Globo apela ao publicar matéria tendenciosa sobre a Netflix

O G1, portal de notícias da Globo.com, publicou em 28/12/2013 uma matéria com a seguinte chamada:

Netflix vai retirar do ar clássicos e vencedores do Oscar em janeiro. Menina de ouro e Brilho eterno de uma mente sem lembraças sairão. Na natureza selvagem e Onde os fracos não tem vez, também.

Embora o G1 tenha isenção entre seus princípios editoriais, isto não se reflete no artigo citado. Tendencioso, com erros de digitação e neologismos esdrúxulos, o artigo começou a se espalhar pela mídia no estilo copiar-e-colar (por exemplo, no UOL).

O G1 claramente utilizou informações deste blog sem citar a fonte, mesmo quando questionado. E parece estar ativamente tentando evitar qualquer tipo de esclarecimento dos fatos. Entre os comentários dos leitores do G1 vi uma citação a este blog, mas o comentário foi posteriormente removido. Fiz o teste: enviei alguns comentários, e todos que citavam este blog foram removidos. E todo comentário no qual informei que muitos dos 128 títulos podem não sair (se forem renovadas suas licenças), ou que nos últimos 30 dias entraram muito mais títulos no catálogo, também desapareceram...

Em um rápido levantamento, a Netflix trouxe quase 200 novidades para o seu catálogo neste mês de dezembro, incluindo também filmes clássicos e ganhadores de Oscar... e descobri ao menos 80 novidades que devem ficar disponíveis no próximo mês (embora o total seja provavelmente bem maior). Por que o G1 não divulga isto? E filmes em TV aberta, canais pagos e outros serviços de "streaming" também deixam de ficar disponíveis ao final da licença, mas nem por isso os jornais ficam publicando uma lista do que está para ser "removido" de qualquer canal...

Tive a duvidosa honra de ver meu trabalho servindo de base para um artigo em uma grande mídia estabelecida. Infelizmente o artigo é ardiloso, de baixa qualidade e capaz de citar Xuxa em o mistério de feiurinha na mesma sentença em que aparecem Na Natureza Selvagem, Onde os fracos não têm vez, Menina de ouro e Brilho eterno de uma mente sem lembranças! Para a Globo apelar tanto, deve realmente estar com medo do crescimento da Netflix...

17 comentários:

  1. Ricardo seu blog é muito valioso por conter informaçao de entradas e saidas de conteudo, eu entro todo dia e indico para amigos e familiares que tenham netflix para usar esse blog, parabens pelo trabalho, quanto ao G1 tambem vejo todo dia, infelismente é um canal de informaçao apesar de sofrer influencia de quem esta no poder, acredito que estejam preocupados com o futuro, afinal vemos varios tipos de serviço acabando no mundo, videolocadores devem deixar de existir em pouco tempo, assim como lanhouses, tv a cada dia perde mais telespectadores, eu acredito que so vai existir tvs que tenham programaçao propria e serviço online, como hbo, ou seja é puro desespero de um gigante que nao ve um futuro promissor, o dia que serviço de streming tiver programas ao vivo em tempo real com qualidade de imagem e cobrindo eventos esportivos, eu te digo tvs estara com o fim decretado, mas vc falou que usaram seu blog, tenta provar e acione judicialmente, vc nao pode permitir usarem seu trabalho de forma tao negativa e vil desse jeito

    ResponderExcluir
  2. Acho que todos sabemos que não podemos confiar na mídia tradicional. Esse é somente um caso, dentre vários que usam o poder para enganar e manipular os povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. essa matéria me deu nojo... também fiquei triste com a saída desses excelentes títulos (que pode não se concretizar), mas já assisti uns 10 filmes que acabaram de chegar e me animaram muito!!! ridículo o G1 se prestar a fazer isso, ridículo!!!

    ResponderExcluir
  4. Fazer o que... Eu sinto por você, porque deve ser muito "puxado" administrar um blog como esse, e ai vem o G1 da "poderosa" Rede Globo e publica o seu artigo e nem sequer te dá os créditos... Mas enfim, você foi corajoso em publicar isso, e como prova de que o seu trabalho é grandioso, até os "grandes portais" copiam e colam seu artigo! Apesar de ser errado, isso prova a qualidade do seu trabalho. PARABENS CARA, ISSO É PRA POUCOS!!!! :D

    ResponderExcluir
  5. É aquela velha história: "Quem desdenha quer comprar".

