Netflix terá vídeos em Ultra HD (4K) em 2014


A segunda temporada da série House of Cards está entre os títulos que a Netflix pretende disponibilizar em Ultra Alta Definição (Ultra HD, ou 4K), o novo padrão de imagem para TVs, com resolução quatro vezes maior do que a atual Alta Definição (Full HD, ou 1080p). E os esforços da Netflix para fazer o streaming de vídeos em 4K podem beneficiar todos os usuários, mesmo aqueles que não tenham interesse no novo formato - e principalmente aqueles com problemas no acesso à Internet. Saiba mais a seguir.

Neil Hunt, diretor de produtos da Netflix, disse em entrevista à revista Stuff que os vídeos em Ultra HD poderão ser vistos em alguns modelos de smart TVs de nova geração, mas não citou nenhum fabricante. Durante a próxima CES (Consumer Electronics Show, evento anual que acontece em janeiro em Las Vegas) os próprios fabricantes anunciarão seus aparelhos compatíveis.

Os consoles de videogame Xbox One e PS4 podem, eventualmente, suportar o streaming de vídeos 4K. Por serem produtos muito novos e não suportarem o padrão HDMI 2.0, a Netflix está no momento se concentrando nas smart TVs.

Uma das maiores barreiras no momento para a popularização do padrão 4K é conteúdo: ainda não há muito material disponível nesse formato. Outro problema é a falta de aparelhos que o suportem. É o "dilema do ovo e da galinha"... mas graças à sua produção de séries originais, a Netflix já conta ao menos com a segunda temporada de House of Cards em sua manga.

Do lado técnico, um grande problema para a Netflix seria a largura de banda necessária para transmitir vídeos em 4K. Ela certamente tem a largura de banda necessária para o envio dos vídeos, mas a maioria dos consumidores não teria para recebê-los. Os vídeos da Netflix em "Super HD" exigem velocidades de 5Mb/s a 7Mb/s, e se apenas quadruplicarmos a resolução deles, o usuário precisaria de uma conexão entre 20Mb/s a 28Mb/s.

Hunt disse que a Netflix está trabalhando com uma nova tecnologia de codificação. "Usaremos H.265, popularmente conhecido como HEVC, ao invés do AVC H.264. Com isso, acreditamos que os vídeos chegarão na faixa de 10-16Mb/s - devemos imaginar que seja por volta de 15Mb/s".

O HEVC (High Efficiency Video Coding) é um novo formato de compressão de vídeo que, teoricamente, fornece a mesma qualidade que o atual H.264 exigindo metade da velocidade de conexão. No caso dos vídeos em 4K, ao invés deles exigirem quatro vezes mais velocidade do que o padrão "Super HD", eles precisarão apenas do dobro.

Mesmo quem não possui uma TV com suporte a 4K pode se beneficiar. A Netflix é uma das pioneiras no uso do HEVC, e assim que os codificadores e decodificadores forem eficientes, a empresa planeja converter todo o catálogo para o formato HEVC. Assim, quem tiver uma conexão com a Internet de apenas 2 Mb/s terá uma qualidade de imagem melhor do que é possível hoje.


Fonte: Stuff.

4 comentários:

  1. Concordo que eventualmente todos nos beneficiaremos, mas não de imediato. O H.265 provê maior compressão e menor perda de qualidade, mas também exige mais processamento para a descompressão no aparelho que a pessoa tem em casa. Boa parte dos aparelhos atuais tem, em seus processadores, instruções para decodificação do H.264 por hardware. No caso do H.265, ainda não. Nem mesmo o Playstation 4 tem um chip H.265, a Sony justificou a não inclusão em função de o padrão não estar totalmente finalizado. Imagino que PS4 e XBone serão capazes de decodificar os vídeos por software, mas dificilmente uma Smart TV antiga, WDTVs ou Apple TVs antigas serão capazes de fazê-lo.

    Vai ser preciso comprar algo novo para tirar proveito, o problema é que não sei de nenhum aparelho barato (wdtv, apple TV ou similar) que já dê suporte ao H.265.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, acho que isso é o de menos. O custo de tecnologias novas tende sempre a ser alto no início, caindo com o passar do tempo se for adotado em grande escala. Pode muito bem aparecer um novo "Chromecast" ou semelhante daqui a alguns meses que "resolva" esse problema, e quem tem um aparelho mais "potente" pode usar um decodificador em software, como você mesmo disse.

      Sinceramente, não sei se o padrão 4K irá "decolar" já que pouquíssimas pessoas teriam a capacidade de perceber a diferença com relação ao 1080p no dia-a-dia. Mas os fabricantes querem continuar a vender telas... e tentam de tudo para fazer você trocar seu aparelho por um "melhor".

      Basta ver os esforços dos fabricantes em "empurrar" as TVs 3D e como sua adoção é relativamente pequena. O 4K, embora para mim tenha um apelo menor (para ver TV), tem a vantagem de não exigir óculos especiais como no caso da maioria das TVs 3D, portanto posso estar enganado nesse sentido...

      Excluir
  2. Outro grande problema é que vai exigir banda larga acima dos 10 mega e a franquia de dados, que em muitas provedores de internet tem limite. Esses filmes em 4K o arquivo não deve ser pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente apenas um filme 4K acabe com toda cota do mês para quem tem Net Virtua.

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.