SEC sugere processar Netflix

Este é um prato cheio para quem curte teorias de conspiração: ontem a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (U.S. Securities and Exchange Commission, ou SEC) sugeriu uma ação civil contra a Netflix devido a uma declaração de Reed Hastings no Facebook.

Tudo começou quando, em junho, a Netflix divulgou em seu blog que "quase um bilhão de horas por mês" eram assistidas pelo serviço. A divulgação dessa informação não foi feita via comunicado de imprensa ou formulário da SEC.

No mês seguinte, Reed Hastings publicou em sua conta do Facebook, para mais de 200 mil seguidores, que o serviço havia contado com mais de 1 bilhão de horas em junho. Muitos de seus seguidores são jornalistas e bloggers, o que forneceu ampla cobertura do assunto na mídia. Mais uma vez, não foi feito um comunicado de imprensa ou preenchimento de formulário da SEC.

Ontem, funcionários da SEC informaram à Netflix que estavam recomendando que a SEC iniciasse uma ação civil contra a empresa devido ao comentário de Hastings no Facebook, afirmando que com isso teriam violado uma regra que obriga empresas de capital aberto a divulgar informações relevantes a todos os seus investidores ao mesmo tempo. Essa regra serve para garantir que pequenos investidores tenham o mesmo acesso à informação que os grandes investidores, inibindo a divulgação seletiva de informação. Os funcionários da SEC acreditam que Hastings forneceu material "relevante" no Facebook, e que ao invés disto deveria tê-lo feito "publicamente" via formulário da SEC ou comunicado de imprensa.

Hastings respondeu dizendo que seu comentário no Facebook foi bem público, especialmente porque muitos de seus seguidores são repórteres e bloggers. Também disse que a Netflix não usa o Facebook para divulgar informações a investidores (eles utilizam outros canais mais apropriados), e que o consumo de 1 bilhão de horas em junho não é "relevante" a investidores.

"Para concluir", disse Hastings, "embora nossas ações tenham subido no dia do meu comentário, elas começaram a subir muito antes dele, provavelmente devido ao relatório positivo do Citigroup na noite anterior."

Agora, a teoria de conspiração: o investidor Carl Icahn provavelmente adoraria "sacudir" a Netflix e vendê-la para obter um lucro bom e rápido, porém Hastings seria um empecilho em seus planos. O caso com a SEC é um cenário que pode beneficiar Icahn. Seria isto então apenas uma coincidência em seu favor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.