Cuidado com o que a mídia divulga sobre a Netflix

Imagem: xkcd.
Não é só a Globo que tem escrito bobagens a respeito da Netflix...

Recentemente alguns sites, como UOL, R7 e vários outros, divulgaram que muito filmes sairiam "do catálogo da Netflix" em breve. Por exemplo, afirmaram que no dia 1º de janeiro sairiam os filmes Coração Valente, Top Gun e Platoon, entre outros. Estas informações estão erradas em mais de um nível...

Em primeiro lugar, muitos dos títulos listados sequer estão disponíveis no catálogo brasileiro da Netflix. Além disso, os demais tem data de expiração diferente (Platoon deve permanecer por pelo menos mais 3 meses, enquanto Top Gun fica ao menos até o final de agosto).

Por outro lado, podemos dizer que a notícia está incompleta: os títulos citados podem realmente sair do catálogo da Netflix, mas não no Brasil: a matéria original que gerou inúmeras cópias era referente ao catálogo da Netflix nos EUA!

E por que este tipo de notícia tem sido veiculada? Talvez por alguns jornalistas não saberem que a Netflix possui um catálogo diferente em cada país; talvez por eles não verificarem as fontes de algumas notícias; provavelmente por ambos...

Se alguém tiver curiosidade, pode acessar a lista original no reddit que iniciou toda essa confusão.

8 comentários:

  1. A Netflix é vítima de um bombardeamento de desinformação e contrainformação, seja por veículos de imprensa mal informados (afinal, é um sistema de tecnologia e entretenimento relativamente novo, gerando com isso incompreensão de grande parte da mídia por um bom tempo) ou mesmo por veículos de má-fé, com intensão de atrasar e coibir esse novo sistema, talvez na defesa de interesses próprios.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que a maioria dessas paginas quando se fala do netflix não deixa comentar. Medo sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns casos eu notei que a política do site é essa (não é possível comentar em nenhuma matéria)... portanto não acredito que seja esse o caso.

      Excluir
  3. Só acho q os filmes deveriam permanecer lá, n entendo pq saem...

    ResponderExcluir
  4. Gente vcs não percebem? a netflix já está em território brasileiro, e muita mas muita gente assina ela mensalmente. vi em algumas notícias que "grandes operadores de TV por assinatura" como Net, sky vivo etc, estavam querendo que o governo cobrasse da netflix os mesmos impostos aplicados a eles. e sabe por q de tudo isso? medo.. se a grade da netflix aqui no brasil ficar igual ao dos americanos e com esse preço? aí amigo a casa vai cair para as companhias de TV a cabo. quem vai querer assinar os valores absurdos da net ou sky??

    ResponderExcluir
  5. e sabe de uma coisa? quero que a netflix passe por cima de todos eles. é um ótimo serviço em funcionamento aqui no brasil, e com um preço de fazer qualquer um ficar de queixo caído. e que venha muito mais títulos, que viva a netflix :)

    ResponderExcluir
  6. Acho muito interessante o Netflix e gosto muito do preço cobrado. Mas, considerando-me uma pessoa que gosta de ver filmes menos comerciais do que os transformers da vida, ou de ver filmes por diretor, avalio que a netflix não é interessante para procurar esse tipo de filme. Meu suporte (apple tv) também não favorece essa busca, o que me deixa bastante desanimado com a netflix. Gostaria que essas informações, além de uma lista completa de filmes disponibilizados, fossem mais claras e acessíveis aos usuários.
    Parece que o consume de filmes mais difíceis de serem achados é uma coisa secundária para a netflix, a impressão que deixa é a de que o netflix se transforma numa grande sessão da tarde com direito a "muita confusão" e tudo mais. Filmes de grande orçamento são o chamariz para um serviço em que o grosso disponibilizado são filmes B do tipo que passam nas tardes da rede globo. espero melhoras do serviço e mais transparência com as informações. Também corroboro com a visão dos colegas de que falta um canal de diálogo aberto com a netflix.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.