Netflix domina cada vez mais o mercado de streaming

A informação saiu no relatório Global Internet Phenomena (2H 2012), com várias análises sobre o tráfego de dados da Internet ao redor do mundo. Os dados são da Sandvine, empresa canadense de equipamentos de rede.

Segundo o relatório, o maior tráfego da Internet é de entretenimento (principalmente vídeo e áudio), ocupando dois terços do total consumido nos horários de pico nos EUA. A Netflix é responsável por 33% do tráfego nesse horário, enquanto serviços concorrentes como Amazon (1.75%), Hulu (1.38%) e HBO Go (0.52%) não parecem oferecer risco à liderança da Netflix. Em outros países, o YouTube continua sendo a maior fonte de vídeo, tornando-o líder mundial de tráfego nesse segmento.

Os 10 maiores consumidores de tráfego (excluindo redes móveis) em horário de pico, nos EUA.
A previsão da Sandvine é que, ao menos até 2015, a Netflix continue líder em seu setor nos EUA, com 10 vezes mais tráfego do que seus concorrentes.

Eu particularmente acredito que o serviço Amazon Prime (que inclui streaming de vídeo, entrega grátis de mercadorias em 2 dias e um livro grátis por mês via Kindle) crescerá muito neste final de ano. Ontem o serviço passou a ser oferecido ao custo mensal de US$ 7.99 (ao invés de US$ 79 ao ano), o que atrairá alguns usuários interessados apenas em testar o serviço de vídeo, mas certamente conquistará mais consumidores interessados em receber suas compras online de final de ano a um custo mais acessível e em menor tempo. A dúvida é quantos desses últimos experimentarão o serviço de vídeo e continuarão clientes Prime após fazerem suas compras. Talvez isto nos seja revelado, em parte, no próximo relatório da Sandvine...

Fonte: Sandvine (via Bloomberg).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.