Netflix rebate acusações sobre "mutilações" de filmes

Um cliente da Netflix usou o tumblr para reclamar de possíveis "mutilações" de filmes por parte da Netflix. Em http://whatnetflixdoes.tumblr.com/ ele colocou vários exemplos mostrando alterações no formato dos vídeos, como este, sobre O Planeta dos Macacos:


Para quem for usuário da Netflix e quiser tirar a dúvida, basta abrir o filme e avançar até 1h08m.

A Netflix disse ao Huffington Post que não corta partes da imagem de filmes propositalmente, e que qualquer mudança de proporção é um erro.

"Queremos oferecer a melhor imagem e o formato original de qualquer título na Netflix", disse Joris Evers, porta-voz da Netflix. "Infelizmente nosso controle de qualidade às vezes falha e acabamos oferecendo a versão errada de um título. Quando descobrimos o erro trocamos o título assim que possível".

Vejam mais exemplos de problemas desse tipo em http://whatnetflixdoes.tumblr.com/

Sempre foi possível relatar um problema em qualquer vídeo que tenha assistido, mas recentemente a Netflix passou a permitir o envio de comentários ao relatar os problemas, o que pode ajudar muito em vários casos. Portanto, usem essa ferramente sempre que notarem qualquer problema!

E você, já notou algum título na Netflix que esteja "fora de proporção"?

(Obrigado pela dica, Deni!)

13 comentários:

  1. Tem um filme do Ang Lee "Lust, Caution" que eu queria muito mesmo assistir, mas só tem dublado, tem como vc pedir o áudio original ou algo do tipo? ._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, você pode usar o link que citei no artigo ("reportar um problema"), ou entrar em contato direto com a Netflix.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela informação! Farei isso :D

      Excluir
  2. "Deixe Ela Entrar", "Brokeback Mountain" e "Angel-A" são exemplos de filmes mutilados. Acho um absurdo um serviço destinado principalmente a TVs LCD e similares disponibilizar filmes no formato 4x3. Se fossem filmes antigos seria aceitável, mas filmes recentes é triste.

    ResponderExcluir
  3. Alguém notou se algum título que era exibido em 4x3 saiu do catálogo e voltou na proporção original? Só curiosidade (e esperança para alguns títulos).

    No caso dos filmes com aspecto igual ou maior que 16x9 exibidos em SD e 4x3 (1.33) deve ser mais questão do tipo de direito de exibição comprado que qualquer outra coisa. No começo a grande maioria dos títulos era 4x3. Já vi por exemplo o mesmo filme sendo vendido em DVD com proporção 16x9 (1,78) e em Bluray 22x9 (2.33), widescreeen cinemático.

    Sim, o corte das laterais é uma mutilação da obra original, mas acontece na maioria dos filmes para caber nas TVs, mesmo 16x9. Em DVD e Bluray até que lançaram bastante coisa em widescreeen cinemático, mas nas TVs por assinatura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, Lauro, ainda que vc esteja certíssimo ao dizer que boa parte dos filmes para TV sofrem mutilações, às vezes tanto nas emissoras quanto no Netflix o plano é mutilado de maneira absurda, com tremenda perda de significado (como no caso de Pulp Fiction e Paixão de Cristo, mostrados no tumblr) e até de uma área considerável de película (como em Planeta dos Macacos e Man on the Moon, tb mostrados). Aí é demais mesmo, impossível não lamentar.

      Excluir
    2. Ricardo, antes de tudo parabéns por seu trabalho PRECIOSO.

      Não dei muito por conta de filmes mutilados, mas posso dizer que os filmes nacionais têm as piores bandas de áudio do Netflix e as piores adaptações para o formato anamórfico - INFELIZMENTE. É quase impossível assistir a boa parte dos filmes brasileiros sem desejar legendas ou mesmo sem pensar em alugar um DVD!

      Excluir
  4. Agora sobre as "mutilações" e afins, tbm tem uma variedade de filmes que já exstem em HD mas que são exibidos em SD (e/ou em 4:3) como em "O Quinto Elemento", adoro o filmes mas nunca consegui assistir ele pelo Netflix pq a qualidade é muito brochante... outro filme tbm que eu queria assistir, mas não deu por causa da qualidade TERRÍVEL foi o "Donnie Darko".
    Vou entrar em contato com eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui assistir Donnie Darko pela Netflix. Terminei tendo de baixar o filme pra assistir. Gabriel, Já viu a Versão do Diretor?

      Excluir
  5. "Os Indomáveis (2007)" também está em 4:3. Uma pena, pois o filme é ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Por mais técnico ou polêmico que seja, mutilação deturpa a obra. O diretor, desde a filmagem e até a edição, escolhe cada enquadramento. Exibe uma obra (seja comercial ou não) num formato de tela diferente, é acabar com o trabalho de um profissional. Não entendo porque tratar o termo fora de de proporção entre aspas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jucier, entendo sua colocação. Porem, o termo "mutilação" e' forte. Dublagens, legendas, cortes, censuras, alterações de proporção, pulldown e outros são mudanças relativamente comuns em diversas obras. Algumas dessas alterações são inevitáveis. Em alguns casos os efeitos são mais notáveis do que em outros, e ainda assim, a percepção dessas alterações varia de acordo com cada pessoa. Entendo que para muitos a mudança de formato seja um "crime", mas cada um e' juiz para julgar a gravidade...

      (Alem disso, eu gosto de aspas... e de reticencias... e parenteses...)

      Excluir
  7. Vários vídeos tem o formato alterado.

    Tava vendo CHAVES que está em tela cheia, mas originalmente o formato é 4:3.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.