Netflix pode estar fechando o cerco a "unblockers"

Devido às restrições geográficas das licenças de conteúdo, o catálogo da Netflix é diferente em cada país. Muitas pessoas usam serviços tipo VPN ou SmartDNS para burlar essas restrições e acessar o catálogo de outros países, até mesmo quando a Netflix não está presente no país do usuário.

Mas agora que o serviço está presente em (quase) todos os países do mundo a Netflix mudou uma de suas mensagens de erro. Onde antes aparecia "Você não pode assistir deste local" ou "Desculpe. A Netflix ainda não está disponível em seu país", o usuário poderá ver "You seem to be using an unblocker or proxy. Please turn off any of these services and try again" ("Você parece estar usando um 'unblocker' ou proxy. Por favor, desligue qualquer um destes serviços e tente novamente").

Não está claro o motivo desta mudança. Talvez agora a Netflix se sinta mais motivada a bloquear usuários de VPN, ou simplesmente não há mais muito sentido em dizer que o serviço "não está disponível em seu país"...

7 comentários:

  1. Oi Ricardo. Posta que a Netflix teve dois documentários indicados aos Oscar 2016 :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por falta de tempo, não estou cobrindo indicações ou premiações da Netflix no momento...

      Excluir
  2. Será que desta vez eles conseguem.
    Não é porque a Netflix não está em todos os países que as pessoas apelam para o vpn/proxy.
    O acervo disponível nos EUA e que não tem comparação com qualquer país do mundo é o principal motivo do uso.
    Serão assinaturas a menos que a Netflix irá ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível bloquearem 100% dos usuários desses serviços, mas eles sempre podem tentar chegar perto disso.

      Há muitos motivos para pessoas acessarem a Netflix via VPN ou similares, e a falta do serviço em uma região é apenas um deles.

      Quanto ao catálogo dos EUA ser maior / melhor, isso vem mudando com o tempo: enquanto o catálogo de outros países aumenta, o dos EUA encolhe. A tendência agora é o catálogo da Netflix ser cada vez mais uniforme no mundo todo, embora as diferenças no momento ainda sejam enormes (publicarei mais detalhes sobre isso em um futuro artigo).

      A maioria dos usuários da Netflix nem sabe o que é VPN. Mesmo que a Netflix perca esses assinantes, é melhor do que arrumar encrenca com os estúdios.

      Excluir
    2. Tecnicamente já está arrumando encrenca a partir do momento que a Netflix se tornou concorrente ao começar a ter produções próprias. ;-)

      Excluir
    3. "Encrenca competitiva" é uma coisa (e é inevitável), "encrenca legal" é outra...

      Excluir
  3. Pelo que eu imagino, só vale a pena ter acesso ao catálogo americano quem é fluente em inglês, porque não disponibilizariam as legendas. O que não é o caso da maioria dos assinantes brasileiros, nos quais eu me incluo.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.