Netflix poderá ter vídeos em "Dolby Vision"

O novo formato de vídeo dos Laboratórios Dolby, chamado "Dolby Vision", é um avanço em relação ao formato Ultra HD, prometendo oferecer maior frame rate, brilho, contraste e definição de cores. A Netflix, assim como Amazon, Microsoft (Xbox Video) e Vudu, planejam suportar o formato quando existirem TVs e conteúdos disponíveis no mercado.

"Candela por metro quadrado" (cd/m²) é a unidade de luminância do Sistema Internacional, também chamada de "nit". Segundo a Dolby, o padrão atual de brilho de TVs é de cerca de 100 cd/m², embora vários produtos emitam muito mais (alguns tablets chegam a 300 cd/m², e TVs de alta definição variam de 450 a 1.000 cd/m²). Como comparação, uma lâmpada incandescente de 100W radia 18.000 cd/m². A Dolby desenvolveu um protótipo de monitor que atinge 4.000 cd/m², mas sugere um padrão que chegue até 10.000 cd/m².

Protótipo da Dolby (à esq.) com 4.000 cd/m², comparado a
um monitor profissional de referência, com 100 cd/m².
Com maior brilho e contraste, o novo formato oferece maior faixa dinâmica e pode reproduzir uma quantidade maior de cores - mas também requer uma largura de banda maior.

Segundo Roland Vlaicu, diretor sênior de radiodifusão de imagens da Dolby, um filme já teria sido completado em Dolby Vision, e a empresa espera que de 20 a 25 novos filmes sejam completados até o final do próximo ano.

TVs com suporte ao novo formato devem estar à venda no final deste ano.

Quem tiver interesse pode ler outros artigos sobre Dolby Vision (em inglês) no blog da Dolby:


Fontes: DolbyHollywood Reporter [2].

Um comentário:

  1. Noticia otima, os proximos anos promete, frame rate aumentando pode ter tv 3d com imagens reais sem uso de oculos

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.