Netflix pode funcionar em Linux via hack

Boa notícia para os fãs de código livre e pinguins: finalmente é possível usar a Netflix usando o Ubuntu, uma das mais populares distribuições de Linux.

Embora a Netflix não suporte Linux oficialmente, hackers conseguiram desenvolver uma solução legal utilizando uma versões especialmente modificada do Wine (biblioteca de compatibilidade de programas Windows para Linux) para rodar o navegador Firefox e o plugin Silverlight, da Microsoft. Mais informações e instruções completas a seguir.

Atualização: as instruções abaixo ficaram obsoletas - confiram o novo artigo, que explica como assistir a Netflix no Linux Ubuntu de um modo muito mais fácil e rápido.

O hack funciona em sistemas 32 bits. Ainda não pude testá-lo, apenas traduzo aqui as instruções que foram divulgadas em inglês (que podem ser vistas no link ao final do artigo). Caso você queira testar o hack, faça por sua conta e risco - não me responsabilizo por quaisquer problemas decorrentes das instruções a seguir!

Antes de mais nada, saiba que essa versão do Wine não é compatível com a versão normal, e instalá-la removerá qualquer versão do Wine presente em seu sistema. Portanto, faça um backup da sua instalação Wine, se tiver uma,  por via das dúvidas.

Leia todas as instruções antes de começar a executar qualquer uma delas.


INTRUÇÕES

1) Baixe a última versão do fonte do Wine
Baixe e compile a última versão do Wine. Abra um terminal e execute as instruções a seguir, uma linha de cada vez:
sudo apt-get install git
git clone git://source.winehq.org/git/wine.git ~/wine-git
cd ~/wine-git
2) Alterações no código fonte - patches
As correções são relativamente simples. Com a janela do terminal ainda aberta, execute os comandos abaixo uma linha de cada vez:
wget -O part1.patch http://source.winehq.org/patches/data/91645 && patch -p1 < part1.patch

wget -O part2.patch http://source.winehq.org/patches/data/91646 && patch -p1 < part2.patch

wget -O part3.patch http://source.winehq.org/patches/data/91647 && patch -p1 < part3.patch

wget -O part4.patch http://source.winehq.org/patches/data/91648 && patch -p1 < part4.patch

wget -O part5.patch http://source.winehq.org/patches/data/91649 && patch -p1 < part5.patch
3) Compilação do Wine
O processo de compilação e instalação do Wine é bem padronizado, mas demorado. Em computadores antigos pode demorar até duas horas, mas em micros novos é bem mais rápido. Com o terminal ainda aberto, digite:
./configure && make && sudo make install
Se aparecer uma mensagem de erro parecida com "configure: error: FreeType development files not found. Fonts will not be built", basta instalar as bibliotecas FreeType com o comando abaixo:
sudo apt-get install libfreetype6-dev
Em seguida, execute novamente o comando para compilação e instalação:
./configure && make && sudo make install
4) Instalação do Firefox e Silverlight
Não importa muito a versão do Firefox que você usa, mas como o Silverlight 5 ainda não funciona, você deve usar o Silverlight 4:
wget -O Firefox-14.0.1.exe http://download.mozilla.org/?product=firefox-14.0.1-funnelcake13&os=win&lang=en-US; wine Firefox-14.0.1.exe /S

wget -O Silverlight-4.exe http://silverlight.dlservice.microsoft.com/download/6/A/1/6A13C54D-3F35-4082-977A-27F30ECE0F34/10329.00/runtime/Silverlight.exe; wine Silverlight-4.exe /q
5) Abra o Firefox e vá para a Netflix
A partir de agora tudo deve estar funcionando, embora ao acessar um filme pela primeira vez você deverá clicar em "enable" para habilitar o componente DRM. Abra o site da Netflix, faça o login e reproduza algum título:
wine "C:\\Program Files\\Mozilla Firefox\\firefox.exe" http://netflix.com/
Isto deve bastar. Funcionou para você? O autor do artigo original teve problemas na etapa 4, mas os resolveu baixando e instalando manualmente o Firefox e o Silverlight.

Se você tiver outros problemas para compilar o Wine além dos citados acima, talvez valha a pena instalar as dependências dele pelos repositórios. Você pode fazer isto com o comando abaixo em um terminal:
sudo apt-get build-dep wine
O autor desta solução é Erich Hoover, um extraordinário programador (para dizer o mínimo). Ele pede que façam uma doação ao Fundo de Desenvolvimento Wine.

Por favor, considerem fazer uma doação diretamente a ele via ChipIn (veja como no artigo original, via link da fonte, abaixo).

Ele também está desenvolvendo um App Netflix simples de instalar, via PPA, além de uma versão para Ubuntu 64 bits.
Caso tentem executar as instruções acima, deixem um comentário dizendo se tiveram sucesso ou não.

Fonte: iheartubuntu.

14 comentários:

  1. Os comentários no fórum do Ubuntu são de que não funciona. O Firefox instalado via Wine modificado não consegue achar o Silverlight. Vou compilar, testar e te aviso se deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi o mesmo relato nos comentarios do blog original. So poderei testar isso a partir de 2a.-feira, e assim que o fizer publicarei os resultados, tambem.

      Excluir
    2. Compilei e testei numa máquina virtual 32bits. Não funcionou. O Firefox não reconhece o plugin Silverlight. Achei o ppa que eles estão usando ainda em fase de tesstes e baixei os arquivos deb do netflix-desktop e wine-compholio. Mesmo problema, mas estou numa máquina com system 64bit. Não testei os pacotes deb em 32bits. Os pacotes deb podem ser baixados em https://launchpad.net/~ehoover/+archive/compholio/+packages

      Excluir
    3. Funcionou da seguinte forma:

      Removi o Wine e o crossover que eu tinha instalado anteriormente. Apaguei os diretórios de configuração dos mesmos. Daí adicionei o PPA:

      sudo add-apt-repository ppa:ehoover/compholio

      Instalei os pacotes:

      sudo apt-get update
      sudo apt-get install wine-compholio+
      sudo apt-get install netflix-desktop

      Iniciei o Netflix Desktop que foi aqdicionado a lista de programas. Ele reclamou sobre a installação do Mono e eu aceitei. Após a instalação do Mono, o Netflix abriu em tela cheia e funciona. Pra sair da tela cheia, clique em F11.

      VALEU PELA DICA. NETFLIX RODANDO NO MEU UBUNTU!!!!! MUITO BOM!!!!

      Excluir
  2. Agora que migro do ubuntu para o windows, é que fico sabendo disso. Valeu pela notícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não precisava migrar. Eu uso Netflix em uma máquina Virtual rodando XP dentro do Ubuntu. Não é ideal, mas funciona e é melhor que dar boot no Windows só pra ver Netflix.

      Excluir
    2. Não seria mais rápido usar o Android numa máquina virtual dentro do Ubuntu?

      Excluir
    3. Não funciona. Já testei. Já testei tb o ChromeOS numa máquina virtual e instalado dentro do Ubuntu. Nada funciona, exceto esse novo hack do wine.

      Excluir
    4. .... voltando para o ubuntu. obrigado pelas dicas.

      Excluir
  3. É mais fácil alugar um filme na locadora do bairro.

    ResponderExcluir
  4. Como ja disseram ai é mais fácil adicionar o PPA http://www.iheartubuntu.com/2012/11/ppa-for-netflix-desktop-app.html

    Com dois comandos tudo funcionou direitinho aqui.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.