Netflix legendará todo o catálogo americano até 2014

O processo contra a Netflix devido a falta de legendas em muitos títulos, nos EUA, chegou ao fim quando as partes envolvidas alcançaram um acordo.

Hoje, cerca de 82% das horas de streaming da Netflix nos EUA possuem legendas. A empresa comprometeu-se a aumentar esse valor para 90% até 30/09/2013, e chegar a 100% em 30/09/2014. Enquanto o catálogo não é totalmente legendado, a Netflix fornecerá uma interface que permita melhor identificar o que já está legendado.

Além disso, a empresa futuramente reduzirá o tempo entre o lançamento de um título e a disponibilização de legendas para o mesmo:

  • de 30/09/2014 a 30/09/2015: prazo médio de 30 dias
  • de 30/09/2015 a 30/09/2016: prazo médio de 15 dias
  • de 30/09/2016 em diante: prazo máximo de 7 dias, tentando fornecer as legendas durante o lançamento

A Netflix funciona em mais de mil aparelhos diferentes, mas nem todos exibem legendas. A empresa prometeu se empenhar em disponibilizá-las em todos, mas não é obrigada a alcançar esta meta.

De acordo com a NAD (National Association of the Deaf, Associação Nacional dos Surdos), essas medidas permitirão que 48 milhões de deficientes auditivos possam usufruir plenamente dos serviços de streaming da Netflix.

Segundo os termos do acordo, a Netflix pagará  US$ 755 mil aos advogados dos autores da ação, e também US$ 40 mil para a NAD monitorar as implementações das mudanças.

Fontes: NAD, Ars Technica.

4 comentários:

  1. Quse que eu li:

    Netflix igualará todo o catálogo ao americano até 2014.

    Já pensou? que beleza seria nosso catálogo igual ao americano até 2014. continuar sonhando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc disse justamente o que eu ia comentar!
      O que me interessa as legendas.

      Excluir
  2. Isso é muito bom! Meu inglês não é assim uma maravilha pra assistir a Netflix americana só com o áudio, mas tendo legendas já fica legal...

    Aproveito pra tirar alguma dúvida. Alguém conhece algum deficiente auditivo e sabe o que eles pensam sobre o Closed Caption? Eu realmente fico pensando se eles realmente gostam de ter aquelas indicações de ruído tipo [uivo ao fundo] ou pior [música tensa]. São coisas que nada acrescentam ao que se está assistindo e ainda atrapalha a imersão. Se o uivo for importante os personagens na tela vão reagir de algum modo ou comentar... Concordo que eventualmente, pra quem não ouve, essas indicações podem ser úteis, mas é muito raro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço um deficiente auditivo que tenha me contado sua opinião a respeito, mas acredito que faça muita diferença. Muitos sons servem para descrever o que ocorre fora da tela, e, sem isso, o deficiente auditivo pode perder completamente o contexto.

      Continuando seu exemplo, imagine estar assistindo a um filme de terror, sem som, e ver a personagem principal, sozinha em casa, virar-se rapidamente, assustada. O que houve? Um uivo lá fora? Batidas na porta? Um grito? O chão rangendo atrás dela? Tiros? Sem uma descrição do que aconteceu, pode ficar difícil (ou impossível) de entender uma cena, e/ou até mesmo o desenvolvimento da história.

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.