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, lí ontem esta informação e observei o quanto tendenciosa era. Só mencionou os títulos que serão retirados, nenhuma linha sequer para divulgar os diversos lançamentos, alguns inclusive ao mesmo tempo que as locadoras e claro muito menos eles mencionariam os seriados que só estão disponível na Netflix. Mas isso e perfeitamente esperado das Organizações Globo.

    ResponderExcluir
  7. já repararam que a globo te se perdendo em tudo! podem acompanhar erros infantis em sua programação! tem vários setores pressionando eles. Vide manifestaçōes. tão puxando o saco de todos em sua programação! até de igreja evangélica. nada contra gente! grande Ricardo! a Globobo se curvou á tí!

    ResponderExcluir
  8. O Netflix está indo tão bem assim no Brasil?aponto de incomodar a globo?acho difícil!

    ResponderExcluir
  9. A Globo é um câncer para o país e ela bem sabe que os seus reais concorrentes não são a Record, SBT, mas Facebook, Netflix e Google. Por isso esse desespero todo!

    ResponderExcluir
  10. A Globo é um câncer para o país e ela bem sabe que os seus reais concorrentes não são a Record, SBT, mas Facebook, Netflix e Google. Por isso esse desespero todo!

    ResponderExcluir
  11. Contra a desinformacao e' valido mais do que nunca compartilhar as verdadeiras informacoes nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu blog. Obrigado pelas informações. Keep pushing! =]

    ResponderExcluir
  13. Já disse e repito o Ricardo faz um trabalho de divulgação melhor que a própria netflix não sei porque eles ainda não oficializaram seu blog como pricinpal meio ee comunicação no Brasil com os clientes! Acesso todo dia

    ResponderExcluir
  14. A globo sempre foi e seguirá sendo um canceroso incômodo. Infelizmente ainda vão reinar por algum tempo. A matéria mostra que foi encomendada pela cúpula da globinho. A ideia é fomentar a desconfiança. Hoje, o medo crescente do sucesso da Netflix atormenta os bastidores de quem timidamente começa a fazer vídeo por Streaming. A informação negativa coloca desconfiança em quem ainda não é assinante. Porém a Globo com todo o seu poder "não tem capacidade" para competir no mesmo ritmo da Netflix. Os canais Telecine já pagam gordas licenças de exibição. Para criar um serviço exclusivo para a web e para todos os usuários, a globinho teria que fazer um alto investimento. Vale lembrar que não é do interesse do canceroso que o publico em geral tenha acesso a uma vasta biblioteca de filmes e seriados por um preço tão baixo. Colocar um serviço exclusivo de vídeo por Streaming para qualquer mortal seria trazer prejuízo para NET e SKY, onde a globinho é sócia. É uma atitude desesperada de quem tem medo do concorrente estrangeiro. Se eles fomentam a desconfiança podemos fomentar a verdade mostrando para os assinantes no face oficial da NETFLIX como a globo age. Aposto que a repercussão favorável a NETFLIX nas redes sociais será bem maior e ainda vai atrair mais assinantes. Vou começar a publicar esta matéria no face e pedir pra todo mundo compartilhar. Façam o mesmo.

    ResponderExcluir
  15. meus parabéns para a Bandeirantes, que se alia, faz parceria, com a netflix! A outra, ao contrário, demonstra sinais de desespero! e conchavos polítiqueiros -vide programa essssquenta e o braço federal Capilé\Midia Ninja- . Brasil berço da manipulação!!! imparcialidade atualmente só na Bandeirantes. Começando pelo seu Jornalismo e equipe (os melhores) que são invendáveis. Matéria paga passa longe! Porque se for perto, toma bala!

    ResponderExcluir
  16. É triste ver notícias como essa, mas siga em frente com seu trabalho que nós, ao contrário de certos usurpadores de conteúdo, damos valor ao seu conteúdo!

    ResponderExcluir
  17. tipico da globo. É difícil encontrar uma matéria do G1 que nao tenha erro gramatical ou de sentença. Sobre citar fontes, nenhum redator de portaisseguem a postura ética de creditar os autores das fontes.
    Eu posso nao participar muito ativamente do blog, mas estou sempre lendo ele via feed no meu tablet, pela riquesa de informaçao e qualidade das publicaçoes, superando até o proprio blog oficial da netflix.
    Continui com o excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.