"A API pública da Netflix foi desativada"

Para manter o blog eu utilizo, entre outros, a API (Interface de Programação de Aplicativos) da Netflix. É através dessa ferramenta, feita especialmente para programadores, que obtenho muitas das informações que publico por aqui.

A partir de hoje, ao invés das informações que obtinha da Netflix pela sua API pública, passei a receber a mensagem abaixo:
  {"status": {"message": "The public API for Netflix is no longer active."}}

Não fiquei surpreso, pois fui notificado sobre o encerramento da API pública com 7 meses de antecedência. Porém, confesso não entender a justificativa da Netflix em encerrar o serviço oficialmente (até o site para desenvolvedores foi totalmente removido) se ela ainda o mantém disponível a um seleto grupo de desenvolvedores...

De qualquer modo, reitero o que escrevi antes: o blog continuará funcionando normalmente, mesmo sem a API pública da Netflix.

18 comentários:

  1. Não entendi essa ultima parte, o blog vai continuar normalmente ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o blog continuará funcionando normalmente.

      Excluir
  2. não entendeu ou não sabe LER?!!!! ...reiterar é o mesmo que: Estou informando NOVAMENTE!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Ricardo. Continue com seu trabalho que é fantástico.

    ResponderExcluir
  4. Pqp! Não deu nem tempo de comemorar a volta dos resumos e já me vem com essa notícia? =/

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, o Netflix publicou uma nota semana passada explicando que o fechamento da API é devido ao baixíssimo uso. Eles mencionaram que em 12 anos de API aberta, não receberam mais requisições que 1 dia da capa do Netflix. Logo, não justificava manter o serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, isso eu entendo, mas a Netflix continua disponibilizando a API a alguns poucos sites e aplicativos. Se o problema antes era o pouco uso da API, ao restringir seu acesso o uso fica ainda menor. Qual é o sentido nisso?

      Poderiam justificar dizendo que o suporte à API pública exigia muitos recursos, mas nos últimos anos ninguém da Netflix respondia a qualquer pergunta feita no site dos desenvolvedores, e nem se davam ao trabalho de bloquear ou remover o spam que passou a ser mais de 90% do conteúdo do site (ou seja, ele havia sido totalmente abandonado). Acredito que ao invés de encerrar a API, poderiam apenas abandonar "oficialmente" o suporte (que, na prática, já quase não mais existia)...

      Excluir
  6. OI , vc vai colocar as listas de lançamentos de hj? obrigado, vc é dez.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ricardo, parabéns pelo blog e por não desistir, devido a barreiras como essa.

    ResponderExcluir
  8. Então, ná prática, qual são as perdas pro Blog?

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Ricardo! Netflix do caralho, atrapalhando até quem ajuda ela...

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.