Expiração das datas de expiração

O público cativo do blog sabe que eu costumava publicar listas de títulos a expirar do catálogo da Netflix com até 30 dias de antecedência para filmes e mais do que isso para séries e novelas. Infelizmente, a partir de hoje isto vai mudar.

Eu obtenho informações do catálogo da Netflix através de sua API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos), um serviço disponível apenas a programadores. Desde ontem notei que a API da Netflix deixou de informar as datas de expiração e disponibilidade de todos os títulos, e com isso, minha bola de cristal ficou míope...

Entendo os motivos da Netflix não mais divulgar as datas de disponibilidade. Isto já lhe causou problemas nos EUA quando a mídia divulgou a saída simultânea de milhares de títulos, e aqui no Brasil, há um mês, a Globo escreveu um artigo totalmente tendencioso provavelmente usando as informações que eu publicava.

Por outro lado, como usuário da Netflix, acho injusto pagar a mensalidade de um serviço sem saber o que vai estar disponível no período pelo qual estou pagando!

A partir de hoje só tenho acesso à data de expiração dos títulos da Netflix com até 7 dias de antecedência, mas caso vocês conheçam alguma interface da Netflix que informe a saída dos títulos com antecedência maior (se não me engano, na Apple TV a data de expiração aparecia com 2 semanas de antecedência), por favor avisem e verei se consigo antecipar a saída dos títulos um pouco mais.

Atualização (em 06/02/2014): como já devem ter notado, as listas de futuros lançamentos também perderam a maioria das datas de estreia. Por outro lado, parece que a Netflix passou a informar a data de expiração via API com 15 dias de antecedência, o que já é um bom avanço (em relação a 7 dias)...

16 comentários:

  1. Até entendo eles terem tirado isso da API.

    Mas pelo menos nos aplicativos oficiais da Netflix deveria constar a data de expiração. E não apenas dos à expirar em breve mas de todos os títulos. É uma informação que os assinantes tem o direito de saber.

    Se alguma mídia concorrente quisesse divulgar a lista pra criar um artigo tendencioso teria que se dar ao trabalho de pesquisar um a um.

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  2. mas 7 dias ta bom, pra mim que gosto mais de series é ruim, mas vejo o lado da empresa e concordo plenamente, Ricardo saiu um thraler otimo do desenho frozem da disney em 25 linguas e dele cheguei no desenho rising of the guardians, vc saberia algo sobre eles? fiquei super impressionado com a qualidade, vc ja viu esses thraler?

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    1. Sim, há alguns dias vi esse trailer do Frozen no IMDb, onde você pode obter mais informações. E se estiver falando do Rise of the Guardians, também pode ver no IMDb detalhes dessa animação de 2012.

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  3. Realmente isso é ruim. Eu me baseava por essa lista pra incluir na lista de prioridades os títulos que ainda não tinha assistido. Mesmo assim, obrigado pelo empenho, Ricardo!

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  4. Isso é horrível! Fazia minha watchlist de acordo com o que eu via nessas listas. Alguém pode dizer se pelo menos as séries originais da netflix têm algum perigo de serem removidas?

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    1. Até onde eu havia visto pela última vez, as séries originais da Netflix devem permanecer ainda por um bom tempo...

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  5. Imaginem pra mim então? E as novelas? Começamos a assistir e de repente anunciam que em sete dias sairá. Eu achei péssimo.

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    1. Pois é, para séries e novelas fica difícil satisfazer o assinante alertando com apenas 7 ou 14 dias de antecedência (já que, se um título estiver na sua lista da Netflix, eles avisam 2 semanas antes)...

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    2. Ricardo, você tem certeza que não há mais nada a fazer para conseguir o sistema de antes?

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    3. Flávia, eu até tenho dados antigos, antes dessa última alteração da Netflix, mas não gostaria de continuar usando-os já que a cada dia eles ficam mais desatualizados. Prefiro publicar poucas informações sendo todas "corretas" (ao menos "oficiais") do que muitas informações sendo algumas erradas.

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  6. Poxa, que pena :/

    Mas se der para avisar nesse prazo de 7 dias também já ajuda bastante,

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  7. Que pena. eu usava as datas de expiração pra me guiar no que deveria ver primeiro. Tenho até uma planilha no Excell pra me ajudar, haha. Será que não dá pra publicar as datas de expiração que estavam disponíveis até essa expiração da expiração? Via que vc tinha as datas de séries que iam expirar bem pra frente na sua coluna de "programas, séries e novelas abaixo têm mais episódios do que dias disponíveis". Obviamente não seria 100% confiável, já que o Netflix pode alterar as licenças a qualquer momento, mas já serviria de base pra saber que séries ver primeiro.

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    1. Camila, essas datas eram alteradas com uma frequência razoável, e muitas vezes nem sempre refletiam a realidade (títulos saíam antes ou depois, e alguns nem saíam). Como respondi acima à Flávia, prefiro publicar poucas informações sendo todas "corretas" (ao menos "oficiais") do que muitas informações sendo algumas erradas. De qualquer modo, não deve ter mudado muito o que eu já publiquei em listas anteriores sobre séries e novelas, portanto pode continuar usando essas informações como referência.

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  8. Nós consumidores temos direito de saber até quando estarão disponíveis os títulos que estamos contratando. Um dos pilares do direito do consumidor é o direito à informação. Se não existe essa informação, teríamos, então, direito a contar com aquele título durante todos os 30 dias de mensalidade que pagamos (lembrando que pagamos antecipadamente e devemos ter, pelos próximos 30 dias, a disponibilização de todos os títulos prometidos). Logo, eles deveriam avisar com pelo menos 30 dias de antecedência sobre o fim das licenças dos títulos. Estou pensando seriamente em fazer uma reclamação junto ao Procon. Seria bom que outros assinantes fizessem o mesmo.

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    1. Apoio sua idéia da reclamação com algum órgão que possa fazer valer nossa vontade, eu participaria da petição e aconselho a todos fazer o mesmo. Acho injusto voce começar a assistir uma serie de 5 temporadas e antes da metade eles excluirem do catalogo por exemplo

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  9. Criei um evento no Facebook... quem sabe não chama a atenção da empresa? Afinal como dito anteriormente estou consumindo um serviço que não sei até quando vai durar....

    https://www.facebook.com/events/253408958194227/?ref_notif_type=plan_user_joined&source=1

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