A Netflix NÃO está bloqueando VPNs (propositalmente, ainda!)


Atualização (07/01/2015): segundo o Gigaom, Neil Hunt, diretor de produtos da Netflix, disse ontem em Las Vegas durante a CES que "Não mudamos em nada nossa política quanto a VPNs".
Atualização (06/01/2015): o site TheNextWeb também confirma que a Netflix disse "não estar passando a tratar VPNs de modo diferente".
Como o catálogo da Netflix é diferente em cada país, alguns usuários tentam "falsificar" sua região para assistir a filmes e programas da Netflix disponíveis apenas em outros países

Anteontem publiquei um artigo sobre como a Netflix mostra de onde sua conta é usada. Isto poderia fazer parte de medidas para bloquear contas usando VPNs para acessar o catálogo da Netflix de outros países.

Ontem o site TorrentFreak informou que "A Netflix está começando a bloquear os assinantes que acessam o seu serviço usando serviços de VPN e outras ferramentas para burlar restrições de geolocalização. As mudanças, que também podem afetar usuários legítimos, foram solicitadas pelos estúdios de cinema [...]".

Será que isto é verdade? Continue a leitura para mais informações...


Um rascunho de um acordo de proteção de conteúdo feito pela Sony exigia que a Netflix verificasse que os usuários registrados estariam realmente residindo nas devidas regiões. Entre outras medidas, a Netflix deveria "usar tecnologias para detectar geolocalização falsa e com isso detectar proxies web conhecidos, proxies via DNS, serviços de anonimato e VPNs que foram criadas principalmente para contornar georestrições".

Segundo o artigo, suspeita-se que a Netflix esteja testando diferentes tipos de bloqueios em diferentes regiões, e por isso apenas alguns usuários estariam sendo afetados. Além disso, tais bloqueios poderiam estar restritos a faixas de IP que excedem muitos logins simultâneos.

Por outro lado, segundo o site Engadget, a Netflix não mudou a forma com a qual trata VPNs. Então, o que estaria acontecendo realmente?

Na minha opinião, a impressão de existirem bloqueios a VPNs é o efeito de algumas mudanças implementadas recentemente pela Netflix, todas relacionadas com o desempenho dos aplicativos.

Em alguns aparelhos a Netflix utiliza o DNS do Google, que costuma ser mais rápido (e correto) do que o de muitos provedores. Com isso, os SmartDNSs (serviço diferente de VPN, específico para burlar georestrições) não funcionam com estes aplicativos (exceto se o DNS do Google for bloqueado no roteador, por exemplo).

E recentemente notei que a Netflix implementou um filtro de limitação de velocidade, para evitar que aplicativos com problemas "afoguem" seus servidores com muitas requisições. Com isso, caso um único IP faça muitas conexões (o que acontece com alguns VPNs e proxies), é possível que ele seja automaticamente bloqueado por esse filtro.

Em conclusão, é provável que certas medidas tomadas recentemente pela Netflix estejam, por tabela, bloqueando alguns usuários de VPNs, mesmo que não tenham sido tomadas com essa intenção. Mas isto não quer dizer que ela não esteja também testando formas de bloquear serviços VPN - e mesmo que esteja, a maioria dos usuários (ainda) não foi afetada.

Fontes: Jon Fingas (Engadget), Ernesto (TorrentFreak).

8 comentários:

  1. Eu estava com um problema a uns dias atras, eu estava com meu conteudo americano, porem é era culpa da internet pq todos que tinham essa internet estavam com o mesmo problema, ainda bem foi resolvido .

    ResponderExcluir
  2. era inevitavel acontecer isso,quem sabe um dia a Netflix alcance potencial suficiente para manter um único catalogo global,o que eu acho que ainda esta muito distante de acontecer,sobretudo devido a ganância exarcerbada dos grandes estúdios e produtoras!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, uso um aplicativo e o seu blog para me manter antenado nas novidade da netflix (o seu blog é muito melhor em conteúdo), nenhum dos dois citaram a entrada de Carrie (2013) no catálogo brasileiro, levei um susto quando o vi na categoria "Adicionados Recentemente" o que pode ter acontecido? Um engano por parte da netflix, ou uma coincidência gigantesca de vocês dois "deixarem escapar" esse grande lançamento? Sinceramente, não acredito que com suas ótimas matérias foi algo q você esqueceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, esqueci de citar a minha estadia temporária na Argetina, pode ser esse o motivo?

      Excluir
    2. Como o catálogo da Netflix é diferente em cada país, ao se deslocar, você verá o conteúdo do país onde você que estiver. Certamente foi por isso que você viu esse e provavelmente outros títulos que não estão disponíveis no Brasil.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, falando sem entender nada, acho que o Netflix não tenta combater isso fortemente porque não quer. Tem sites muito parecidos que não dá pra burlar de jeito nenhum (ou pelo menos não com a mesma facilidade).

      Excluir
    2. Normalmente só se muda algo quando se quer ou precisa. Se a Netflix for pressionada, ela precisará fazer algo...

      Imagino que após a Netflix expandir para a Austrália ela tenha uma motivação extra para levantar alguns bloqueios. Todo bloqueio pode ser contornado, mas como você disse, a tendência é ficar cada vez mais difícil...

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.