Netflix continua testes de múltiplos perfis

Uma dos diferenciais da Netflix é o seus sistema de indicação de vídeos. À medida em que um usuário dá notas para o que assiste (informando assim do que gosta e do que não gosta), um programa especial da Netflix procura sugerir outros títulos que o usuário poderá apreciar. Infelizmente, o sistema não tem como funcionar bem quando mais de uma pessoa utiliza a mesma conta para dar notas aos vídeos.


Por esse motivo a Netflix passou a testar o recurso de vários perfis em uma só conta. Assim, diferentes pessoas usando uma conta podem cada uma ter seu próprio sistema de recomendações, histórico e notas.

A GigaOM obteve algumas imagens do sistema na feira CES deste ano, e informou que a Netflix analisará se o recurso aumenta o envolvimento dos usuários e o número de horas assistidas. Se os testes que estão sendo feitos com um grupo restrito de usuários derem resultados positivos,  o recurso será liberado a todos os assinantes - mas os testes podem levar ainda até seis meses para serem concluídos.

Fonte: GigaOM.

18 comentários:

  1. Muito interessante! Visando a situação da minha casa onde, eu, minha mãe e irmã usufruimos da mesma conta, um perfil individual e personalizavel resolveria muitos problemas de indicações.
    Seria também interessante vir,com essa nova utilidade, meios para criar listas de reprodução, como "favoritos" e "assistir mais tarde"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li, também estão testando o uso de "playlists", para marcar os títulos que gostaria de ver mais tarde.

      Excluir
  2. Fala, Ricardo! Tem a necessidade de estar na mesma rede ou pessoas usando AO MESMO tempo em casas diferentes podem usufruir dessa função?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heitor, imagino que não faça diferença.

      Excluir
    2. Até hoje não dividi minha Netflix com ninguém, nem mesmo com pessoas de confiança na desconfiança da Netflix bloquear a minha conta ou algo parecido já que os dois poderiam usar ao mesmo tempo...

      E vai, sabemos que não é muito difícil identificar contas duplas.... =]

      Vou testar. Mas me diz, como você habilitou os perfis? Foi automático? Pois não tem uma opção pra isso...

      Uma outra dúvida, mas sem ser em relação aos múltiplos perfis..... Para que serve aquela opção de conectar e desconectar aparelhos?

      Excluir
    3. Heitor, a Netflix permite o uso de uma mesma conta em até dois aparelhos, simultaneamente. Se ela detectar mais do que isso, simplesmente bloqueará a reprodução.

      A opção de conectar ou desconectar um aparelho permite que você associe (ou desassocie) a sua conta Netflix com aquele aparelho. Se, por exemplo, você quiser apenas demonstrar a Netflix no computador e no tablet de um amigo, você pode depois desconectar esses aparelhos para evitar que seu acesso seja bloqueado, caso ele esteja usando a conta nos dois aparelhos simultaneamente.

      Excluir
  3. Ah! Vi também que são somente alguns usuários, o que devo fazer para tentar habilitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente, a Netflix seleciona aleatoriamente os grupos de usuários para realizar testes A/B. Portanto, não sei se pode fazer algo para entrar nesse grupo de testes...

      Excluir
    2. Ah, ok ok.. Fiz uma pergunta semelhante acima, não vi que tinha respondido aqui. É justo, qual empresa não faz isso, serve para manter um controle...

      Então vou testar por minha conta em risco usar Netflix em duas redes/casas diferentes por minha conta em risco.. uhauha

      Excluir
    3. Repare que o uso de múltiplos perfis numa mesma conta não está relacionado ao limite de uso simultâneo de até 2 aparelhos por conta.

      A ideia dos múltiplos perfis é permitir que cada pessoa em uma mesma casa possa se identificar ao usar a Netflix. Com isso, o sistema da Netflix pode gerenciar o histórico e as rotinas de sugestões para cada pessoa: se você vê muitos filmes de ação, sua esposa vê novelas e seus filhos desenhos, quando você fizer o login na Netflix ela recomendará outros filmes de ação para você; quando seus filhos entrarem, a Netflix recomendará outros desenhos... e assim por diante. Sem esse recurso, a Netflix não pode hoje fazer recomendações personalizadas.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Moderador pode fechar o tópico que o Ricardo, que sabe como a Netflix funciona melhor que o próprio diretor da empresa, tirou todas as minhas dúvidas!

    Obrigadooooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  5. Seria bem legal, tomara que o feedback seja bom nos testes pra eles colocarem logo.

    ResponderExcluir
  6. Seria muito importante colocarem restrições de idade para a programação.
    Também sinto muita falta de um Favoritos para guardar filmes que desejo assistir posteriormente.
    Cancelei minha tv a cabo há quase 1 ano e só uso Netflix. Muito fera!

    ResponderExcluir
  7. fiz assinatura no meu celular e gostaria de assistir no not so que quando entrei pelo not eles me pediram numero do cartão de credito novamente,então?sera cobrado 2 vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você criar duas contas na Netflix, receberá duas cobranças. Mas nada impede que você use a mesma conta que já criou no seu celular também em seu notebook ao mesmo tempo. Certifique-se de clicar em "Acesso do assinante" (ou sign in, em inglês) na página da Netflix em seu notebook (o link vai estar no canto superior direito da tela) e entrar com os mesmos dados da conta que criou em seu celular.

      Excluir
    2. estou tentando entrar com a conta q criei e eles dizem q não existe como assim não existe eu deixei tudo anotado?

      Excluir
    3. Recomendo que entre em contato com a Netflix por telefone, tenho certeza de que poderao lhe ajudar: http://filmes-netflix.blogspot.com.br/p/sobre.html

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.