Teste a velocidade de sua Internet com a #Netflix


A Netflix criou o fast.com, site que testa a velocidade de sua conexão com a Internet.

Apesar de ser extremamente simples, é uma importante ferramenta para os clientes (e potenciais futuros clientes) do serviço, pois pode ajudar a detectar problemas de conexão.

Em poucos segundos o site informa a velocidade média de transferência entre seu aparelho (PC, celular, tablet ou smart TV com navegador de Internet) e servidores da Netflix. Não há publicidade nem detalhes técnicos que podem confundir usuários leigos, apenas um número é fornecido como resultado.

Segundo a Anatel, provedores com mais de 50 mil clientes devem oferecer em média ao menos 80% da velocidade contratada, e nunca menos de 40% (mesmo em um teste isolado). Caso a velocidade detectada esteja sempre abaixo de 80% da contratada, e se não existir nenhum problema em sua rede doméstica (em cabos, distância do roteador Wi-Fi ao aparelho testado, etc.), entre em contato com seu provedor para resolver o problema. Se o problema for realmente no provedor e o mesmo não consiga resolvê-lo, você pode registrar uma reclamação no Fale Conosco da Anatel.

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Sorte sua! Espero que algum dia a Live TIM opere num bairro pouco conhecido da capital do Rio de Janeiro: Copacabana.

      Por enquanto, 9.7 Mbps pela Oi, que só me permitiu a mudança de 5 p/ 10 Mega há menos de duas semanas! Isso após 6 anos de tentativas frequentes através da central e ouvidoria.

      Excluir
  2. 4.7 mbps oi velox
    a medida q eu repetia o teste só ia piorando.....

    ResponderExcluir
  3. 127MB na NET, nem acreditei que bateu a velocidade total...

    ResponderExcluir
  4. 1.4 Mbps (vivo) Mas faze o que né a Live Tim (agora Tim live), não se acha digna de operar em um bairro "pobre"...Tenhamos paciência!

    ResponderExcluir
  5. 7.2 NET, bom... consigo ver minhas séries na mais alta qualidade então tá tranquilo, pelo menos não é oi velox kkkk

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, só informar a sua velocidade não quer dizer absolutamente nada.

    Se quiserem compartilhar sua experiência, seria melhor informar o resultado do teste junto com a velocidade contratada, o provedor, cidade, bairro e aparelho.

    Por exemplo, contratei 25 Mbps com a GVT (agora Vivo) em Fortaleza, Sapiranga, e segundo o fast.com recebo 24 Mbps, tanto no PC quanto no celular.

    ResponderExcluir
  7. Contrato 15mbps com a GVT. Recebo 11mbps no PC e 9.4 no celular ¬¬

    ResponderExcluir
  8. Meu deu 8.9 mbps Velox ótimo!!!

    ResponderExcluir
  9. O meu resultado deu os 20mb contratados pela NET, com ping de 10ms. Nos tempos da Vivo, eu sofria muito, o serviço era simplesmente horrível, a NET é bem mais competente.

    Apesar de eu estar relativamente satisfeito com a NET da minha região, se tivesse uma Live tim com os planos superiores que ela oferece, trocaria na hora.

    ResponderExcluir
  10. 10 mpbs como acordado com a empresa NET. Entao não há surpresas...

    ResponderExcluir
  11. No speedtest.net eu escolho o servidor de qual país eu quero testar minha conexão.
    Testando no servidor mais próximo da Vivo sempre dá até acima da velocidade contratada.
    O porém começa quando passo a testar em servidores mais longe.
    O fast.com testa com base "daonde"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Netflix possui servidores ao redor do mundo, incluindo computadores de sua rede de entrega de conteúdo alocados em provedores de acesso. Ela faz isto para estar o mais próximo possível dos clientes e garantir alta velocidade na entrega de dados.

      O fast.com quer lhe mostrar sua velocidade de conexão com a Netflix, e portanto deve usar o mesmo algoritmo do aplicativo para selecionar automaticamente o melhor servidor para fazer o teste. Notei que, no meu caso, ao fazer um teste ele se comunica com um servidor alocado no meu provedor (GVT).

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.