Griffin: o projeto secreto da Netflix

O site Fast Company achou um vídeo "secreto" e hilário da Netflix. Os fãs de Lost certamente irão adorar! :)



O vídeo está em inglês, sem legendas e com o áudio muito baixo. Porém, ainda assim é possível entender alguns pontos e se divertir. Veja a seguir mais detalhes sobre o projeto Griffin (que viria a se tornar o Roku) e sua importância histórica para a Netflix.

Para quem não sabe, a Netflix começou suas operações nos EUA em 1998, alugando DVDs pelo correio. Foi somente em 2007 que ela começou a oferecer vídeo sob demanda (streaming), após ter alugado mais de um bilhão de DVDs.

Antes de ter seu aplicativo presente em milhões de aparelhos eletrônicos, a Netflix começou a desenvolver seu próprio reprodutor de vídeo. Fazendo um trocadilho, o projeto foi batizado Griffin, nome do personagem de Tim Robbins no filme The Player (O Jogador), já que The Player também significa "O Reprodutor".

Reprodutor de vídeo da Netflix, codenome Griffin
Griffin, o reprodutor de vídeo da Netflix
O projeto durou anos, envolvendo dezenas de funcionários, vários estágios de desenvolvimento e algumas viagens à China, mas foi abortado em dezembro de 2007, poucas semanas antes do aparelho ser colocado à venda.

Reed Hastings, diretor executivo da Netflix, começou a ter dúvidas quanto ao projeto. Por um lado, ele precisava de um aparelho que os usuários da Netflix pudessem usar para fazer o streaming dos vídeos, mas promover seu próprio aparelho poderia atrapalhar eventuais parcerias com outros fabricantes. Uma fonte de alto nível disse ter ouvido Hastings dizer que "Gostaria de ligar para o Steve Jobs e conversar sobre colocar a Netflix na Apple TV, mas se eu estiver fazendo meu próprio aparelho, ele não vai atender a minha ligação".

Com isso, e para a surpresa da maioria dos funcionários da empresa, Hastings cancelou o projeto e moveu a equipe de funcionários para a outra empresa, que transformariam o Griffin na primeira versão do reprodutor Roku. A medida foi considerada um gigantesco risco na época, porém é fácil dizer hoje que foi acertada.

Mas antes do cancelamento, os funcionários estavam tão empolgados com a proximidade do lançamento que alguns deles criaram o vídeo acima, uma paródia da Iniciativa DHARMA, da série de TV Lost. O vídeo  zomba de todo o processo de produção. O narrador diz que "Gerentes de produto... usaram processos científicos avançados" enquanto funcionários da Netflix vestindo jalecos selecionam os recursos do aparelho atirando dardos, ou simplesmente jogam Pong. O vídeo inclui uma viagem à gigante da eletrônica Foxconn (uma das primeiras vezes em que o interior de suas instalações foi filmado, segundo uma fonte). É então exibido o processo de fabricação do aparelho.

Reed Hastings, presidente e diretor executivo
Reed Hastings, presidente e diretor executivo
"Desde a sua chegada, a equipe vem acompanhando de perto as técnicas de produtividade," diz o narrador, com o vídeo exibindo vários funcionários da Foxconn dormindo na linha de produção. Quando uma linha de produção está sendo preparada, normalmente há vários momentos de inatividade, e os funcionários costumam tirar um cochilo para passar o tempo. O narrador diz jocosamente que a equipe está trazendo as "boas práticas" da Foxconn para o QG da Netflix, enquanto o vídeo mostra Anthony Wood, líder do projeto Griffin (e posteriormente diretor executivo da Roku), ensinando Hastings a melhor forma de dormir em sua mesa.

A decisão do cancelamento foi tomada sozinha por Hastings. A fonte de alto nível disse que "Reed normalmente cria consenso. Ele encontra pessoas chave e usa seus cérebros para criar sua própria visão de mundo. Esta não foi uma dessas ocasiões. Desta vez Reed, em grande parte sozinho, percebeu que havia uma melhor jogada estratégica. E apesar de saber do enorme investimento de toda a empresa em tornar um sucesso o reprodutor da Netflix, ele faria [esta melhor jogada estratégica] acontecer."

E a fonte concluiu: "Conversei com várias pessoas sobre sua decisão, e me disseram que nos 10 anos de empresa, Reed havia feito isso talvez uma ou duas vezes. E ele nunca errou ao fazer isso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.