Netflix informa velocidade real de provedores brasileiros

(clique para ampliar)

Veja quais são os melhores (e piores)
provedores para assistir à Netflix.


Há quase um ano a Netflix começou a fornecer dados sobre a velocidade média que seus assinantes conseguem obter com cada provedor, mas apenas hoje ela passou a listar países da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Chile e Colômbia.

O ISP Speed Index da Netflix é um índice de velocidade de provedores de acesso à Internet em diferentes países. Ele informa a velocidade média que os assinantes da Netflix conseguem com cada provedor. Estas informações podem ajudar os usuários a escolher um provedor com boa infraestrutura e que provavelmente não pratique traffic shaping. Por sua vez, essas informações também podem ajudar a coibir o traffic shaping (já que nenhuma empresa vai querer aparecer no final dessa lista)...

Segundo a Netflix, a qualidade da banda larga na América Latina tem melhorado desde o início de suas operações na região em 2011, exceto na Argentina, onde as médias de velocidade estão caindo.

O Brasil (2.08Mbps) e o Chile (2.09Mbps) fornecem a melhor experiência na América Latina, seguidos pela Colômbia (1.91Mbps). Os três países têm médias de velocidade mais altas do que os EUA (1.78Mbps), cuja média tem decrescido nos últimos meses.

A GVT no Brasil e a GTD no Chile foram destacadas no último relatório por serem consistentemente os provedores de banda larga mais rápida. "Ambos são exemplos de provedores inovadores que investem em novas tecnologias de rede e se esforçam para otimizar a experiência de seus clientes".

O "índice de velocidade de provedores" da Netflix é baseado em dados de mais de 44 milhões de assinantes em todo o mundo que assistem a mais de 1 bilhão de horas de programas de TV e filmes todo mês. As velocidades informadas refletem o desempenho médio de todos os streams da Netflix na rede de cada provedor, e são um indicador do desempenho normalmente obtido entre todos os usuários na rede de um provedor. Uma rede mais rápida geralmente significa uma melhor qualidade de imagem, início mais rápido dos vídeos e menos interrupções.

A velocidade média fica abaixo da velocidade máxima devido a vários fatores, incluindo diferentes formatos de vídeo utilizados pela Netflix, bem como diferentes aparelhos utilizados para assistir aos programas e diferentes condições das redes domésticas. Esses fatores se anulam ao comparar diversos provedores.

Eis o relatório resumido deste mês:

País
Maior Velocidade
Menor Velocidade
Média
EUA 3.78Mbps - Google Fiber 0.97Mbps - Verizon DSL 1.78Mbps
Holanda 3.75Mbps - Caiway 2.90Mbps - UPC 3.33Mbps
Reino Unido 2.89Mbps - Virgin 2.30Mbps - EE 2.69Mbps
Irlanda 2.37Mbps - Magnet 1.39Mbps - Imagine 1.82Mbps
Dinamarca 3.40Mbps - Waoo (Trefor) 1.92Mbps - Telenor 2.95Mbps
Finlândia 3.24Mbps - Kymp 2.61Mbps - Teliasonera 2.78Mbps
Suécia 3.48Mbps - Ownit 2.14Mbps - Bredbandsbolaget 2.78Mbps
Noruega 3.30Mbps - Altibox 2.09Mbps - Telenor 2.57Mbps
México 2.41Mbps - Megacable 1.61Mbps - Telmex 1.76Mbps
Argentina 1.88Mbps - Cablevision - Fibertel 1.20Mbps - Telecom 1.60Mbps
Brasil 2.85Mbps - GVT 1.36Mbps - Oi Velox 2.08Mbps
Chile 2.82Mbps - GTD 0.97Mbps - Entel 2.09Mbps
Colômbia 2.13Mbps - Telmex 1.34Mbps - Telecomcolombia 1.91Mbps

Para ver o relatório completo, acesse a página do ISP Speed Index.

22 comentários:

  1. A minha é Velox 2Mb, mas nunca tive problemas com a Netflix. Sempre assisti sem nenhuma interrupção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A velocidade de um provedor pode variar muito em cada Estado, cidade e até mesmo bairro, portanto é normal alguém não ter problema algum com os piores provedores da lista enquanto outra pessoa tem problemas com o melhor...

