Google Play: um novo concorrente da Netflix?

Hoje o Google anunciou o Google Play, sua nova loja virtual de conteúdo digital, focada em entretenimento. Nela será possível comprar aplicativos, músicas, livros e comprar ou alugar filmes.

Seguindo a linha da Amazon, Netflix e outros, o conceito da loja é permitir que o usuário compre conteúdo para seu celular, tablet, computador e outros aparelhos em um só local, deixando o conteúdo disponível e sincronizado entre todos os aparelhos. Assim, você pode parar de assistir a um filme (ou ler um livro) no seu computador e terminá-lo no tablet ou celular, a partir de onde havia parado. O conteúdo fica todo na "nuvem" ("cloud-based"), o que traz uma série de benefícios, mas também pode ser acessado off-line.

A nova marca consolida o Android Market, Google Music e Google eBookstore em um só serviço. Segundo o blog oficial da empresa, no Google Play você pode:
  • Armazenar até 20.000 músicas de graça e comprar milhões de novas faixas
  • Baixar mais de 450.000 aplicativos e jogos Android
  • Navegar na maior coleção de livros eletrônicos do mundo
  • Alugar milhares de seus filmes favoritos, incluindo novos lançamentos e títulos em HD (alta definição)

Nos EUA o serviço já está plenamente disponível, contando com ofertas promocionais de lançamento. No Canadá e Reino Unido apenas filmes, livros e aplicativos estão sendo oferecidos; na Austrália, livros e aplicativos; e no Japão, filmes e aplicativos. No resto do mundo, apenas aplicativos para Android estão disponíveis no momento (substituindo o Android Market), mas outros países terão acesso a diferentes conteúdos no futuro.

Mais informações podem ser vistas na seção "features" do Google Play e pelo vídeo abaixo:


Fontes: Google Playblog oficial do Google, About Google Play

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10 comentários:

  1. Bem... praticamente unificaram a loja deles que era separada. Mas aqui no brasil continua a mesma coisa, só acessa os aplicativos, ou seja, para nós, só renomearam o android market para Google Play.

    PS.: Você recebe bastante comentários no blog? Com spam/etc? Entendo que está protegendo o blog, mas as vezes não comento pois o processo é "trabalhoso" - Selecionar um perfil, digitar captcha e esperar a autorização...

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    1. Exato, Diogo - por enquanto, a mudança é pequena (principalmente no Brasil e na maioria dos outros países, onde só temos acesso aos aplicativos Androis).

      O blog recebe uma boa quantidade de comentários, e já tive que bloquear alguns. Acredite, eu sei que é trabalhoso - eu tenho que aprovar cada comentário antes de ser publicado.

      Se não me engano, se você fizer o login no Google terá esse perfil como default ao fazer um comentário, o que deve lhe poupar um pouco de trabalho. Além disso, removi o captcha temporariamente (se aparecer muito spam eu o coloco de volta).

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  2. Se o que o Google oferece é locação e venda de filmes não é competição para o Netflix, mas complemento.
    Só não entendo por que alguém compraria um filme por download. É tão caro quanto comprar um Bluray e é você quem tem que gastar pra armazenar (gravar num disco ou num HD - quando isso é possível). Se ele fica na "nuvem", pior ainda, sem Internet o "seu" filme fica indisponível.

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    1. Sem dúvida, Fernando, hoje está mais para complemento do que competição direta, tanto pelo catálogo (que inclui filmes novos) quanto pelo preço - o aluguel de vídeos custa em média US$ 4, mas existem vídeos a partir de US$ 2.

      A vantagem de ter uma cópia na nuvem é que você nunca irá perdê-lo (ao contrário de um Blu-ray que, por exemplo, pode ficar riscado, ser quebrado ou perdido), além de ter um espaço quase "infinito" de armazenamento. E, segundo o Google Play, você pode baixar qualquer conteúdo para seu aparelho para assistí-lo offline (neste caso, a memória do aparelho é o limite do que você pode ver offline).

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    2. "A vantagem de ter uma cópia na nuvem é que você nunca irá perdê-lo"

      Então, é uma questão de você confiar mais na empresa do que em você mesmo como guardião (hahaha). Não tenha dúvida de que se o serviço fracassar, assim como muitos antes deste, os servidores são fechados sem cerimônia. Não falo apenas de serviços do Google, mas de outras empresas que já ofereceram esse tipo de "compra" e depois fecharam as portas (e suas redes).

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    3. O próprio Google já fechou vários de seus serviços que não se tornaram muito populares, mas costuma notificar os usuários com antecedência para que possam exportar seus dados a tempo (via Google Takeout ou outros métodos).

