A Netflix retira filmes, séries e novelas do catálogo?

Sim, a Netflix costuma remover títulos do seu catálogo. A remoção pode ser temporária ou definitiva.

Ela remove títulos temporariamente para resolver problemas técnicos, como áudio e legenda fora de sincronia. Assim que os problemas de um título são corrigidos ele volta a ficar disponível. Não existe um prazo determinado para tanto, e a Netflix não costuma avisar a saída ou retorno do título.

Por outro lado, praticamente qualquer título pode sair definitivamente do catálogo porque a Netflix não é a "dona" dessas obras (nem mesmo de suas produções originais, que na verdade são parcerias). Ela contrata com o estúdio (ou a empresa detentora dos direitos de exibição de um vídeo) uma licença para incluir um título em seu catálogo. Os termos de cada contrato variam, incluindo o custo e a validade da licença, mas uma coisa é quase sempre certa: a licença possui uma data de expiração. Ao final do período da licença, o título deve sair do catálogo.

Felizmente, a Netflix costuma renovar as licenças de vários títulos, algumas vezes antes mesmo de saírem do catálogo - outras vezes, poucos dias depois, fazendo retornar um título que havia saído. Porém, alguns títulos não são renovados, e saem definitivamente. Como os custos de licenciamento são altos (principalmente para os títulos de maior sucesso) e a verba da Netflix é limitada, ela escolhe com cuidado quais títulos irá renovar. A relação entre o número de horas que um título foi assistido e o custo da sua licença é um dos principais parâmetros que afetam esta decisão.

Embora muitos usuários reclamem da saída dos títulos, é importante entender que isso faz parte do perfil do serviço da Netflix: seu catálogo está sempre mudando. E, de certo modo, isto não é nada diferente da TV aberta ou TV a cabo, que também mudam sua programação (provavelmente com maior frequência). A boa notícia é que o catálogo da Netflix tende, a médio e longo prazo, aumentar constantemente.

E é por esse motivo que recomendo acompanhar as listas de títulos da Netflix a expirar que publico aqui no blog. A Netflix alerta a saída de títulos em apenas alguns de seus aplicativos e com poucos dias de antecedência, mas aqui no blog eu tento fazê-lo com até 30 dias, o que torna mais fácil se programar para assistir a alguns títulos antes que saiam do catálogo.

Para ver mais perguntas e respostas, acesse a página de perguntas frequentes sobre a Netflix.

48 comentários:

  1. Quanto às novelas não tenho a menor dúvida que a remoção é definitiva :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja pelo lado positivo, Flavitia, os k-dramas vão sair algum dia também.

      Excluir
    2. Não intendo de onde vem tanto ódio e falta de respeito pelo gosto dos outros aqui nesses comentários...
      Do mesmo jeito que você gosta das novelas latinas (que muitos odeiam) outras pessoas gostam de k-dramas. Por que você não para de criticar o gosto das pessoas e começa a demonstrar um pouquinho de respeito às diversidades?
      Abraços!

      Excluir
    3. Não sei por que tanta raiva por ter entrada k-dramas. Não gosta? Não assiste, simples. O catálogo do netflix é grande você não precisa assistir k-dramas. E se eles entraram na netflix é porque há publico pedido. Não sei porque criticar tanto, respeita. Eu odeio novela latinas, acho atuação deles extremamente horrível e_ê, porém tem história que é boa, mas a atuação é o que mata. (opnião) Porém se chegar novelas novas eu não vou sair criticando por que não gosto de novelas mexicanas. --'

      Excluir
    4. Olá, se vocês dois (Chelsea e Anônimo) estão falando isso pra mim, acho que estão um pouco equivocados. Eu não estou pregando ódio aqui contra os k-dramas, eu estou lamentando a falta de novelas mexicanas; se o comentário foi pro Paul, talvez tenham razão, pois foi ele que chamou tal conteúdo de "lixo" num outro post. Se tem alguma coisa que eu tenha que chamar de "lixo" embora não goste de ser tão agressiva assim, é o programa pânico.
      Abraços.

      Excluir
    5. Pq vcs tiraram rebelde rio da netflix? Isso é temporário ou definitivo?

      Excluir
    6. "Sem interesse", aqui não é a Netflix - este é o blog não-oficial "Filmes Netflix", que fornece informações de interesse aos usuários do serviço de streaming.

      Leia o artigo acima e, se ainda tiver alguma dúvida, recomendo que entre em contato com o suporte da Netflix, via telefone ou chat, para que possam lhe responder.

      Excluir
  2. O que me irrita não é uma série sair do ar, pois geralmente dá pra saber com antecedência, mas sim eles podarem um pedaço da série sem o menor aviso. X-Men teve as duas primeiras temporadas removidas do nada. Como a série é sequencial fica muito chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fui assistir X-men e simplesmente não estava mais no catálogo...

      Excluir
  3. Assinei pq tinha várias novelas legais mais tiraram a maioria e n colocam novas... ta perdendo a graça :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o interesse é novela não precisa de netflix.
      É só ficar grudado no câncer chamado globo. Ali passam 6 novelas por dia.

      Excluir
    2. Não precisa ser agressivo amigo, estamos falando de novelas latinas: México, Venezuela e Colômbia, e antes que você também chame o SBT de "câncer" sugerindo-nos que migremos pra lá, as novelas de lá já estão todas aqui.

      Excluir
    3. Se a Netflix tirou definitivamente foi pq não valeu a pena. Por isso existe concorrência. Existem outros meios legais de asistir novelas. O VIKI é uma ótima plataforma, já que o foco deles é esse. Infelizmente, sempre vai ser assim. O que for rentável (no caso da netflix, que fideliza o cliente e lógico o que atrai mais clientes) tem sempre mais chance de sobreviver no catálogo. Exceto os casos onde as produtoras retiram o conteúdo, pedindo preços absurdos ou lançando seus próprios serviços.

