Redbox Instant será novo competidor direto da Netflix nos EUA

A batalha por usuários de vídeo sob demanda aquece mais um pouco nos EUA. Após anunciar a parceria em fevereiro, Verizon e Redbox afirmam que o Redbox Instant estará operando até o Natal, trazendo streaming por assinatura, aluguel e venda de filmes por download, além de DVDs em quiosques.

"O Redbox Instant está sendo testado nas casas de cerca de 500 funcionários da Verizon, focando inicialmente apenas em filmes novos, já disponíveis para venda e locação", disse Eric Bruno, vice-presidente de estratégia e planejamento para para mercados de negócios de consumidores e massa da Verizon. A Coinstar, proprietária da Redbox, e a Verizon, querem desenvolver uma rede de streaming "que possa enfrentar a Netflix e a Amazon".

No primeiro semestre de 2012, o mercado americano de streaming por assinatura quintuplicou em relação ao ano anterior, alcançando US$ 1,1 bilhões, segundo dados do Digital Entertainment Group.
Os títulos poderão ser baixados em dispositivos móveis, videogames e set-top boxes, por aplicativos disponíveis na app store da Apple, Google Play, e outros.

O início da operação do serviço está planejado para ser entre final de novembro e meados de dezembro, após um breve período de teste público.

Enquanto a Netflix paga aos provedores de conteúdo um valor fixo, a Coinstar e Verizon pagarão com base no número de assinantes, como num sistema tradicional de TV a cabo, o que reduz a pressão em aumentar o número de novos assinantes.

O Redbox Instant ainda não anunciou o valor a ser cobrado pelo serviço.


Fonte: Bloomberg.

7 comentários:

  1. Parece ter o mesmo formato do SundayTV do Terra, em que filmes/séries de qualidade são pagos a parte e o pacote de assinatura nao tem nada que preste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não divulgaram quais serão os títulos de lançamento, portanto só podemos especular...

      Além disso, a Redbox já possui mais de 40 mil quiosques automáticos, onde os clientes podem alugar DVDs, Blu-rays e videogames. Ou seja, segue bem a história da Netflix, pois ambos os serviços começaram com aluguel de discos (a Netflix pelo correio, a Redbox em quiosques), e depois passaram a oferecer streaming.

      Excluir
    2. Embora tenha semelhanças com a Netflix, pelo fato de fornecer aluguel de DVD , o formato do serviço de streaming da Netflix é um dos poucos em que você paga taxa única e tem acesso amplo a conteúdo de qualidade. A maioria dos serviços que estão surgindo, inclusive no Brasil, oferecem títulos de qualidade para aluguel e compra online, enquanto que os planos de assinatura ficam com títulos antigos e pouca diversidade. Foi isso que eu quis dizer e por isso a comparação com SundayTV. Acho pouco provável que eles tenham um catálogo tão diversificado quanto o Netflix em seu pacote de assinatura, pelo simples fato de adotarem o aluguel e compra de download.

      Excluir
    3. É possível, mas não acho que a qualidade dos títulos seja um problema para eles.

      Pelas declarações, penso que existe também outra possibilidade: o catálogo de streaming ser parecido com o da Netflix (embora menor, ao menos no início, e sem os títulos exclusivos da Netflix), com títulos mais antigos, e o catálogo de aluguel/venda on-line ser parecido com o da Amazon, com títulos mais recentes.

      Excluir
    4. Mas é extamente isso que estou falando.

      Excluir
  2. Para quem lê em inglês, segue uma matéria do site da revista norte-americana Fortune sobre 11 serviços concorrentes do Netflix nos Estados Unidos:

    http://money.cnn.com/galleries/2012/technology/1202/gallery.11-netflix-alternatives.fortune/index.html

    ResponderExcluir
  3. o importante é ter concorrência "forte"

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.