      Dados podem ser (e são) perdidos por muitos motivos: falha na mídia, falha humana, furto, desastres naturais... Quando o assunto é "backup" (ou "cópia de segurança"), ter apenas uma cópia dos seus dados (não importando a mídia) não representa um "backup". É preciso ter redundância para reduzir a chance de perda irrecuperável de dados.

      Você compra muitos DVDs e Blu-rays? Você faz o backup de cada um deles? Você mantém os backups em um local seguro, diferente de onde ficam os originais? Além disso, você converte e copia os vídeos para seus diferentes aparelhos (celular, tablet, PCs)? Se você tem todo esse trabalho (ou se nunca o fez, por achar trabalhoso demais), então deveria admirar a segurança e facilidade proporcionadas por um sistema que faz tudo isso automaticamente.

      Seguindo sua linha de raciocínio, quem você acha que tem mais competência e recursos para proteger seus dados contra qualquer tipo de perda, um usuário comum ou o Google?

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    4. Claro que sua opinião é válida. O que eu digo é que esta venda, até certo ponto, é uma "pegadinha".

      Com certeza se o serviço fechar vão te dar tempo pra baixar as suas "compras", mas, seguindo a sua lógica (de que ninguém cuida disso adequadamente, fazendo backup e tal), ninguém fez cópia de cada conteúdo que "comprou", está tudo na "nuvem. Quando anunciam que o serviço vai ser encerrado você vai ter como opção, baixar tudo ou desistir do que "era seu" (já que você pode usar "pra sempre" desde que não se incomode com o fato de que o "pra sempre" termine amanhã. Nenhuma empresa oferece garantia a este respeito).

      Vejamos, se você é mesmo um tipo de "colecionador" e comprou 50 filmes, cada filme com 5GB, serão 250GB pra você baixar sua coleção ou aceitar que ela evaporou na "nuvem". Não sei, me parece mais fácil comprar o Bluray...

      Discuto isto apenas porque discordo do princípio de comprar algo pelo mesmo preço de um objeto físico, arcar com risco de o serviço desaparecer ou de eu estar sem conexão no momento em que quero assistir a um filme que "comprei". Não compro filmes, eu os assisto e vou em frente. Pra ver outra vez? Espero passar na Tv por assinatura ou vejo no Netflix ou posso locar. Faz um tempo que estou tentando não colecionar nada. Ainda poderia discutir o fato de que uma locação online é ridiculamente cara, mas deixa pra próxima.

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    5. Concordo com muito do que disse, Fernando, só não vi qual é a "pegadinha". Os termos do serviço são claros e acredito que atendam as necessidades da maioria dos usuários.

      Há muitos aspectos diferentes entre o serviço do Google Play (e outros semelhantes) e a simples compra de um Blu-ray. É possível fazer inúmeras comparações, e a conversa se estenderia muito... vou dar só um exemplo: meu cunhado mora nos EUA e compra filmes infantis pela Amazon para que sua filha possa assistir em seu Kindle Fire. Antes de viajarem (e de ficar offline), ele coloca vários vídeos no aparelho, o que ajuda a distraí-la, principalmente em viagens mais longas. É possível comprar vários discos Blu-ray e um reprodutor portátil, mas isso não se compara com a praticidade que eles usufruem com o Kindle Fire.

      Poderíamos também falar sobre o ciclo de vida de diferentes mídias, vantagens e desvantagens de cada uma, como a mídia pode afetar a percepção do conteúdo e muito mais - mas acho que esses são, na verdade, assuntos que não caberiam aqui (tanto em competência quanto espaço físico). :)

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  3. Ainda acho o preço pelo digital muito caro e concordo com a idéia de que se uma pessoa gosta de colecionar/comprar filmes ou seriados o ideal é comprar o físico mesmo. (segurança)

    Vejo mais vantagens na nuvem do que apenas o backup propriamente dito do produto mas assim como a Apple faz e as outras empresas estão cada vez mais fazendo é a integração dos seus produtos (Apple -> iCloud, Amazon -> Amazon Store e Goolge -> Google Play)

    Se eu alugo/compro um filme no meu computador, posso assistir ele no meu tablet/celular/outro computador sem problemas, basta dar play.

    Se eu viajo e me da vontade de ver um filme neste outro lugar eu não preciso ir atrás de uma locadora, ou carregar meus dvds para todos os lugares, já está tudo no meu "computador" (na prática está na nuvem)...

    Resumindo, a maior vantagem que vejo na compra digital é a facilidade de execução e esta idéia de eu ter todo meu acervo em qualquer lugar ou aparelho compatível. Porém sem dúvida o preço ainda não justifica...

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  4. Ser louco cachoeira pagar pra assistir cada filme kkkk ser eu posso baixar gratis em outros site kkkkkk tem bom de bolso, era certo pagar uma taxa por meis ficar a vontade pra assistir kkkkkisso nao da certo

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