20Mb/s de outro provedor, porém sempre tenho a velocidade pela qual eu pago. A Netflix e outros serviços funcionam maravilhosamente bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GVT na cabeça! Depois que sai da OI mudei de planeta. Essa operadora deveria ser chmada de TCHAU! Porque quem tem opção não volta mais pra ela. Na minha opinião A GVT é a melhor do Brasil disparado.

      Excluir
    2. Aqui em Curitiba eu tenho GVT, plano de 10 Mb contratados, em todos os testes que fiz sempre tive velocidade máxima na conexão (10 Mb). Realmente a GVT é a melhor! Nunca tive problema com a internet. Netflix e GVT funcionam perfeitamente aqui em casa.

      Excluir
    3. Passei cinco anos pagando 2 megas que foi oferecido pela operadora OI, na verdade esse tempo todo só recebi 1 mega pagando 2, me senti lesada e na verdade eles me enganaram vendendo 2, me enformei esses dias, fiz uns testes com os próprios atendentes da OI e descobri que aqui na minha área só chega 1. Já liguei hoje e pedi GVT. Tchau pra OI.

      Excluir
  2. A Netvirtua por exemplo, você não consegue assistir um video em HD pelo netflix (via PC) pq ela simplismente some a opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o problema nesse caso é do provedor, pois existem filmes na Netflix que não são HD (e portanto não aparece essa opção na interface gráfica da Netflix no PC). Veja a lista de títulos em HD e faça um teste para ver se não é esse o problema. Além disso, certifique-se de que configurou a qualidade de vídeo como "superior" (confira o final do artigo para ver como).

      Excluir
    2. Ja fiz o teste com o mesmo filme, no Speedy e na Netvirtua.
      No Speedy aparece a opção HD e consigo colocar taxas mais altas no streaming, ja na netvirtua simplismente desaparece e limitam o streaming a 560kbps

      Excluir
    3. Zep, faltou uma informação importante: qual era a velocidade das conexões de cada provedor que você testou?

      Excluir
    4. Speedy 4 megas
      Netvirtua 20 megas

      Excluir
    5. Realmente, a diferença é gritante! ~=O Mas minha experiência foi parecida: como disse no artigo, eu pagava 20Mb/s pelo Net Vírtua e me forneciam apenas 2Mb/s. Felizmente pude mudar de provedor antes mesmo da Netflix chegar ao Brasil...

      Excluir
    6. A Net faz traffic shaping, sim. E raramente provê o que foi assinado.

      Excluir
    7. mas o que eu acho pior mesmo é a netvirtua conseguir sumir com as opções de HD manual e automatico do player pra versão PC.

      Excluir
    8. Pelo visto, as opções de HD somem se a Netflix perceber que a largura de banda não é suficiente... acontecer isso com um plano de 20Mb/s é vergonhoso!

      Excluir
    9. Mas testei com outros amigos que usam Net Virtua de diferentes velocidades mesmo altas, no Speedy 1 Mega tbm aparece a opção HD.

      Excluir
    10. Uma busca rápida no Google mostra que muitas pessoas reclamam do mesmo: não conseguem HD na Netflix usando a Net, e suspeitam de traffic shaping (como a Carola disse acima). É possível que eles limitem a banda para o serviço para que não seja possível conseguir qualidade HD...

      Excluir
  3. Gostaria de saber se alguem passou por um problema no qual a video passa mas rapido e a legenda mais devagar famoso delay entre um e outro, percebi que quando tinha speed 1mg não tinha este problema, resolvi contratar net com 10 mg e comecei a perceber que no google chrome acontecia algumas vezes, resolvi acessar com o fifefox e parece que normalizou, alguem ja passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil que o problema esteja no navegador, já que ele não faz muita coisa além de iniciar o plugin Silverlight (que é quem efetivamente reproduz os vídeos), mas posso estar enganado...

      Eu já notei, em raras ocasiões, que ocorreram problemas desse tipo a depender da velocidade da conexão, mas a "culpa" era realmente da Netflix. Para um mesmo vídeo ela cria dezenas de arquivos de vídeo e áudio diferentes, com diferentes tamanhos e resoluções para que seja utilizado o vídeo de melhor qualidade para o aparelho e velocidade de conexão que o usuário possui em um dado momento. Infelizmente podem existir erros em apenas um ou alguns desses arquivos, o que dificulta muito a identificação do problema até mesmo para o próprio pessoal de suporte da Netflix...

      Excluir
  4. Parabéns pelo post!
    Estava nos G Reader e ví a matéria. Achei que era de algum site de tecnologia! Bem completo.
    Irei fazer mais tarde o teste em casa. Mas já adianto, moro no Rio tenho GVT de 10M. Dificilmente o Netflix "trava". Uso sempre em HD.

    ResponderExcluir
  5. Bem eu moro em Barretos, SP e assino Speed 2Mb/s mas acabei de fazer o teste de velocidade e deu 3,20Mb/s então não posso reclamar... e por incrível que pareça consigo assistir os filmes da Netflix em HD no computador e no Wii!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Florianópois a NET é uma porcaria para assistir a Netflix. Para tudo mais parece que voa mas, para streaming de vídeo é uma porcaria.

    ResponderExcluir
  7. O que a ANATEL fez com os celulares em todo o Brasil poderia ser expandido para os provedores de Internet.

    ResponderExcluir
  8. Para quem mora no Paraná ficou interessante agora assistir NETFLIX com o plano da COPEL (Cia de Energia do estado) que está oferecendo internet com bandas simetricas (up e download com mesma velocidade) através da fibra ótica.

    Essa oferta faz parte de um acordo estadual que a COPEL se comprometeu a levar em 3 anos fibra ótica para todo o Paraná(http://www.copel.com/hpcopel/telecom/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel%2Ftelecom%2Fpagcopel2.nsf%2Fdocs%2F5798D658109B9DB903257427006ED6EA).

    A menor velocidade disponível que é 20 Mb custa R$ 109,00 e o dedicado é de 80%. A maior velocidade é 100Mb, ou seja, você pode virar um servidor (http://www.copel.com/hpcopel/telecom/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel%2Froot%2Fpagcopel2.nsf%2Fdocs%2FFFD9316DFE95849703257420005FEF61).

    Descobri que todas as operadoras como Oi, GVT e etc, utilizam o Backbone da COPEL, pensando dessa forma é como se estivesse comprando um carro direto da montadora sem concessionárias intermediando o negócio e fazendo a gente de louco com o mal serviço prestado.

    Vale a pena conferir se em outros estados já é possível consultar e obter internet por fibra ótica.


    Fibra ótica e NETFLIX = VIDEOS EM HD SEM ESQUENTAR A CABEÇA

    # Sky nunca mais # NETFLIX pode melhorar um pouco mais e oferecer seriados e filmes da WARNER, ex: Two and a Half Men, Batman, etc.

    ResponderExcluir
  9. Assino 10Mb da NET e não tenho do que reclamar, ele satisfaz minha necessidade. Segundo alguns testes que fiz, minha banda larga quase alcança os 10Mb, fica em torno de 9.7. Consigo assistir os filmes da Netflix em HD normalmente, na qualidade High. Mas há momentos, que acho que depende de horários de pico, essa qualidade cai para Médio, mas ainda com uma imagem muito boa e som 5.1 canais, não sendo culpa da Netflix e sim da internet mesmo. Não tenho conhecimento desse shapping, então não posso opiniar.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.