      Excluir
    2. A Netflix usa um algoritmo bem complexo para entender sua conexão, por isso nunca teve problemas ou engasgos. Tenho 35mb da GVT em casa e mesmo quando estou com o notebook ligado, no torrent, a Netflix também não engasga, perde um pouco de resolução, quase imperceptível em alguns casos, mas não para nem engasga. É a tecnologia.

      Excluir
    3. Pessoal, tinha um modem linksys da Cisco e roteador da tp link, com isso a netflix funcionava maravilhosamente. Contudo o modem pifou, ai comprei um modem da tp link, achei que iria ficar até melhor, visto que é a mesma marca do roteador...mas estou com problemas. Minha conexão é oi velox, vc acham que é problema do modem ou da conexão?

      Excluir
    4. Sérgio, se a única coisa que mudou foi o modem, certamente deve ser um problema com o aparelho (talvez relacionado a configuração). Recomendo que entre em contato com seu provedor, ou entre em contato com o suporte da Netflix, via telefone ou chat, para que possam lhe ajudar.

      Excluir
  2. A minha é Vivo 4megas roda Netflix 720HD sem interupções.

    ResponderExcluir
  3. Mas a GVT pratica traffic shapping sim, pelo menos para torrents. Tenho 10mb, baixo na velocidade máxima de 1.1mb/s durante uns 5min ou menos e a conexao cai e volta depois de 1min e assim fica, apenas quando estou baixando torrents.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é sinal de traffic shapping, é sinal de roteador/modem ruim mesmo.

      Excluir
    2. Óbvio que não! Só cai quando usa a rede p2p, qualquer outro tipo de download fora dela é sossegado.

      Excluir
    3. Se voce tá baixando a 1 MB/s então tá certo cara.

      Excluir
    4. Isso que foi relatado não é indício de que a Netflix pratica Traffic Shapping.

      É normal os torrents ficarem variando assim. Depende das conexões de quem você esta baixando. E também de outros aplicativos utilizando a internet naquele momento.

      Tenho GTV de 10MB e a Netflix roda liso aqui. Sempre em qualidade máxima 1080p super HD.

      Excluir
    5. Isso que o "Velho" descreveu já aconteceu comigo tb na GVT. Liguei pro atendimento e o rapaz me ajudou a configurar o acesso ao wifi. Depois disso, voltou ao normal. E não é traffic shaping mesmo não, é só rede wifi mal configurada.

      Excluir
    6. Joel - não estou reclamando da velocidade de download e sim da conexão que é derrubada em alguns minutos por estar baixando torrents.

      Paul - Ta viajando... to falando da GVT, não do Netflix... e mais uma vez, a velocidade é normal, o problema é a conexão que cai com torrents, netflix roda liso.

      Rodrigo - Não é isso, o modem deles meio que reseta e volta depois de um tempo quando isso acontece. Wifi não tem nada a ver com a história.

      Excluir
    7. Minha GVT é de 15mb não tenho problema com a Netflix que roda que é uma beleza e tbm não tenho para baixar torrent, o meu modem só apresenta algum problema quando a GVT mexe na linha ai eu fico algumas horas sem internet

      Excluir
    8. isso é por causa do modem... o que acontece? o p2p faz muita transação de dados (upload/download) ao mesmo tempo.. isso pode ocasionar uma "confusao" no router/modem. Com isso a conexão cai ou trava, e posteriormente volta.

      Um exemplo disso é servidores de jogos.. por exemplo, quando você vai fazer algumas pesquisas de servidores sem interrupção, isso faz com que seja utilizado muito a transferencia de dados (ida e volta)... devido à isso seu modem pode se perder (se assim podemos dizer. Para corrigir isso, faça o teste com outro aparelho ou tente configurar melhor ele.. alterando DNS entre outros

      Excluir
  4. Porque eu ja imaginava que a Velox seria a pior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo pq minha experiência com a netflix é tão fraca... já sabia também que tinha a pior do país

      Excluir
  5. Uso Velox de 5Mb e nunca travou a reprodução, mas demora uns 30 segundos pra ficar em HD.

    ResponderExcluir
  6. "Velho", configura seu cliente de torrent direito. Com 1000 conexões não há roteador que aguente mesmo. A GVT não reseta modem só porque está usando torrent. Reduza o número de conexões/torrent e torrents ativos e seja feliz.

    ResponderExcluir
  7. Uso velox 10Mb mas assisto sem interrupções (isso quando ela presta). Mas como uso duas tv's com netflix, tem hora que ela não aguenta.
    Sonhando com o dia que a GVT chegar aqui.... :(

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.