      Excluir
    4. o tipo de pessoa que só pensa no seu umbigo, se o cara gostava de novelas, tem todo direito de reclamar

      Excluir
  4. E alguém aqui ta falando de novelas da globo? Não! até pq na netflix não tem...educação mandou lembranças =)

    ResponderExcluir
  5. gente vocês querem novelas na internet tem um canal de novelas mexicanas 24 horas por dia

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi um debate por conta de novela render tanto. Parece que o Netflix não serve pra mais nada. Obviamente que nem todos vão gostar de tudo que está no catalogo assim como não precisa fazer drama pelo que sai. Você escolhe a programação de algum canal?

    ResponderExcluir
  7. Desculpe, mas comparar programação de canal de tv com netflix é um equivoco enorme. Netflix, ao contrario de tv, é um serviço por demanda
    voce tem um catalogo, e escolhe o que quer assistir. Então, quem assina TEM TODO O DIREITO DE EXIGIR o que, quando e porque vai assistir. se essa mentalidade equivocada do camarada acima fosse correta, nos tempos das saudosas locadoras de filmes, seriamos obrigados a alugar o que o dono da locadora mandasse... e outra: tirar uma série ou filme do ar sem avisar é sim sacanagem. Pagar mensalidade de um serviço desse, pra ver as coisas pela metade é rasgar dinheiro. Pior ainda, faz muitos procurarem meios alternativos pra terminar de ver (pirataria).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém no contrato que o usuário aceita ao assinar o serviço é especificado que ocorre mudanças periódicas no catálogo. Não se pode querer discutir a saída ou entra de de algum título sem pensar nos dois lados da moeda. Sei que o usuário paga pelo serviço (eu me incluo nesse grupo) mas o serviço esta sendo oferecido conforme foi acordado.

      Excluir
  8. Quando volta as primeirastemporadasmtemporadas de friends ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem informações no momento, mas se eu descobrir algo publicarei a respeito - portanto, continue acompanhando o blog (principalmente as listas de futuros lançamentos).

      Excluir
  9. tava assistindo aquela serie Medium ae a netfilx tira poxa to chateado com isso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que recomendo que acompanhe as listas de títulos a expirar do blog para saber com antecedência a saída de títulos do catálogo da Netflix.

      Excluir
  10. Kickin'it não é muito famoso então acredito que não seja tão caro mante-lo então por favor não retirem essa série

    ResponderExcluir
  11. Não tirem os seriados coreanos são realmente ótimos é uma das coisas melhores que vocês oferecem amo o seriado City Hunter e muitos outros seriados coreanos si vocês tirarem vou ter que ver pelo youtube e não é a mesma qualidade do que vocês oferecen.

    ResponderExcluir
  12. Si eu ligar e registrar meu pedido para nao tirarem os seriados coreanos vao fazer meu pedido? Vai continuar as series?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim, talvez não. Se um número grande de pessoas pedir para que eles fiquem, é provável que isso faça alguma diferença.

      Excluir
  13. mais porque eles vao tira? eu li ai em cima que eles as vezes tiram para corrigir ou melhora alguma coisa e depois eles voltam a colocar dinovo vc axa que é possivel voltar os seriados coreanos? Eu gosto muito do City Hunter Meninos antes de flores entre outros eu ja assisti varias vezes sem cansa eu so assisto isso na netflix si vcs tirarem nem vai ter mais graça :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dafny, este não é um blog da Netflix. Sou apenas um cliente da Netflix, assim como você, e criei o blog para divulgar informações que acredito serem interessantes para os assinantes. Ou seja, eu não retiro nada do catálogo, e a Netflix provavelmente não está vendo o que você está escrevendo aqui.

      Quanto ao motivo de retirarem títulos, isto acontece ao término da licença. Por favor, leia o artigo acima na íntegra (principalmente o 3º parágrafo).

      Excluir
  14. seus mancada estava assistindo agora e voces tiraram o acordo é ate dia 1 de junho pelo menos cumpra o dia que determiram e nao tire antes

    ResponderExcluir
  15. retiraram o em chamas :( eu quero ver dnv! estou decepcionada com a netflix!

    ResponderExcluir
  16. retiram a serie The Suite Life on Deck, queria tanto rever essa serie, que passava na Disney a alguns anos atrás.

    ResponderExcluir
  17. Porque a netflix tirou Austin & Ally :( eu não vou ter TV Sky mais, porque minha mãe vai corta, e agora não vou poder olhar na netlix! Gostaria de saber se Austin & Ally vão voltar na netflix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rossy, se você leu o artigo no topo desta página, já deve ter uma ideia do motivo de qualquer título ser retirado... Se não entendeu, recomendo que entre em contato com o suporte da Netflix, via telefone ou chat, para que possam lhe ajudar.

      Sem informações no momento para o retorno de Austin & Ally, mas se eu descobrir algo publicarei a respeito - portanto, continue acompanhando o blog (principalmente as listas de futuros lançamentos).

      Excluir
  18. Haveria alguma possibilidade da novela Triunfo do Amor voltar ao catálogo Netflix??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, recomendo que entre em contato com a Netflix, via telefone ou chat, para que registrem seu pedido.

      Excluir
  19. Retiraram o amante da rainha. Eu gostaria de assistir novamente. -_-

    ResponderExcluir
  20. Retiraram o amante da rainha. Eu gostaria de assistir novamente. -_-

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.