Metaficção, Netflix e Arrested Development

A Netflix tem colocado em seu catálogo vários "títulos" como o reality show "World's Worst Drivers" (Os Piores Motoristas do Mundo). Mas você não irá encontrá-los em nenhum outro lugar, nem mesmo no IMDb, pois eles são "metatítulos": obras que só existem na ficção.

(Atualização: mais alguns títulos podem ser vistos em outro artigo, Metaficção, Netflix e Arrested Development, parte II)

(Aviso: possíveis spoilers à frente!)

Embora exista um programa com esse nome, o World's Worst Drivers da Netflix reproduz o 8º episódio de Arrested Development, no momento em que Michael e Lindsay dizem que sua mãe é péssima motorista e o narrador informa que Lucille apareceu em um episódio do World's Worst Drivers.

Outro exemplo é Boyfights ("Brigas de Garotos"), paródia de Bumfights (série de vídeos sobre adolescentes sem-teto brigando e aprontando nas ruas). Mas a série Boyfights só existe realmente dentro de Arrested Development. George Bluth tentava fazer seus filhos brigarem entre si para torná-los mais "valentes". Ele filmou as brigas e vendia os vídeos... Ao reproduzir Boyfights na Netflix, você verá a descrição dele no contexto da série (dentro do 8º episódio, novamente).

A seguir, listo os metatítulos que encontrei até o momento. As capas, os nomes, as descrições e as categorias dos títulos são ótimas! :) Caso já tenha visto toda a série, ou não tenha restrição a possíveis leves spoilers, prossiga.

Boyfights2012TV-14
Irmãos se enfrentam nessa compilação de brigas adolescentes, mostrando um dia na vida de garotos americanos e muito mais!
Elenco:
Michael BluthGeorge Bluth Jr.Buster Bluth
Gênero:
Séries e TVDocumentáriosTV dos EUA
Este filme é:
ViolentosEmocionantesEmpolgantes
World's Worst Drivers2012TV-14
Cuidado, pedestres! Os piores motoristas do mundo estão nessa série e mostram que às vezes vale a pena ficar em casa.
Elenco:
Lucille Bluth
Gênero:
Séries e TVTV dos EUAReality Shows
Este filme é:
Empolgantes
Families with Low Self Esteem2012TV-14
Reconhecido como o primeiro analista/terapeuta freudiano licenciado do mundo, Tobias Funke investiga os problemas de famílias em crise para poder ajudá-las.
Elenco:
Tobias Fünke
Gênero:
DocumentáriosDocumentários sociais e culturais
Este filme é:
EmocionantesVisionários
Scandalmakers2012TV-14
Descubra a verdade nua e crua por trás das manchetes dos jornais sensacionalistas neste reality show que encena escândalos da vida real.
Elenco:
Tobias FünkeLucille BluthGeorge Bluth Sr.
Gênero:
Séries e TVTV dos EUAReality Shows
Este filme é:
Escandalosos
Caged Wisdom: Musings from Prison2012TV-14
George Bluth baseia-se em um livro e apresenta uma coletânea de discursos motivacionais sobre a fé judaica.
Elenco:
George Bluth Sr.
Gênero:
Fé e espiritualidade
Este filme é:
Inspiradores
Girls with Low Self Esteem2012TV-14Girls with Low Self-Esteem
O clima ensolarado não ajuda quando diversas garotas bêbadas e com problemas de auto-estima se encontram para o Spring Break no sul da Califórnia.
Elenco:
George Bluth Jr.
Gênero:
Séries e TVTV dos EUAReality Shows
Este filme é:
PicantesEscandalosos
Wrench2012TV-14
O detetive Frank Wrench percebe que precisa relaxar e talvez até ir contra as regras para resolver os casos mais difíceis de Los Angeles.
Elenco:
Moses Taylor
Gênero:
Séries e TVTV dos EUATV policial violentaAção e aventura para TV
Este filme é:
EmpolgantesRealistasTensos
Les Cousins Dangereux2012TV-14
Em uma província tranquila na França, dois primos escondem um caso amoroso dos habitantes locais, neste conto de romance proibido.
Gênero:
DramasFilmes estrangeirosFilmes românticosDramas estrangeiros
Este filme é:
ControversosSensuaisRomânticos
Ready, Aim... Marry Me!2012TV-14
Quando Bullet se separa de uma caçadora nazista, ele encontra aventura e romance nos braços de uma socialite cheia de energia.
Elenco:
Jack Dorso
Gênero:
Ação e aventuraComédiasFilmes românticosComédias românticas
Este filme é:
EmpolgantesRomânticos
Mock Trial with J. Reinhold2012TV-14
Todos respeitam a autoridade do juiz Reinhold neste reality show de tribunal, onde o juiz coloca as famílias em julgamentos encenados.
Gênero:
Séries e TVTV dos EUAReality Shows

Mais vídeos podem ser vistos aqui.

8 comentários:

  1. Não entendi muito bem, quer dizer que não podemos ver esses programas aí que você mostrou as capas? Ou seja, eles só estão dentro dessa série Arrested Development? ou são apenas citados na série? Tipo, eu não vejo essa série, não tive interesse ainda, portanto só se eu assisti-la verei essas coisas que você mostrou? :( :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao clicar em qualquer um desses títulos "virtuais", será reproduzido o episódio de Arrested Development onde o título é citado.

      Experimente clicar em Boyfights e ficará mais fácil de entender...

      Excluir
  2. Entendi, mas é meio sacanagem, pois a gente vai lá na busca da Netflix coloca um desses nomes aí, aparece até a capa e depois pula pro meio do seriado Arrested Development, que pena :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, dificilmente alguém procuraria por "Families with Low Self Esteem" ("Famílias com Baixa Auto-Estima") na Netflix, já que esse vídeo de autoajuda não existe na realidade (mas faz parte da história de Arrested Development). Acredito que o mesmo vale para quase todos os títulos acima.

      Eu gosto de auto-referências, e achei um modo criativo e divertido de tornar a ficção de Arrested Development mais "real" - e, por outro lado, o uso de auto-referências também torna a coisa um pouco "surreal" :) ... Imagine ter assistido ao episódio em que "Families with Low Self Esteem" é citado, para depois vê-lo disponível na Netflix como se fosse um título de verdade! Achei a ideia e execução muito interessantes...

      Excluir
  3. Descoberta sensacional, Ricardo! Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi esses títulos aparecendo há alguns meses, mas só agora tive tempo para escrever um artigo. Imaginei que pudessem fazer parte de alguma promoção da nova temporada de Arrested Development, mas não vi até o momento nenhuma declaração oficial da Netflix a esse respeito...

      Excluir
  4. Sem falar que a músiquinha da abertura de Mock Trial with Judge Reinhold é sensacional, huahauhauhauhauha.

    Mto amor por Arrested Development sempre <3

    ResponderExcluir
  5. Acabei de experimentar a pesquisa por "blue" e cliquei na mancha azul na tela! Ele me direcionou ao episodio 1 de Arrested development, na parte que há manchas azuis na casa! Achei divertida a brincadeira!

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.