Extensão "Hola" vende sua Internet e compromete sua segurança


"Hola" é uma popular extensão para o navegador Chrome. Semelhante a um serviço de VPN, é usada para acessar o catálogo da Netflix de outros países. O que a maioria dos seus usuários não sabe é que esse serviço "rouba" parte da sua largura de banda e a vende para crackers, que a utilizam para atacar sites e realizar outros crimes.

A extensão tem mais de 6 milhões de usuários. Seu sucesso é devido tanto à facilidade de uso quanto ao custo: ela é grátis. Porém, os desenvolvedores querem ganhar dinheiro com ela, e conseguem isso vendendo a largura de banda dos usuários pelo serviço Luminati. Por ele, qualquer pessoa pode comprar acesso à rede Hola e usar o computador de qualquer usuário como porta de saída.

Essa prática põe em risco os usuários da extensão, já que criminosos têm interesse em comprar acesso a essa rede para anonimizar seu acesso. Assim, se você utiliza a extensão e um criminoso utiliza seu computador como saída, à primeira vista foi o seu computador (e você) quem cometeu o crime...

Há ainda outros potenciais problemas de segurança com a extensão (que também existem em outros serviços de VPN), já que seus dados trafegam por vários computadores e podem ser capturados / alterados por crackers.

Se você tem a extensão instalada e nunca (ou quase nunca) a utiliza, recomendo que a remova. Se quer continuar usando a extensão, pelo menos fique ciente dos riscos que está correndo.

Fonte: Rob Price, Business Inside (UK).

4 comentários:

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.