Netflix aumenta (ligeiramente) qualidade dos vídeos para quem tem Internet lenta

Ou ainda, a Netflix reduziu a velocidade necessária para que se possa obter imagens de alta-definição.

Alguns usuários observaram que, nos últimos dias, certos títulos não apareciam mais em seus aparelhos (como o PS3) com qualidade "X-High/HD" (super-alta), mas no máximo "High/HD" (alta). Começaram especulações sobre uma possível limitação da largura de banda por parte de provedores ou da própria Netflix... mas a verdade é outra.

Como publicado no início do ano, a Netflix adotou uma nova tecnologia de codificação para reduzir a largura de banda usada para a transmissão de vídeos. Com isso, em teoria, é possível hoje assistir ao mesmo vídeo de alta definição de antes, mas usando menos largura de banda.

O site Tech of the Hub entrou em contato com a Netflix, que respondeu confirmando o uso da nova codificação eyeIO, que fornece melhor qualidade de imagem com velocidades (bit rates) mais baixas. Isto permite que usuários com conexões mais lentas possam receber vídeos em 1080p. Ela também disse que a nova codificação fornece mais detalhes em texturas, sombras, céu e especialmente em rostos.

A Netflix decidiu chamar a nova codificação de "High" ao invés de "X-High" e informou ainda estar trabalhando em codificações de qualidade mais alta, mas não confirmou se estariam ou não desenvolvendo codificações com velocidades superiores.

9 comentários:

  1. Eu mudei de internet há um mês, de 10 Mb (Net) para 1 Mb (rádio), e já estava me preparando para assistir meus filmes em SD. Mas até agora não percebi diferença clara entre assistir em um ou outro - salvo raríssimas vezes, 3 que eu tenha visto, em que durante o filme a resolução piora um pouco mas melhora logo em seguida. Minha TV é LCD 32", claro que não dá pra ver nos mínimos detalhes a qualidade, mas estou satisfeito com ela, mesmo com 1 Mb. Talvez isso bata com essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, Juliano. Até agora, essa mudança só ocorreu nas faixas de 1080p e 720p, cujos bitrates estão acima da capacidade da sua comexão atual.

      Excluir
    2. Minha dúvida, Caio, é que com 1 Mb anteriormente eles diziam que não dava para assistir em HD, e agora ao que parece dá. Preciso ver pelo computador a resolução correta, eu uso o WDTV e é possível pelo menos diferenciar a qualidade DVD da HD. Pode até ser um "Low-HD", mas parece pelo menos 720p.

      Excluir
  2. Juliano, no WDTV você tem como saber em qual qualidade o streaming está sendo realizado. Para isso, basta apertar o botão "OPTION" no controle remoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que não sabia disso, Caio. Vou verificar então, depois coloco por aqui. Obrigado!

      Excluir
    2. No meu modelo (REC) não dá certo, não acontece nada.

      Excluir
  3. Eu tenho um problema diferente quando eu estou usando 12 megas assisto normal.quando estou em outra cidade que a internet e via rádio 2 mega ate da pra assistir mais some alguns filmes e quase todos não tem audio e nem legendas em português, já entrei em comlntato com a netflix eles falaram q o problema e com a internet que estar com uma centena dos EUA !! Se alguem tiver esse problema gostaria de saber se tem solução ?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho internet via radio de 2 megas, e a netflix fica com a imagem lenta, trava um pouco e a resolução diminui frequentemente, o que faço pra melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a velocidade da sua conexão é baixa, suas principais opções seriam:
      - tentar aumentar a velocidade de sua conexão (a Netflix requer ao menos 5 Mbps para qualidade HD (720p ou 1080p)
      - em Configurações de reprodução, reduza o uso de dados para "médio" (o que reduz a qualidade de vídeo, mas talvez reduza também os problemas e a resolução pode ficar ligeiramente melhor do que se permanecer em "Alto")
      - se a opção "Médio" não ficar boa, tente "Baixo"

      Alternativamente, assistir à Netflix em aparelhos móveis (celulares ou tablets) costuma naturalmente exigir velocidade menor (devido à resolução menor das telas). Talvez seja interessante fazer uma tentativa, se ainda não o fez.

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.