Conheça melhor o Chromecast

O Chromecast é um aparelho de streaming desenvolvido pelo Google. Quando conectado a uma porta HDMI de uma TV, é possível assistir nela o conteúdo de serviços pela Internet, como a Netflix, YouTube, Google Play e outros, via Wi-Fi. O Chromecast suporta a qualidade "Super HD" da Netflix, e no momento é o único aparelho além do PS3 a suportar o recurso de segunda tela.

Ao contrário de uma Apple TV, o Chromecast não vem com controle remoto, mas pode ser controlado por outros aparelhos como celulares e tablets (iOS, Android) ou computadores com o navegador Google Chrome (rodando em Windows, Mac OS X e Chrome OS). Também é possível reproduzir na TV quase qualquer conteúdo de uma aba do navegador Google Chrome. No momento, o aparelho está oficialmente à venda apenas nos EUA.

A seguir, você pode ver alguns links para o suporte da Netflix com dicas e informações sobre o aparelho, além de vídeos sobre o produto.

Dicas e informações sobre o Chromecast na Netflix:

Chromecast: For Bigger Fun


Chromecast: Getting started


Chromecast: How to cast using Netflix


Chromecast: How to cast using YouTube


Para que o Chromecast possa ser configurado, é preciso que seu roteador permita que todos os aparelhos da sua rede possam "conversar" entre si. Roteadores com a função AP/Client isolation ("isolamento entre cliente e ponto de acesso") precisam ser configurados para que esta função esteja desligada. O Google criou uma página com informações de roteadores compatíveis com o Chromecast, incluindo como desligar esta função em alguns modelos.

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Pelo que li, sim - porém, alguns dos serviços que ele suporta só funcionam nos EUA (ou via VPN / SmartDNS).

      Excluir
  2. ja tinha visto na revista INFO do ano passado. Achei bem interessante e de baixo custo (pelo menos nos EUA). Ao que parece faz a tv "parecer" uma Smartv

    ResponderExcluir
  3. Comprei um desses já faz um tempinho, uso todos os dias, to super satisfeito, simples de configurar/usar. No youtube voce pode colocar uma lista para reproduzir algo em seguida, ainda torço para o netflix implementar isso, assim eu nao teria que ficar indo na lista, etc...

    ResponderExcluir
  4. A segunda tela tbm funciona no meu Bluray Sony S1100

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Galera me ajudem aqui numa dúvida. O Chromecast funciona em QUALQUER tv com entrada HDMI? Não encontro em lugar nenhum a lista de TVs compatíveis... Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em qualquer entrada HDMI.

      Excluir
    2. Como o Leo disse, funciona em qualquer porta HDMI. Se a porta for HDMI 1.4 (ou superior), ela também alimenta o Chromecast, dispensando o uso de cabo e porta USB (ou fonte de alimentação).

      Excluir
    3. Ricardo, você está certo quanto à dispensa do cabo de alimentação?
      Que eu saiba, o fornecimento de energia é um recurso das portas HDMI MHL quando usadas por dispositivos compatíveis.

      Excluir
    4. Caio, você está certo! Originalmente li que bastava ter HDMI 1.4, mas parece que é preciso ter MHL também (vide artigo do Ars Technica). Infelizmente, o minúsculo manual do Chromecast não informa isso, e muitos relatos na Internet estão contraditórios... De qualquer forma, obrigado pela correção!

      Excluir
    5. Corrigindo a correção: pelo que li no AnandTech (que disse ter confirmado isto com o Google), o Chromecast realmente precisa de alimentação via USB ou fonte externa, não suportando sequer MHL.

      Excluir
  7. Não consigo ver filmes da Netflix dos EUA, com o plugin Hola instalado no Chrome. Chega a aparecer o logo da Netflix na TV (via ChromeCast), mas logo em seguida diz que não pode exibir o filme e no PC volta para a tela de menu de filmes. É algum bloqueio para conteúdo internacional ou atualização de software do aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro, estou na mesma situação. Comprei pensando em burlar o sistema e dancei. Quando descobrir alguma maneira nos avise.

      Excluir
  8. Transmita a tela do seu celular pelo chromecast e reproduza o netflix. É só girar a tela para ficar no modo cinema.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.