Netflix e o pedágio da Internet



Reed Hastings, diretor executivo da Netflix, publicou ontem no blog da empresa um artigo sobre "neutralidade de rede" e o contrato firmado entre a Netflix e a Comcast. Veja a seguir um resumo dos principais pontos levantados.

Hastings começa o texto afirmando que a neutralidade de rede deve ser defendida e fortalecida, e faz uma distinção entre neutralidades "fraca" e "forte". A "neutralidade forte" impede que os provedores cobrem "pedágio" de serviços como Netflix, YouTube e Skype (ou de intermediários, como Cogent, Akamai ou Level 3) para entregar serviços e dados aos consumidores domésticos. Ao invés disso, os provedores devem fornecer acesso a suas redes sem cobrar por isso.

Alguns provedores menores já praticam a "neutralidade forte", e seus assinantes de banda larga têm ótima qualidade com a Netflix e outros serviços de streaming, mas assinantes de outros grandes provedores dos EUA não têm a mesma sorte. Um artigo recente no Wall Street Journal tratou do assunto, utilizando dados publicados pela Netflix.

Sem "neutralidade forte" os grandes provedores podem cobrar taxas cada vez maiores pela interligação necessária à entrega de serviço de alta qualidade, aumentando os custos e preços desses serviços. A curto prazo, a Netflix pagará o "pedágio" para garantir a qualidade da experiência a seus usuários. Ela não está pagando para ter prioridade de acesso em relação a concorrentes, mas apenas pela interligação. Há algumas semanas a Netflix concordou em pagar à Comcast, e seus usuários voltaram a ter uma boa experiência. A Comcast tem apoiado a "neutralidade fraca", e a Netflix espera que ela apoie também a forte.

Às vezes os provedores apontam para dados mostrando que a Netflix é responsável por 30% do tráfego de Internet em horários de pico, e que por isso a Netflix deveria compartilhar com os custos dos provedores. Mas eles nãos se oferecem para compartilhar com a Netflix (nem com serviços semelhantes) parte de sua receita, portanto não há sentido em compartilhar os custos. Se um provedor vende a um cliente uma conexão de 10 ou 50 megabits por segundo, o consumidor deveria conseguir essa velocidade, não importando de onde os dados estão vindo.

A Verizon acusou a Netflix de sobrecarregar sua rede "empurrando o volume de dados que quiser". A Netflix não "empurra" dados, ela satisfaz requisições feitas pelos clientes dos provedores, que pagam muito dinheiro por uma conexão à Internet de alta velocidade.

Alguns grandes provedores estão cobrando um "pedágio" porque podem - eles efetivamente controlam o acesso a milhões de consumidores e estão dispostos a sacrificar o interesse de seus próprios clientes para pressionar a Netflix e outras empresas a pagar. Embora eles tenham o volume e poder para fazer isto, deveriam entender que a longo prazo o apoio à "neutralidade forte" é de seus interesses. Enquanto a curto prazo a Netflix pagará, relutantemente, grandes provedores para garantir a experiência de seus clientes, a Netflix continuará a lutar por uma Internet que o mundo precisa e merece.

Fonte: Blog Netflix.

Atualização: a AT&T publicou uma resposta ao artigo de Hastings, dizendo basicamente que é sempre o consumidor quem paga a conta no final, e são os clientes da Netflix que precisam arcar com os custos de melhoramento da capacidade dos provedores para atender o aumento na demanda.

4 comentários:

  1. algo parecido com marco civil que tao querendo por aqui

    ResponderExcluir
  2. Tô com Netflix nessa questão, já pagamos caro, agora esse provedores querem limitar o uso, hora seu pago para ter uma velocidade X, eles tem que fornece essa velocidade conexão independente do que eu esteja consumido.

    ResponderExcluir
  3. Bem feito para as operadoras. Querem vender planos ilimitados, mas querem limitar o quanto eu uso.
    Se não tem estrutura suficiente para que aguente o volume de dados com streaming de vídeos, downloads e etc. que comecem a vender planos com limite de dados e parem de propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
  4. Pois então, dizer que a Netflix 'empurra dados' é uma ótima mentira, não é mesmo?
    Se eu tenho uma internet de 10mbps, por que baixar dados nessa velocidade que eu contratei seria errado?

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.